TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE FISIOLOGIA E SOCIOLOGIA

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

PORTFÓLIO DE FISIOLOGIA E SOCIOLOGIA

CONCEITO SOBRE CORPO, SAÚDE, DESIGUALDADE SOCIAL E GÊNERO

CORPO, SAÚDE, DESIGUALDADE SOCIAL E GÊNERO

Trata-se de um trabalho a fim de conhecer a importância e problemáticas no processo do corpo, saúde, desigualdade social e gênero.

Conforme citado por Scliar, Moacyr (2007) o conceito que temos a respeito do corpo é tridimensional, sendo formado desde o nascimento e será influenciada pelo meio que vivemos, pelas situações que enfrentamos, por experiências vividas. Neste aspecto tridimensional temos os fisiológicos, psicológicos, sociológicos. Através da evolução psíquica o movimento leva a uma melhor direção em relação ao nosso corpo, somos rodeados por nossas imagens corporais.

 Uma das razões dessas mudanças é através de vestimentas, pinturas, jóias entre outros, tudo pelo desejo de mudar o rigor em relação a imagem corporal. E vai além, nas atitudes emocionais e o convívio com as pessoas.

Mudanças já eram feitas entre os antigos povos, inserindo pedaços de madeiras em sua pele e entre algumas tribos são colocados argolas para prolongar o pescoço, ou seja,  construindo e ao mesmo tempo destruindo sua imagem. Nos dias atuais através de plásticas e meios estéticos em busca de corpos e imagem ideais. Também podemos modificar por meios não tão evasivos como a ginástica. (Mauss, 1950) “inúmeros tipos de transformação corporal que atuam como formas de distinção do sujeito na coletividade, utilizando o corpo como objeto de interação e adaptação ao meio social”.

Limites comandam nosso comportamento, que são as assimilações individuais que criamos e sobre as quais temos algum controle, e que também influenciam as relações interpessoais, na medida em que acolhemos uma imagem corporal tendo em vista a sua mudança constante, estabelecendo uma aparência  de relacionamentos que se moldam pela nossa própria imagem e a do outro, combinando numa troca de informações tendência que irá criar novas imagens.  

A definição tanto para a saúde quanto para as doenças mudam dependendo da época, lugar e classe social, dependerá também dos valores de cada indivíduo, suas concepções religiosas, filosóficas e cientifica.

 No caso de doenças transmissíveis que já são conhecidas de longa data, eram vistas como castigos por desobediências aos ensinamentos de Deus, a enfermidade era para mostrar a conseqüência do pecado cometido, como o caso da lepra os doentes eram praticamente abandonados em locais conhecidos como leprosário, depósitos de doentes, pois ali havia pessoas com todo tipo de enfermidade.

Em algumas culturas as doenças eram vistas como pessoas que foram tomadas por maus espíritos. Já na medicina grega a doença era analisada de outra maneira, os gregos cultuavam outras divindades alem da divindade da medicina. Acreditava-se obter a cura através de métodos naturais como as plantas.

A apuração da realidade a respeito da desigualdade entre homens e mulheres mostrados através dos estudos sobre o gênero, é resultado do parecer e compreensão dos informes estatísticos que mostram uma pequena participação das mulheres na política e com salários inferiores. Estudos voltados para a desigualdade de gênero procura compreender a relação entre mulheres e homens dentro da sociedade, desproporções sociais foram apontadas.

(PAISM) Programa Nacional de Atenção à saúde da mulher, um importante acontecimento na política da saúde. Através das forças dos movimentos das mulheres conquistas foram além do pré-natal, ao parto, mas a sua importância como cidadã portadora de necessidades de saúde. Afinal “Gênero e Mulher não são sinônimos” Essa dimensão gênero vai além das diferenças biológicas entre homens e mulheres, mas sim nos atentar para a dimensão social processo de adoecimento, atributos masculinos e  femininos causam um efeito negativo nas  condições de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com