TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades Encontrada No Espaço Escolar Ao Tratar A Divercidade

Pesquisas Acadêmicas: Dificuldades Encontrada No Espaço Escolar Ao Tratar A Divercidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O reconhecimento e a valorização da Diversidade, tem como processo fundamental o ensino aprendizagem. O educador deve fazer com que a criança seja respeitada dentro das suas possibilidades, alcançando desta maneira a construção do seu conhecimento.

A educação é um direito social fundamental e tem como desafio construir uma prática pedagógica que ultrapasse preconceitos e barreiras sociais.

É portanto, para que isso ocorra se faz necessário a construção de uma escola criativa e de qualidade social, na qual a sala de aula possa se concretizar em múltiplos espaços educativos. O pedagogo tem seu papel importante como agente que contribui para o desenvolvimento do educando. Por isso devemos ser inovadores, criativos, ter uma visão ampla das diversas dificuldades que podemos encontrar dentro da sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

O pedagogo deve assumir um papel de cooperação e solidariedade junto com o professor. O respeito as ideias e maneiras particulares também devem ser levados em consideração. Mas o professor não é o único a ser respeitado, portanto, deve se considerar o aluno e suas necessidades.

Pedagogo e professor devem juntos, diante de cada situação, refletir, buscar soluções, construir estratégias e tomar decisões.

É preciso diversificar o tipo de ajuda se necessário for oferecer ao professor informações específicas que facilitem as relações em sala de aula, ouvir o aluno, saber como ele é e suas necessidades também é essencial, tanto para o professor como para o pedagogo.

O agrupamento dos alunos deve ser uma ação planejada pelo professor. O conhecimento dos alunos, o que se pretende com as aproximações realizadas em ambiente escolar, em sala ou fora dela, características pessoais, enfim, uma série de detalhes que se forem esquecidas pode resultar em improdutividade. Levados esses aspectos em consideração o responsável pelo aluno deve se preocupar em garantir que as atividades sejam repletas de desafios, possibilitando que os alunos juntos possam progredir.

É essencial para o professor organizar suas ações. Na verdade a analise e a discussão coletivas do trabalho que será realizado facilita sua aceitação. Essa organização requer disciplina e uso adequado do tempo. Preparar atividades considerando todo o grupo, as lições de casa, levar em conta os espaços coletivos na escola e para que os alunos possam se apropriar da proposta .Tudo com o objetivo de facilitar a produção do aluno. Uma vantagem nesse tipo de trabalho é a troca entre professor e aluno.

É importante colocar que mesmo com esse trabalho o professor pode encontrar dificuldades. A diferença esta em rever a organização do trabalho pedagógico e ações. Buscar novas estrategias é essencial ao trabalho docente.

Questionando um pedagogo, o mesmo relata que atualmente tem um aluno com 4 anos que apresenta um problema na fala. Ela diz que foi muito fácil perceber o problema de fala do aluno, pois nem o nome dele ele pronuncia corretamente. Inicialmente ela conversou com a mãe para saber mais sobre o aluno, o que foi muito bom. Orientou a mãe a buscar ajuda de um especialista para o filho, o que ela tenta até hoje.

Passou a conversar com os outros alunos para respeitarem a maneira que o coleguinha falava pois muitas vezes eles riam, com o que era dito erradamente. Hoje os próprios colegas tentam ajudar, falando errado, mas sem pressão.

De acordo com colegas e pesquisas feitas, a maior dificuldade é receber o educando em um ambiente adequado, como por exemplo:espaço físico e materiais apropriados para o desenvolvimento do mesmo. Sabemos que esses são alguns exemplos, mas temos também, um grande número de alunos em sala, o que compromete o trabalho do educador. Outro fato importante seria uma formação específica e maior em relação às várias necessidades especiais apresentadas pelos alunos, pois sabemos que cada caso é um caso e deve ser tratado com o maior conhecimento, para suprir as expectativas e necessidades dos educandos.

Em um relato de professor ele diz que não tem aluno que sofra algum tipo de preconceito, mas que o aluno que apresenta esse tipo de dificuldade necessita ter um acompanhamento com a fonoaudióloga, que junto com a família e até mesmo com o professor, poderá auxiliar o educando com atividades específicas para ajudar em seu desenvolvimento. O acompanhamento da família e de um profissional na área é fundamental para um bom resultado.

O professor tem que receber o educando de forma acolhedora e mostrar que ele é um ser humano capaz. Depois desenvolver atividades que possam ir de encontro com as necessidades do mesmo e preparar aulas que tenham atrativos, sem colocá-lo como diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com