TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA GINÁSTICA GERAL

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  1.819 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Centro de Ciências da Saúde – CCS

Curso de Educação Física

PLANO DE AULA

Dados de identificação

Escola/Instituição: UNIFOR                                                                                                    

Faixa etária: 6 à 10 anos                                                       Número de Alunos: 20

Local: Colégio Batista

Tempo de aula: 40 minutos

Professores: Miguel Galdino, Caio Gomes

 

Unidade de Ensino:

Conteúdo da aula: Ginástica Geral.

Método(s): Global

Objetivos:

  1. Conceitual: Identificar os fundamentos e os incrementos utilizados pela ginástica.
  2. Procedimental: Executar movimentos realizados na ginástica.
  3. Atitudinal: Ter atitude ética perante aos colegas e aos professores.

Recursos: 20 bolas de iniciação, 20 bambolês, 20 cordas pequenas e 20 colchonetes.

Avaliação: Ficha de observação

Descrição da aula

  1. Parte Inicial: Conversa inicial + Pega-Pega Salto

Descrição da Atividade: No primeiro momento os professores irão pedir aos alunos ficarem em semicírculo para que seja realizada a roda de conversa com os mesmos, apresentando a eles as atividades que serão trabalhadas e o conteúdo proposto na aula. Os professores na sequência irão escolher um aluno para iniciar a atividade do pega-pega, tendo que este aluno sendo escolhido como “pegue”, deverá correr atrás de seus colegas e tentar pegá-los, na qual um aluno sendo pegue o mesmo terá que ficar agachado para que algum de seus colegas salte por cima dele, para assim fazer o mesmo voltar à atividade, a brincadeira terá início ao som do professor e terminará no sinal do professor ao término do tempo determinado. Outro aluno poderá ser escolhido também para ser o “pegue” dentro do jogo, como uma forma de variação.

Tempo: 5 minutos

  1. Parte Principal:
  1. Pular Corda
  2. Rolamento + “Vela” + “Ponte”
  3. Corrida com Bambolê + “Estrelinha”

Descrição das Atividades: 2.1 Os professores irão distribuir cordas para todos os alunos, na qual os mesmos poderão realizar movimentos de salto juntamente com a corda, aumentando a dificuldade do ato de pular corda de acordo com a facilidade dos alunos, os ajudando a pular corda corretamente. A brincadeira terá início ao som do professor e terminará no sinal do professor ao término do tempo determinado.

Tempo: 10 minutos

                                                2.2 Os professores irão distribuir colchonetes para todos os alunos, na qual os professores irão ensinar como realizar corretamente o rolamento para cada um dos alunos, na sequência ainda com o colchonete os alunos irão executar o movimento chamado de “vela” e para finalizar a utilização dos colchonetes, os professores irão auxiliar os alunos com a execução do movimento chamado “ponte”. A brincadeira terá início ao som do professor e terminará no sinal do professor ao término do tempo determinado.

Tempo: 10 minutos

                                        2.3 Os professores irão dividir os alunos em duas equipes, equipe A e equipe B, na qual a escolha para as equipes será feito pelo professor através de dar aos alunos letras A ou B, indicando assim já a equipe de cada um. Os professores irão por 2 cones para delimitar aonde as 2 equipes irão ficar e por mais 2 cones ao fim da quadra para delimitar o local onde os mesmos devem chegar e depois voltar, cujos mesmos deverão ir até os cones passando por dentro do bambolê e ao chegar no cone retornar também por dentro do bambolê e depois um colega da sua equipe deverá prosseguir sucessivamente, vencendo a equipe que conseguir que todos componentes da equipe já tenham ido até o cone e voltado ou ao término do tempo determinado da brincadeira. A brincadeira terá início ao som do professor e terminará no sinal do professor ao término do tempo determinado. Ao término da brincadeira, os professores irão permitir que os alunos executem o movimento chamado “estrelinha”, orientado os a respeito do movimento correto da “estrelinha”, finalizando a atividade ao som do professor pelo tempo determinado.

Tempo: 10 minutos

                                     

  1. Parte Final: Conversa Final

Descrição da Atividade: Os professores irão orientar os alunos para ficarem em semicírculo, na qual os professores irão conversar com os alunos a respeito de todas as atividades trabalhadas no decorrer da aula, sendo lhes perguntado sobre qual foi o conteúdo trabalhado (ginástica geral) e exaltando ao final sobre os fundamentos exigidos pela ginástica geral dentro das brincadeiras propostas.

Tempo: 5 minutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com