TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSIEDU 3º CICLO ATIVIDADE DE PORTFÓLIO PROJETO DE PRÁTICA SOCIOCONSTRUTIVISMO

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Psicologia da Educação

Atividade de Portfólio - Projeto de Prática 3º Ciclo

A Zona de Desenvolvimento Proximal:

Um conceito fundamental para a prática pedagógica

Luiz Pereira Neto RA - 8227124

ARTES VISUAIS / BATATAIS

[pic 3]

RIO CLARO 2021

Etapa 2 Observação:

A situação observada por mim, ocorreu na casa de um amigo, mais precisamente na festa de aniversário de seu filho. Uma linda casa com um jardim no fundo, tomada por balões e fitas coloridas, onde os convidados se confraternizavam. Depois das palmas e do bolo, resolvi circular pela casa para ver a decoração e me sentei na sala, ao mesmo tempo que o aniversariante e seus amigos, resolveram brincar com todos os presentes de aniversário. Logo se dispuseram a brincar com os brinquedos no tapete da sala, alguns foram brincar com os carrinhos e outros resolveram jogar um jogo de montagem, um jogo de quebra-cabeças. Depois de algum tempo notei que as crianças estavam com dificuldades na procura das peças de encaixe, ou seja, na montagem do quebra-cabeças. Lendo a embalagem, pude notar que o jogo era indicado para a faixa etária de 10 anos, exigindo assim, um grau de complexidade maior, para as quatro crianças da roda que tinham de seis a oito anos de idade. Naturalmente me coloquei para ajudá-los, mas logo propus que não iria dizer onde cada peça se encaixava, mas sim que eu iria mediar a situação, achando peças difíceis e deixando ao lado para que eles mesmos encontrassem onde era o encaixe perfeito. Assim passei a procurar as peças de canto, que tem um lado ou dois lados lisos, sendo mais fáceis de encaixe e também as peças características com uma cor sólida ou desenhos de fácil identificação, e deixar em um monte, onde as crianças iam pegando e logo encaixando no jogo. Logo o garoto mais velho de oito anos, entendeu a minha técnica e começou a encontrar estas peças, antes mesmo de mim. Depois de montado a imagem, todos se divertiram com a vitória e começaram rapidamente a montar uma outra imagem. De imediato o garoto de oito anos, começou a ser o mediador e a encontrar as peças “mais difíceis” para as crianças mais jovens. A brincadeira fluiu mais rápido e logo todas as imagens foram montadas para a alegria das crianças e minha também, já que pude aprender muito com esta experiência.

Etapa 3 Conceito:

A zona de desenvolvimento proximal, trata-se de um espaço interativo, um ambiente social, de ajuda mútua, onde a aprendizagem acontece. Através desta abordagem, ao entrar nesta zona de desenvolvimento, ao interagir com amigos, uma criança mais experiente ou um adulto, a criança passa a criar experiências que a ajudam no seu processo de desenvolvimento cognitivo. Deste modo, a criança evolui através das habilidades adquiridas, e passa a executar tarefas mais difíceis, aumentando seu nível real de desenvolvimento. Através da situação por mim observada, fui logo capaz de observar o nível de desenvolvimento real das crianças envolvidas na atividade. Pois dada a dificuldade do jogo, que é indicado para crianças a partir de dez anos, uma criança de seis a oito anos não conseguiria ter sucesso na montagem do quebra cabeças sozinha, ou seja, o nível de desenvolvimento real de uma criança de seis anos, não seria suficiente para resolver uma tarefa do nível de uma criança de dez anos.

Mas o fazer coletivo, a interação social entre eles, e minha como mediador, impulsionando os na busca das peças difíceis, logo fez com que eles progredissem na atividade e tivessem um maior desenvolvimento.

RIO CLARO 2021

Etapa 4 Conclusão:

A abordagem sócio-construtivista de Vigotsky, me ajudou a identificar os níveis de desenvolvimento existentes e a zona proximal na atividade observada, que é o intervalo entre esses dois níveis de desenvolvimento. Assim pude entender quando Vigotsky diz que é nas brincadeiras, nos jogos interacionais, que a criança projeta seus valores futuros, desenvolvendo seus processos psíquicos que a irão levar a um outro nível de desenvolvimento mais elevado. Assim como na situação observada, poder acompanhar o desenvolvimento dos alunos, considerando aquilo que eles já sabem, respeitando suas individualidades e ser capaz de propor um novo ciclo de aprendizagem, de intervir no processo da construção de um novo conhecimento conjunto, irá me possibilitar, como futuro professor, dominar estas técnicas em minha prática educacional, pois no processo de desenvolvimento cognitivo, faz-se importante levar em consideração aquilo que o estudante já sabe, para poder lhes proporcionar um novo ciclo de aprendizagem. Através desta prática de observação, pude entender melhor os conceitos da zona de desenvolvimento proximal, do psicólogo Lev Vygotsky, e seus níveis de desenvolvimento: real e potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (348.2 Kb)   docx (336.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com