TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO SOBRE DIFICULDADES MOTORAS ADQUIRIDAS EM FASE ESCOLAR

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO SOBRE DIFICULDADES MOTORAS ADQUIRIDAS EM FASE ESCOLAR

Centro Universitário Claretiano

BATATAIS

2014

Sumário

1.Etapa 1. 3

1.1 Pesquisa e visita nas escolas 3

1.2 Introdução 3

1.3 Desenvolvimento(observação nas escolas) 3

1.3.1Escola publica :E.E.P.S Musa-Ribeirão Preto 3

1.3.2 Escola particular:Colégio Laura-Ribeirão Preto 4

2.Etapa 2 4

2.1Elaboração de aula para tratar dificuldades observadas 4

2.2.1Escola pública 4

2.2.2Introdução 4

2.2.3 Faixa etária 4

2.2.4 Duração da aula 5

2.2.5 Objetivo 5

2.2.6 Materiais utilizados 5

2.2.7 Desenvolvimento 5

2.2.8 Conclusão 5

2.2.9 Escola particular 5

2.3.1 Introdução 5

2.3.2 Faixa etária 6

2.3.3 Duração da aula 6

2.3.4 Objetivo 6

2.3.5 Materiais utilizados 6

2.3.6 Desenvolvimento 6

2.3.7 Conclusão 6

4. Conclusões finais 6

1.Etapa 1.

1.1 Pesquisa e visita nas escolas

1.2 Introdução

Nesse projeto abordaremos as dificuldades motores de crianças na faixa etária de 8 a 14 anos de escola particular e pública. O Objetivo central desse trabalho é retratar as diferença dessas dificuldades motoras em crianças de classes sociais diferentes, e como tratar essas dificuldades em cada ambiente.

Inicialmente, devemos esclarecer o que significa a dificuldade na coordenação motora, que pode ser entendida como um prejuízo acentuado do desenvolvimento da coordenação dos movimentos do corpo, com desempenho significativamente abaixo do esperado para a idade cronológica e nível cognitivo da criança, nas atividades diárias que requerem coordenação motora como pular,correr enfim atividades que requerem coordenação dos membros principais do corpo.

Para o desenvolvimento desse projeto foram feitas visitas em duas escolas ,uma particular e outra publica,onde pude observar durante as aulas de educação física quais eram as principais dificuldades das crianças .

1.3 Desenvolvimento(observação nas escolas)

1.3.1Escola publica :E.E.P.S Musa-Ribeirão Preto

Endereço:Rua Espírito Santo 535-Bairro Ipiranga-sp

Nessa escola observei 4 series diferentes com alunos entre 8 e 14 anos totalizando uma media de 80 alunos, em aulas que exigiam uma boa coordenação devido as atividades serem de correr ( jogar bola),pular (pular corda),velocidade e raciocínio rápido(jogo de queimada).São crianças de forma geral ágeis ,em sua maioria com boa forma física e notei que os professores trabalham de forma mais livre com esses alunos,devido os mesmos apresentarem boa coordenação motora e serem crianças super agitadas.

Considerando que a maioria dessas crianças não tem acesso a tanta tecnologia como internet,vídeo games e tecnologias em geral,elas encontram outra forma de diversão e descontração mais ativa onde si movimentam mais e tem um gasto calórico interessante que as mantém com saúde e boa coordenação,eliminando problemas motores.

1.3.2 Escola particular:Colégio Laura-Ribeirão Preto

Endereço:Rua Espírito Santo 830,Bairro Ipiranga-sp

Nessa escola também observei 4 series diferentes com alunos entre 7 e 15 anos totalizando uma média de 70 alunos,nessa escola as turmas são numericamente menores , constatei que mais de 10% dos alunos tem algum tipo de dificuldade motora adquirida como falta de equilíbrio,correr,arremessar,chutar,saltar apresentando até timidez para a execução das atividades,são crianças que si isolam em pequenos grupos e todas focadas em algum aparelho tecnológico,os professores apresentam mais dificuldade para fazer os alunos executarem as atividades devido ambos não prestarem atenção ,em sua maioria com excesso de peso.

2.Etapa 2

2.1Elaboração de aula para tratar dificuldades observadas

Nessa etapa será elaborada uma aula ,na qual desenvolvi de acordo com as dificuldades motoras encontradas em cada escola .

2.2.1Escola pública

2.2.2Introdução

Escola publica : E.E.P.S Musa-Ribeirão Preto

Nessa escola optei por elaborar uma aula mais tranquila devido os alunos serem muito agitados e com uma coordenação motora muito boa,escolhi por montar uma aula de dança onde os alunos também exercerão os membros porém tem a musica que da um diferencial e que será algo mais lúdico para esses alunos.

2.2.3 Faixa etária

8 a 14 anos (crianças)

2.2.4 Duração da aula

Duração media de 50 minutos

2.2.5 Objetivo

Trabalhar os membros de forma mais lúdica e sair um pouco da rotina desses alunos que geralmente são agitados e fazem atividades de grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com