TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Dopagem no Desporto

Por:   •  14/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de Dopagem no Desporto

        A dopagem é a utilização de substâncias proibidas no desporto, por promoverem o aumento ilegal do rendimento de um atleta. Essas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, atribuindo-lhes vantagens competitivas desleais, em relação aos atletas que não recorrem a estas substâncias para obter o sucesso.

        A dopagem pode ser dividida em sete categorias, dependendo do efeito causado e da forma como é administrada:

        - Os esteroides anabolizantes são hormonas sintéticas que causam o aumento da massa muscular e a força, podendo ser consumidos por via oral ou sanguínea. Os efeitos causados pelo consumo desta substância é por exemplo o aumento de risco de enfarte do miocárdio e o risco de cancro da próstata no caso dos homens.

        - Os estimulantes são substâncias que aumentam a atividade cerebral, fazendo com que a resposta nervosa seja mais rápida. O uso excessivo deste tipo de substâncias provoca a diminuição de massa corporal e a destruição de células nervosas.

        - Os analgésicos são drogas calmantes que quando administrados provocam a redução da dor causada pela prática de alguns desportos ou lesões. Os efeitos adversos do uso destes são náuseas, vómitos, insónias, diminuição da concentração e depressão.

        - Os beta-bloqueantes são substâncias que diminuem a pressão sanguínea, para combater o nervosismo o stress e a ansiedade. Estas substanciam quando utilizadas em excesso provocam hipotensão, asma e hipoglicemia.

        - As hormonas peptídicas provocam o aumento do crescimento corporal, potência muscular e a quantidade de oxigénio transportado pelos glóbulos vermelhos, diminuem a sensação de dor e favorecem as recuperações rápidas. O uso continuo destas substâncias provoca deformações na massa óssea, diabetes, hipertensão e distúrbios hormonais

        - Os diuréticos têm a função de aumentar a produção de urina para que as concentrações de outras substâncias dopantes sejam expulsas do organismo, pois quando estas estão abaixo de determinados níveis não podem ser consideradas substâncias dopantes. Os diuréticos podem causar doenças renais e alterações no volume sanguíneo e caso estas se tornem graves pode levar á morte do atleta.

        - Os beta-agonista que são substâncias que visam diminuir a massa gorda e aumentar a massa muscular. Esta substancia é conhecida por aumentar o ritmo cardíaco. Este dopante causa distúrbios psíquicos e problemas cardiovasculares.

        Para combater a dopagem existe o teste antidoping que consiste na análise da urina do atleta, pois esta transporta todas as impurezas do organismo.

        Não se devem usar substâncias dopantes pois para além de estas provocarem graves problemas de saúde, são contra a ética e a lealdade no desporto.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com