TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTÁGIO: EXERCÍCIO RESISTIDO PARA HIPERTENSOS

Por:   •  22/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Sandra Francisca Momm

Educação Física Bacharelado (LEF0305)

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO:

Exercício Resistido para Hipertensos

JOINVILLE

2020


SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Grupos Especiais

Tema: Exercício Resistido para Hipertensos

1.2 OBJETIVOS

  • Demonstrar a importância da busca pelo conhecimento pelo profissional de Educação Física afim de garantir um treinamento de qualidade para alunos/clientes de grupos especiais.
  • Definir os termos hipertensão e exercício resistido visando explicar a importância do estudo do assunto.
  • Citar os benefícios da prescrição de exercícios resistidos para hipertensos e os cuidados referente a este grupo especial.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e atinge parcela considerável da população brasileira.

A definição mais aceita para hipertensão do avental branco é quando há hipertensão na medida da pressão arterial pelo médico no consultório, com valor da pressão sistólica acima ou igual a 140mmHg e/ou com valor da pressão diastólica maior ou igual a 90mmHg, e normotensão na média do período de vigília pela monitorização ambulatorial da pressão arterial ou medida domiciliar, com valores geralmente definidos por pressão sistólica menor que 135mmHg e pressão diastólica menor que mmHg.’ (PIERIN, 2004, p.50)

        Para Savage e Hardt (2000, p. 8), a hipertensão arterial é um dos fatores de risco mais importantes para angina e infarto e é o principal fator predisponente para desenvolver acidente vascular cerebral.

        Exercício resistido é o treinamento contra resistência, geralmente realizado com a utilização de pesos, e tem como benefícios: o desenvolvimento de potência, força e resistência muscular, diminuição de gordura corporal, e aumento de massa magra e deste modo favorece uma melhor aptidão física e qualidade de vida por facilitar atividades do cotidiano como por exemplo carregar pesos, subir escadas, entre outros.                        

Segundo Teixeira e Junior (2010), o uso do termo musculação na literatura científica não é geralmente visto, mas sim treinamento de força, ou treinamento resistido, exercícios resistidos ou exercícios de contra resistência.

A prática da adoção de um estilo de vida saudável faz parte do tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. A prática de exercícios regulares e com prescrição adequada consiste na principal intervenção não farmacológica determinante para o sucesso na prevenção da hipertensão arterial sistêmica em indivíduos com níveis pressóricos normais e na redução desta em hipertensos (BATTAGIN et al., 2020).

A prática de exercícios físicos e mudança nos hábitos nutricionais são as principais modificações no estilo de vida que podem auxiliar a reduzir a pressão arterial. Conforme GRAVINA et al. (2007) se praticados regularmente, exercícios físicos entram como um elemento eficaz no controle da hipertensão arterial.  

Brandão (2008, p.78) diz que, algumas medidas que reduzem a pressão arterial são: redução do peso, redução da ingestão de sal, limitação do consumo de álcool, atividade física e aumento do consumo de frutas e vegetais, redução do uso de gorduras saturadas.

        O treinamento resistido é uma modalidade de exercício muito importante para a população hipertensa e cardiopata, visto que se mostrou eficiente para aumentar a força muscular, uma das principais habilidades físicas que contribuem para a melhora da capacidade funcional e qualidade de vida desta população. Com a pratica regular do exercício resistido, a pressão arterial diminui em repouso, o que a torna uma poderosa aliada no controle da hipertensão arterial.  

Algumas das principais adaptações fisiológicas ao treinamento resistido que esses grupos especiais podem adquirir logo nas semanas iniciais são: aumento da densidade óssea, aumento da capacidade aeróbia máxima, aumento da força, resistência e potência muscular, diminuição do tecido adiposo total, melhora da composição corporal e maior equilíbrio dinâmico e estático.

Realizar exercícios resistidos (musculação), no caso dos hipertensos, devem ser feitos com sobrecarga de até 50 a 60% de uma repetição máxima (1RM – carga máxima que se consegue levantar uma única vez) e o exercício deve ser interrompido quando a velocidade de movimento diminuir (antes da fadiga concêntrica), momento em que o indivíduo não consegue mais realizar o movimento.’ (BRANDÃO, 2008, p.46)

‘Pessoas com problemas de hipertensão utilizarão entre 40% e 50%, evitando os isométricos e a retenção de ar.’(SIMÓN, 2006, p.24) Hipertensos também devem cuidar com as pegadas que devem ser realizadas de maneira leve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (126.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com