TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

DEIVID ANDRADE LIMA – 1165278

Educação Física Bacharelado

ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM I

Renata Simões Machado

Centro Universitário Claretiano

FEIRA DE SANTANA

2015

ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM I

As atividades físicas são consideradas todo e qualquer movimento corporal, logo, é tão antigo quanto a existência do homem, e com o passar do tempo, a evolução dessas atividades, dessas ações corporais, é observado o aparecimento de novos exercícios físicos, e só na Idade Moderna, no século XVII, é desenvolvido a pedagogia da ginástica, e sem demora, a ginástica em aparelhos. Daí então surgiu o movimento de sistematização da prática de exercícios, a Ginástica.

O educador sueco Pedro Enrique Ling evoluiu extraordinariamente e criou novos rumos à prática desses exercícios físicos e inovando dividiu a ginástica em 4 partes: “Ginástica educativa para atender a todas as pessoas e desenvolver o indivíduo normal, saúde, vícios, enfermidades, postura; Ginástica militar: preparar o soldado; Ginástica médica e ortopédica: curar enfermidades; Ginástica estética: beleza e graça ao corpo.” (Adaptado de TOLEDO; DESIDERIO, 2013, pg. 20).

A Ginástica engloba modalidades competitivas e não competitivas, e a Ginástica Geral (GG) que é um exemplo de não competitividade é que vamos tratar. Este tipo de atividade pode ser encontrado em contextos variados, devido a suas diferentes áreas de atuação, seu enfoque será diferenciado dependendo do campo alvo. Devido a essa grande abrangência, as aulas de GG podem ser implantadas em vários espaços como nos hospitais, voltados para o uso da medicina, utilizando ginasticas terapêuticas e/ou corretivas, em condomínios, como também em academias, as danças e atividades aeróbicas, ginásticas de condicionamento físico, força, flexibilidade e alongamentos caem muito bem já que não requer muitos recursos e instalações, já em clubes e parques, dependendo se competitivas ou não, as opções são muito maiores, uma vez que são locais adequados para vários tipos de atividades juntamente com as academia.

Essa grande abrangência, não tem uma relação amigável com a realidade atual da ginástica no meio público, onde a falta de incentivo e apoio acaba deixando qualquer implantação inacessível para algumas pessoas, podendo ser resolvido com programas voltados para a iniciação e prática desse esporte, nas diversas modalidades e campos de atuação (condicionamento físico, competitivas, terapêuticas, de demonstração e de conscientização corporal) e investindo nas instalações adequadas.

A pratica da ginástica geral é importante na vida de qualquer pessoa, pois exercita o corpo, gerando saúde, trazendo assim benefícios corporais, habilidades motoras, capacidade física, valores e harmonia. Visando a importância que todas as aulas de ginásticas, como também qualquer tipo de atividades físicas deve ser passado por um profissional qualificado, focando na modalidade e objetivo, e sempre supervisionado por esse professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com