TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Cultural no Cotidiano Escolar

Por:   •  19/5/2019  •  Dissertação  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Nome da Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Alun@: *****

Data: 12/02/2019

Atividade Reflexiva – Unidade I

Título: Pluralidade cultural no cotidiano escolar

A pluralidade cultural brasileira está presente nos livros didáticos, orientações curriculares e documentos oficiais, visando direcionar e orientar os docentes como trabalhar esse tema em sala de aula. Contudo, esses temas ainda aparecem com timidez no cotidiano escolar e, algumas vezes, apenas em datas específicas.

Apesar dos esforços realizados através de projetos interdisciplinares e eventos abertos a comunidade, organizados com o objetivo de discutir e refletir sobre a diversidade étnica, cultural e religiosa do nosso país, estes assuntos ainda não são discutidos com naturalidade no cotidiano escolar e, devido a isso, os impactos reais nas crianças e jovens é pequeno. Isso ocorre, pois o discente acaba por supor que a realidade discutida nos projetos e eventos não pertence à mesma realidade dele, como por exemplo, pode erroneamente acreditar no estereótipo de que índio é apenas aquele que vive no “mato”, anda nu e usa cocar.

Dessa forma, é necessário que os docentes utilizem diferentes materiais, fontes de pesquisa e pessoas que construam e resgatem memórias culturais, não apenas em datas específicas, mas de forma tal que os alunos percebam, aprendam, entendam e respeitem às diferentes pessoas que formam o nosso país, considerando sempre os conhecimentos prévios do aluno.

Bibliografia /Webgrafia

Material teórico: Prática de Ensino nos anos iniciais do ensino fundamental e o estágio supervisionado. Responsável pelo conteúdo: Profa. Dra. Julia de Cassia Pereira do Nascimento. Revisão textual: Prof. Ms. Luciano Vieira Francisco.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros

curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. v. 10.1. Brasília, DF, 1997a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf. Acesso em: Fev.2019

Pluralidade Cultural, Diversidade, Diferença: Questões Étnico-Raciais e Questões de Gênero.

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/pluralidade-cultural-diversidade-diferenca-questoes-etnico-raciais-e-questoes/25707. Acesso em: 12/02/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com