TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÃO

Por:   •  1/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

NAAH/S “JOÃOZINHO TRINTA”

PLANO DE AÇÃO 2018

ÁREA PSICOMOTORA

PROFESSORA MEDIADORA - FÉLIX MOTTA

SÃO LUIS

2018

I. DOS PRESSUPOSTOS

Entendendo que ao falar de Motricidade Humana estamos nos reportando ao humano como dado primordial, a um corpo que no espaço – tempo se movimenta, sentindo, percebendo e representando o humano que o habita. Falar de motricidade é falar de herança biológica e sócio histórica dialeticamente construída e (re)construída; é falar de intencionalidade e significado em todos os atos; é falar de todas as formas expressivas do homem.

Nesse sentido é que Rosa Prista, renomada pesquisadora da área da superdotação/psicomotricidade, afirma que não devemos deixar de perceber o aluno no seu contexto mais amplo e estimular neste além dos aspectos motores, a percepção de sua carência existencial; a recuperação de sua autoestima; o resgate da sua história pessoal a partir da leitura corporal; a autoconfiança e automotivação; a redefinição dos núcleos relacionais.

Nossa literatura orientadora define o “Tipo Psicomotor” como aquele que se destaca por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotora, evidenciando desempenho fora do comum em VELOCIDADE, AGILIDADE DE MOVIMENTOS, FORÇA, RESISTÊNCIA, CONTROLE ECOORDENAÇÃO MOTORA.

“O tipo Psicomotor ou Habilidade Psicomotora (EUA) ou

Capacidade Psicomotora (Brasil) apresenta: Habilidades e

“Capacidade Psicomotoras superior em eficiência e refinamento”,

- Rosa Prista.

Motricidade Humana: “Potência que habita todo ser humano, expressão de uma história filogenética e ontogenética, a partir de experiências biológicas e socioculturais que estão registradas a nível de memória corporal. Portanto, a motricidade implica em intencionalidade, ou seja, a busca de operar e qualificar cada vez mais suas riquezas internas na construção significativa Inter e intrapessoal. Evidencia-se por diferentes formas de expressões: gestual, verbal, cênica, plástica significando um ser que evolutivamente busca Ser mais para Ser”. - Wallon

II – DOS OBJETIVOS

a) Geral

• Promover o atendimento e o desenvolvimento dos alunos identificados com altas habilidades /superdotação das escolas públicas de educação básica estadual.

• Orientar projetos e ações desses alunos, visando estimular suas habilidades e talentos promovendo seu desenvolvimento na área psicomotora.

b) Específico

• Promover a orientação das necessidades educacionais especiais dos alunos indicados e identificados na área psicomotora.

• Atender os desafios acadêmicos, sócio emocionais dos alunos com altas habilidades/superdotação – tipo psicomotor - oportunizando o aprendizado específico e estimulando suas potencialidades criativas e seu senso crítico.

• Oferecer um espaço de trabalho para o desenvolvimento de atividades de interesse, aprofundamento de conhecimento e enriquecimento curricular;

• Prestar atendimento suplementar para que estes alunos explorem sua área de interesse, aprofundem conhecimentos já adquiridos e desenvolvam habilidades relacionadas à criatividade, à resolução de problemas e raciocínio lógico, desenvolvimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com