TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percussão Corporal

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 6

1 - APRESENTAÇÃO:

Neste trabalho iremos falar sobre percussão corporal visando levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possível conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc. - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.

       Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separamos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco.

No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical. Nas aulas tentamos descobrir diferentes maneiras de se produzir sons e criar uma sintonia entre o grupo para que pudéssemos criar o ritmo certo para as cantigas escolhidas. Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.

2 - METODOLOGIA:

Alunos de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Goiânia, realizam um trabalho sobre percussão corporal da disciplina de Atividades Rítmicas. No inicio do trabalho tivemos dificuldades na questão de habilidades motoras, alguns alunos tiveram dificuldades para se expressarem por causa da timidez, mas ao decorrer dos ensaios, conseguimos desenvolver e descobrir sons e ritmos para criar as musicas escolhidas. Foi desafiante para nós termos que criar ritmos e sons apenas com os sons produzidos com o corpo, então usamos a criatividade e descobrimos sons apartir de palmas, assovios, batida de pés e de mãos, sons com a boca etc.

No processo de criação, primeiro escolhemos as musicas que seriam trabalhadas, depois começamos a definir os sons que dariam o ritmo certo para cada musica. Neste trabalho tivemos pontos positivos e negativos. Os positivos foram a participação de todo o grupo, que contribuiu significamente para o sucesso deste trabalho. Os negativos foi o grupo não poder se reunir mais vezes, então tivemos poucos ensaios para trabalhar, mas apesar disso, conseguimos em pouco tempo desenvolver bem este trabalho.

3 - PERCUSSÃO CORPORAL:

A percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada, entre outras finalidades, como recurso sonoro e musical. Nos últimos 10 anos, cresceu interesse para os tipos de técnica existentes e para os ainda em desenvolvimento.

Em várias culturas, podemos observar a presença da percussão corporal como recurso sonoro e musical. Em cada lugar, ela é desenvolvida dentro de um estilo e, conforme analisamos seu tipo de técnica e nível de complexidade, podemos até identificar diálogos com o respectivo contexto cultural.

A percussão, de modo geral, é uma prática bastante associada a culturas populares e a percussão do corpo acompanha este mesmo trajeto. Em atividades de cultura popular, dança e a música trabalha quase sempre juntas, e nesses ambientes podemos encontrar vários tipos de percussão corporal.

4 - BARBATUQUES:

É o nome de um grupo musical que usa a técnica de percussão corporal, onde se utiliza o recuso sonoro e musical do nosso próprio corpo. Barbatuques se tornou o nome de sua própria técnica, que foi trabalhada e desenvolvida inicialmente por Fernando Barbosa, ele foi criador e diretor do grupo, que foi fundado no ano de 1995.

A técnica começou a ser usada a partir da transposição dos sons de instrumentos para os sons realizados com o próprio corpo, com isso foi se desenvolvendo uma ampla variedade de timbres corporais. A trajetória do Barbatuques contribuiu para a música corporal divulgada mundialmente como uma estética contemporânea e uma importante ferramenta educacional.

O grupo Barbatuques é formado por 15 integrantes, que percorre o país e o exterior com uma agenda regular de shows e diversos eventos em empresas, escolas, fundações culturais etc. O grupo possui três CDs lançados, o mais recente para o público infantil “Tum Pá” (2012), além de “Corpo do Som” (2002) e “O seguinte é esse” (2005) e dos DVD “Corpo do Som ao Vivo” (2007) e “Tum Pá ao Vivo”(a ser lançado no segundo semestre de 2014). Ao longo da carreira, foi contemplado com prêmios como o “Prêmio TIM de Música Brasileira”, como melhor grupo de MPB (2006). Entre tantos eventos importantes e turnês internacionais, destacam-se: as participações na Copa do Mundo da África (2010) e no evento oficial da FIFA em Johanesburgo para o anúncio da Copa de 2014; a presença nas seis edições já realizadas do International Body Music Festival (nos EUA, Brasil e Turquia); as participações em feiras e exposições como a Feira de livro de Frankfurt (2013) e a ExpoShangai (China-2010); apresentações em grandes festivais como Festival Europalia (2011, Bélgica), Paleo e Ella Fritzgerald em Genéve (Suiça – 2008), Festival de Nyon (França – 2008),  Festival Lollapalooza Brasil (2014), além de shows na Espanha, Líbano, EUA, entre outros. O grupo também participou de espetáculos e gravações junto a artistas como Bobby McFerrin (EUA), Camille (FRA), Çudamani (Indonésia), Keith Terry (EUA), One Giant Leap (UK), Stênio Mendes (BRA), Badi Assad (BRA), MarkuRibas (BRA) , Chico César (BRA), Naná Vasconcelos (BRA), Robertinho Silva (BRA), Djalma Correa (BRA), entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com