TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 4

FERNANDO DO VALLE FILHO

8043341

Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO- BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

     Professor/Tutor a distância: Servio Antonio Bucioli

[pic 1]

Blumenau

2019

FERNANDO DO VALLE FILHO

8043341

PORTFÓLIO- BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

Portfólio apresentado a professora Servio Antonio Bucioli, da disciplina de Biomecânica do Esporte e do Exercício, como requisito parcial para obtenção da média semestral do curso de Educação Física Bacharelado.

 

Blumenau

2019

SUMÁRIO:

Descrição da Atividade ...........................................................................  4

Respostas ................................................................................................. .5

Referências.................................................................................................7

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Após leitura atenta dos conteúdos indicados, pudemos criar subsídios para análise biomecânica do movimento no esporte e no exercício. Desta forma, segundo nossos estudos, conhecemos três planos cardinais imaginários que dividem a massa do corpo em três dimensões. Sabemos que um plano é uma superfície bidimensional com uma orientação definida pelas coordenadas espaciais de três pontos distintos, que não estão todos contidos na mesma linha. Pode ser imaginado como uma superfície plana imaginária. Partindo desse princípio, sabemos que para cada plano de movimento, temos um eixo perpendicular a ele que possibilita a movimentação.

Diante dessas afirmações, responda:
1) Quais são os três planos de movimento, os seus respectivos eixos e quais são os principais movimentos que são possíveis de serem realizados para cada plano e eixo? Dê um exemplo prático no exercício ou no esporte de um movimento realizado em cada plano e eixo.

Na Biomecânica, os princípios da alavanca são utilizados para visualizar o sistema mais complexo das forças que produzem o movimento rotatório no corpo. Se considerarmos os três componentes de uma alavanca, podemos determinar os deslocamentos dos segmentos e as forças resultantes, sendo estas, uma base importante para a prescrição de exercícios para a prevenção, uma vez que todos os movimentos do corpo ocorrem por um sistema de
alavancas.

Após a leitura dessas informações, responda:
2) Descreva como são classificadas as alavancas, dando um exemplo de cada uma delas no exercício ou no esporte

RESPOSTAS

01)      Os 3 planos são, Plano Sagital que é perpendicular ao eixo transversal, o Plano Frontal que é perpendicular ao eixo sagital e Plano Transversal que é perpendicular ao eixo vertical.

No plano sagital ocorrem 3 movimentos primários, flexão, extensão e hiperextensão, além de ser responsável também pelos movimentos de dorsiflexão e flexão plantar no tornozelo. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo látero-lateral ou eixo X, e incluem os movimentos de flexão e extensão. Um esporte onde encontra-se todos estes movimentos é o salto em distância no atletismo.

No plano frontal ocorrem os 2 movimentos primários de adução e abdução, além de ser responsável pelo movimento de rotação e desvio ulnar e radial do punho. Também há os movimentos de elevação e depressão, realizados pela cintura escapular, os de inversão e eversão do pé, e, flexão e extensão lateral realizado pela coluna vertebral. As ações articulares ocorrem em   torno   de   um   eixo ântero-posterior   ou   eixo   Z.  Os esportes onde é possível encontrar todos estes movimentos são o voleibol (na parte dos movimentos do punho e da coluna vertebral) e o futebol (na parte dos movimentos dos pés).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com