TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVA BIOMÉDICA, CULTURAL, HISTÓRIA E ESCOLAR. BELO HORIZONTE

Por:   •  30/8/2016  •  Seminário  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 8

FERNANDA DIAS CYRIACO BARBOSA

THAÍS ESTEVES SILVA

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVA BIOMÉDICA, CULTURAL, HISTÓRIA E ESCOLAR.

BELO HORIZONTE/ 2013

 

    FERNANDA DIAS CYRIACO BARBOSA

THAÍS ESTEVES SILVA

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVA BIOMÉDICA, CULTURAL, HISTÓRIA E ESCOLAR.

Trabalho de pesquisa bibliográfica apresentado na disciplina de Pesquisa em Educação Física no curso de Educação Física no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Orientador(a):

Prof. Ms. Marcos Filipe Guimarães Pinheiro

BELO HORIZONTE/ 2013

  1. BIOMÉDICA

1.1        PROBLEMA

Para o tema de pesquisa biomédica, utilizamos um artigo com a seguinte problemática: Influência das Características Sociodemográficas e Epidemiológicas na Capacidade Funcional de Idosos Residentes em Ubá, Minas Gerais.

1.2        OBJETIVO

 O objetivo deste trabalho foi conhecer a capacidade funcional de idosos e seus determinantes. 

1.3         JUSTIFICATIVA

O comprometimento da capacidade funcional está relacionado a piores condições de saúde auto referidas, às quedas, ao sexo feminino, à viuvez, a idosos mais velhos, à baixa escolaridade e à baixa renda e a não estar ativo no mercado de trabalho.

1.4         METODOLOGIA 

Foi realizado um estudo transversal de base populacional com amostra de 397 idosos residentes na zona urbana da cidade de Ubá, Minas Gerais. Foi aplicado um questionário semiestruturado e pré-testado em forma de entrevista para avaliar as características sócio demográficas, econômicas e de saúde dos idosos. A capacidade funcional foi avaliada por meio da escala de atividades de vida diária básica e instrumental. Investigou-se a associação entre a capacidade funcional e as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas. Os dados foram analisados nos programas Epi info, Versão 6.0 e Sigma. Considerou-se o nível de significância de 0,05. Para análise estatística, realizou-se a distribuição de frequência, medidas de associação (Odds Ratio) entre a capacidade funcional e

  1. CONCLUSÃO

O estudo aponta que a redução da capacidade funcional está relacionada à interação de fatores multidimensionais, os quais incluem questões relacionadas à saúde física e mental, aspectos comportamentais e determinantes sociais de saúde, a saber: renda, escolaridade, ocupação, estar ativo no mercado de trabalho, entre outros. Com isso, o foco de atenção ao idoso deve ser integral, com vistas à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Ações de atenção integral à saúde do idoso precisam ser efetivadas, aliando o incentivo à pesquisa às ações planejadas e direcionadas para melhorar as condições de saúde e qualidade de vida deste grupo. 

REFERÊNCIA

Andreotti R, Okuma SS. Avaliação da capacidade funcional. In: Matsudo 
SM, editor. Avaliação do idoso: física e funcional. Londrina: Midiograf; 
2000.
 p. 63-75. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-35552009000500003&script=sci_arttext. Acesso em: 12 Nov. 2013.

  1. CULTURAL

2.2                PROBLEMA
polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória aguda ou Síndrome de Guillain – Barré é frequentemente definida como sendo de natureza autoimune adquirida e monofásica, mas a causa exata dessa patologia ainda é desconhecida. É uma doença do sistema nervoso marcada pela perda da bainha de mielina e dos reflexos tendinosos. Ela se manifesta sob a forma de inflamação aguda desses nervos e às vezes, das raízes nervosas.

Acredita-se ser imunomediada porque uma doença com características clínicas semelhantes pode ser induzida em animais experimentais por imunização com nervo periférico integral, mielina de nervos periféricos ou, em algumas espécies, proteína mielínica básica de nervos periféricos. Não há evidências de sensibilização a esses antígenos em seres humanos com a Síndrome de Guillain - Barré espontânea. A atividade da doença parece se correlacionar com o aparecimento de anticorpos séricos para mielina de nervos periféricos.

A Síndrome aparece geralmente dias ou semanas após sintomas de uma infecção virótica, respiratória, superior ou gastrointestinal. Os primeiros sintomas neurológicos se devem a uma fraqueza distal simétrica dos membros, muitas vezes com parestesias. Contrariando outras variadas neuropatias, são comprometidos inicialmente os músculos proximais em maior frequência que os músculos distais. Por vezes os músculos faciais, oculares ou orofaríngeos podem ser atingidos primeiro.

Em alguns casos, o paciente pode necessitar de ventilação mecânica. Os reflexos tendinosos podem ficar normais nos primeiros dias, mas depois estão abolidos.

O grau do distúrbio sensitivo pode variar. As modalidades de sensibilidade se mantêm preservadas em alguns casos, e em outros apresentam uma diminuição acentuada da percepção da posição articular, vibração, dor e temperatura.

Ocasionalmente os pacientes podem apresentar papiledema, ataxia cordonal, respostas plantares extensoras transitórias ou evidências de disfunção autonômica. Muitos apresentam músculos doloridos e sensíveis. Os nervos também podem se mostrar sensíveis a pressão, mas não há sinais de irritação meníngea, como rigidez na nuca.

A Síndrome de Guillain - Barré é a neuropatia desmielinizante adquirida mais frequente com uma incidência de 0,6 a 1,9 casos por 100.000 habitantes. Essa doença pode ocorrer com qualquer faixa etária, mas com o avanço de idade há um aumento gradual de incidência dessa neuropatia. Homens e mulheres são igualmente atingidos. Há também um aumento de incidência em pacientes com doença de Hodgkin, grávidas ou cirurgias em geral.

Os sintomas são mais graves dentro de uma semana do início, mas podem evoluir por três semanas ou mais. A morte é rara, mas pode ocorrer após pneumonia por aspiração, embolia pulmonar, infecção intercorrente ou disfunção autonômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com