TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO CICLO ATIVIDADES AQUÁTICAS 2019

Por:   •  1/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 5

NOME DO (DA) ALUNO(A)

IDENTIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS CORPORAIS, CULTURAIS E PEDAGÓGICOS E OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS.

Atividade de Portfólio Ciclo 2 da Disciplina de Atividades Aquáticas, Profº Ms. Alex Fabrício Borges

CIDADE 2019

  1. Complete o Quadro 1 que segue. Insira os dados necessários acrescentando linhas dentro do quadro.

Manifestações Aquáticas

Conceito

Adequada para Edu- cação Físi- ca Esco- lar?

Por quê?

Nadar

Ato de nadar, ou seja, mover-se na água ou sustentar-se sobre ela usando recursos do próprio corpo sem in- tenção de resultados desportivos.

( X ) Sim

(        ) Não

Nadar faz parte da história do desen- volvimento humano, quando necessá- ria à sobrevivência ou situação outra. Saber nadar é uma habilidade funda- mental para as crianças, visto que, no Brasil, os casos de afogamento estão dentre as principais causas de morte infantil, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Portanto é salutar e relevante para o desenvolvimento das demais atividades aquáticas que o

aluno saiba nadar.

Natação

A natação possui caráter desportivo que utiliza movimentos técnicos prévios, visando rendi- mento e desempenho.

(    ) Sim

( X ) Não

Competir é algo que perpassa o processo de aprendizagem de forma que atenda a todos e não somente aos mais habilido- sos. O que, muitas vezes, não acontece pelo fato de muitos Professo- res/Profissionais de Educação Física fomentarem o contato (cada vez mais precocemente) da criança com a compe- tição exagerada que superestima o cam- peão, o que se revelou mais habilidoso.

Atividades Aquáticas

Inclui todos os tipos de atividade que se desen- volvem no meio aquático.

( X ) Sim

(    ) Não

As atividades aquáticas fazem parte dos conteúdos das aulas de Educação Física. Promove benefícios para a saúde e abrange qualquer atividade pratica na água, inclusive brincadeiras.

  1. O nadar - Corresponde a qualquer ação motora que o indivíduo realiza intencionalmente para propul- sionar-se através da água. Esse conceito amplia o escopo do ensino tradicional da natação, uma vez que não considera os estilos costas, peito e borboleta.

  1. A natação – Pode ser definida esporte ou competição que reúne um determinado número de pesso- as, que objetivam a performance por distância ou em determinado tempo, que consiste em manter-se sobre a superfície da água, movendo braços e pernas, e utilizando os estilos crawl, peito, borboleta e costas.

Embora nadar e natação parecem ter o mesmo significado, ambas têm conceituações distintas. Nadar, desde os tempos passados sempre foi executado pelo ser humano, ou seja, para refúgio, locomo- ção e até mesmo para sobrevivência. Nadar é mover-se na água ou sustentar-se sobre ela usando recursos do próprio corpo, maneiras diversificadas e de livres manifestações da pessoa na água.

Conceitualmente, é um movimento que temos de nos sustentar na água, se deslocando ou não sobre ela, nadar e não afundar em meio líquido e utilizar o corpo para alcançar o objetivo de flutuar ou se locomover sobre a água sem regras.

Natação possui um caráter desportivo, que utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visan- do o rendimento e o desempenho. Natação é a movimentação sobre a água utilizando de técnicas de movimentação de braços, pernas e respiração, visando à utilização desses conjuntos musculares em uma competição para alcançar vitórias, resultados ou metas com regras.

É uma atividade esportiva pra ticada não só visando a competição, mas também aprimorando a estética do corpo, prevenção e recuperação de doenças respiratórias utilizando as mesmas técnicas usadas em uma competição. A natação exclui a utilização de acessórios para se locomover sobre a  água, prevalecendo assim o uso do corpo como ferramenta de técnicas.

  1. Atividades aquáticas – são todas aquelas que são desenvolvidas na água podendo ser desenvolvidas em vários espaços como escolas  de  natação,  escolas  regulares,  e  em campeonatos, competições com ações atléticas, no âmbito terapêutico.

Na Educação Física Escolar o que se enquadra mais são as atividades aquáticas, pois o aluno desenvolve melhor nas aulas, proporcionando diversos benefícios quando praticamos atividades físicas na água desenvolvemos diversos aspectos sendo cognitivo, psicomotor, social, afetivos entre vários outros benefícios a saúde humana. É importante conhecer e compreender as verdadeiras característi-  cas do meio aquático a fim de utilizá-lo como um meio para o desenvolvimento do corpo da mente etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com