TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos Brinquedos e Brincadeiras

Por:   •  30/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

RESUMO

A pesquisa aqui apresentada foi realizada com o objetivo de analisar a importância dos jogos brinquedos e brincadeiras na educação infantil na Educação Física escolar através de uma pesquisa bibliográfica.

Sendo que os jogos brinquedos e brincadeiras é fundamental na educação infantil pois desenvolve na criança o grande valor, pois favorece o desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e social da criança. Através da recreação a criança aprende a criar explorar espaços e a socializar no meio social.

O presente estudo discorre sobre aspectos relevantes relacionados ao tema da pesquisa, como educação infantil, jogos brinquedos e brincadeiras, recreação e habilidades relacionados ao tema proposto a Educação Física escolar na infância.

Palavras-chave: Jogos, Brinquedos, Brincadeira, Educação Infantil, Recreação.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        6

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINa        6

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        6

1.5        OBJETIVOS        7

2        REVISÃO DE LITERATURA        7

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        11

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO– CRONOGRAMA        11

5        REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

A educação física escolar tem suma importância na educação infantil pois possibilita desenvolver uma educação baseada em um processo lúdico e criativo, permitindo ao professor trazer para as aulas junto com o conhecimento imaginário das crianças que chegam na escola já com uma bagagem de conhecimento de   brincadeiras e jogos, e através disso a educação física escolar tem como uma de suas funções propor aos alunos novas formas de brincar jogar, exercitando a sua criatividade.

Desse modo o presente trabalho buscou apresentar a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem nas aulas de educação física, para as crianças na educação infantil pois a criança além de brincar e jogar ela desenvolve todo o movimento corporal, sensório motor, a observação, a identificação, comparação onde desenvolve sua auto confiança.

Os jogos e brincadeiras na educação física escolar tem como objetivo não trabalhar em forma de competição quem vai ganhar ou vai perder, mas ensinar de forma lúdica e criativo as formas de poder reinventar criar modificar os jogos e brincadeiras desenvolvendo os três domínios do conhecimento o psicomotor, cognitivo e o afetivo social

Essa pesquisa iniciou depois de ter visto a matéria de jogos brinquedos e brincadeiras na faculdade, onde estudei nela a importância que ela tem para o aprendizado dos esportes lúdicos e recreativos nas aulas de educação física. O estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica, sobre o tema afim de trazer argumentos dos teóricos sobre jogos brinquedos e brincadeiras na educação infantil.

  1. TEMA DO PROJETO

O projeto de pesquisa tem como nortear a importância dos jogos brinquedos e brincadeiras na educação infantil. A linha de pesquisa veio de encontro de autores que nos mostram a suma importância deste tema de trabalhar na educação física escolar para o desenvolvimento da criança.

  1. JUSTIFICATIVA

Escolheu-se este tema por achar muito importante a presença dos jogos brinquedos e brincadeiras no ambiente escolar, e por muitas vezes ainda ser restritas em alguns espaços escolares, por dividir opiniões sobre o ato de brincar. A ouvir de professores da área da educação física que é muito difícil as vezes fazer uma aula de recreação onde envolva brinquedos diferentes e a atenção de todos os alunos.

Conforme Angotti(2010, p.113)

[...] se o profissional da educação infantil almeja contribuir para a concretização do direito de brincar, cabe-lhe viabilizar um ensino sistemático e intencional, adequado ao ritmo do seu psiquismo infantil e mediado pela alegria do lúdico, do belo, da descoberta, da surpresa e do encanto.

Conforme o autor citado acima fica claro que para o professor da educação infantil, poder trabalhar com o proposto terá que sair de sua zona de conforto e buscar novos conhecimentos em jogos, atividades lúdicas, brincadeiras para desenvolver uma boa aprendizagem e desenvolvimento infantil.

  1. SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINa

Educação infantil; Ao brincar, a criança assume papeis e aceita regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefa para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade. Lev Vygosty.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Atualmente nos dias de hoje vivemos numa realidade da infância bem diferente de antigamente, as crianças não brincam mais na rua devido aos perigos, o número de irmãos nas famílias diminuirão, e a tecnologia como a TV, celulares, computadores tomarão conta do lugar das brincadeiras tornando uma ludicidade individual e solitária.

As famílias cada vez mais absorvidas pelo trabalho, e acabam muitas vezes não dando uma atenção necessária para seus filhos. Ai quando estas crianças são inseridas no contexto escolar muitas vezes também não recebem um ensino lúdico, recreativo, imaginário nas aulas de educação física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com