TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pluralidade Cultural no Contexto Escolar

Por:   •  12/5/2020  •  Dissertação  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Nome:

Glaucinete Freitas Oliveira

Curso:

Pedagogia (Licenciatura)

RGM:

20333196

Semestre:

Tutor:

Edson Alencar Silva

Polo:

Asa Sul – Setor de Rádio e TV – Brasília - DF

Pluralidade cultural no contexto escolar

   Atualmente as escolas recebem uma grande quantidade de alunos e dependendo da região que está localizada essa escola a diversidade é muito grande, sendo que nós como futuros educadores precisamos refletir a respeito dessa temática, pois a criança traz com ela várias questões como de raça, de gênero ou de etnias tornando importante para que o professor fique atento e com isso possa desenvolver dentro de sala de aula um trabalho de qualidade.

Acredito que o grande desafio do professor é inserir essa pluralidade em sua metodologia de ensino, na sua prática pedagógica e alcançar os objetivos que foram estabelecidos como por exemplo tratar de forma adequada sem causar polêmicas, respeitando a diversidade entre eles.

Mas o que é pluralidade cultural? Podemos dizer que são as diferenças que existe nos grupos sociais que fazem parte do contexto daquele país. Como está escrito no PCN:

A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e a critica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal. (PCN, pág.121)

 

Sabemos que a escola é um espaço aberto e tem como um dos principais papeis desenvolver a problemática social, a cultura e a etnia na comunidade estudantil, fazendo com que os alunos sejam reflexivos em seu papel de aceitação pois todos são iguais por direito.

Nesse sentido de acordo com o artigo 53o do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069, de 13 de Julho de 1990):

“A criança e o adolescente tem o direito à educação visando pleno poder de desenvolvimento de sua pessoa no preparo de sua cidadania, assim como igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, direito de ser respeitado pelos seus educadores...” (Brasil 1990)

Acredito ser necessário que o professor aborde o tema da pluralidade cultural de forma mais enfática buscando a compreensão dos estudantes, mostrando para eles que vivemos em um país de várias diferenças e que essas diferenças unidas se tornam uma grande arma contra o preconceito e o racismo.

Referências Bibliográficas

  • Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural: parte 1/ Ministério da Educação.
  • Brasil. Lei no 8.069, de13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 de julho de 1990. Disponível:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8.069.htm#art266. Acesso em 26 de abril. 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com