TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL PORTFÓLIO I

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

PREPARAÇÃO FISÍCA GERAL

                                                ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

  1. Devido à importância de conhecer o fenômeno do estresse (ou dos fatores estressores) e da regulação da homeostase, explique os estresses físico, bioquímico e mental dando um exemplo de cada um.

Estresse físico pode ser provocado por quaisquer agentes de natureza física.

Exemplo: esforço físico pode provocar a reação.

Estresse bioquímico é desencadeado por quaisquer agentes farmacológicos de natureza química como analgésicos e insulinas por exemplo.

Estresse mental ocorre na mente e está relacionado há vários fatores como ansiedade, depressão, angustia entre outros.

Pudemos notar por nossos estudos que o exercício físico é um agente estressor.

  1. Pudemos notar por nossos estudos que o exercício físico é um agente estressor, sendo assim imprescindível para o educador físico entender este fenômeno. Por isso nesta questão pedimos que você cite e explique as três fases da Síndrome de Adaptação Geral (Alarme, Resistência e Exaustão)

A fase do alarme ocorre quando há o contato entre o indivíduo e algum agente estressor causando desconforto, o corpo perde seu equilíbrio e para proteção o organismo é colocado no “estado de alerta” esta fase pode ser subdividida em duas partes, choque que pode provocar a diminuição da pressão sanguínea  e contrachoque que provocaria o contrario o aumento da pressão sanguínea.

Fase da Resistência é a fase mais interessante para o treinamento desportivo, o corpo resiste à ação do agente estressor tentando voltar ao seu equilíbrio o organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo.

Fase da Exaustão, nesta fase danos temporários ou permanentes podem surgir comprometendo o físico, várias reações podem surgir e se espalhar causando o colapso, podendo levar o indivíduo á morte.

No treinamento o objetivo é provocar adaptações submetendo o indivíduo aos agentes estressores de várias origens, tornando o atleta apto a desenvolver suas capacidades aumentando assim o nível de desempenho.

        

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

Disponível em:  https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/sindrome-da-adaptacao-geral-sag/28257  Acesso em: 21 mar. 2018

BUCIOLI, S. A. Preparação Física Geral. Batatais: Claretiano, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com