TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre a importância das olimpíadas

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ – UNINOVAFAPI

IAGO ALVES COSTA

IMPORTÂNCIA DAS OLIMPÍADAS 2016 PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

TERESINA – PI

2015

IAGO ALVES COSTA

IMPORTÂNCIA DAS OLIMPÍADAS 2016 PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Práticas Interdisciplinares, no Curso de Educação Física.

Professor:  Aureliano Machado

TERESINA – PI

2015

Por volta de 2500 a.c. os jogos olímpicos começaram a ser disputados como forma de homenagens aos deuses, principalmente Zeus. Os gregos criadores desses jogos se reuniam no santuário de Olímpia (por isso que surgiu o termo de olímpiadas). O evento era tão importante que as guerras eram interrompidas.

Os participantes das competições, poderiam ser apenas cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo. Os vencedores eram recebidos em suas cidades como heróis. O único prêmio era uma coroa trançada por folhas de louro, símbolo da maior vitória.

Os primeiros jogos olímpicos da era moderna, ocorreram no ano 1896, em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy (1863-1937), o barão de Coubertin. Participaram 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta livre, natação e tênis.  Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira. Atualmente os jogos olímpicos se tornou o maior evento desportivo do mundo, reunindo atletas de várias partes, que concorrem em diversas categorias de esporte.

No próximo ano o Brasil será o país sede das olímpiadas, e o que muito tem se falado é o que essas obras deixarão para as cidades em termos de infraestrutura e mobilidade urbana. Mas, para além da discussão do investimento físico, temos que levar em consideração o legado social para a sociedade brasileira.

Nos últimos anos, o esporte veio recebendo apoio de órgãos públicos, graças a lei de inventivo ao esporte, sancionada em 29 de dezembro de 2006. Com essa Lei, pessoas físicas e jurídicas podem incentivar projetos esportivos, de modalidades olímpicas, paraolímpicas e outras, por meio de doações ou patrocínios, usando para isso um percentual a ser descontado do valor devido ao Imposto de Renda

[pic 1]

Fonte: ME/SE/SLIE

. Está mais do que provado que a atividade física regular proporciona benefícios à saúde, atuando sobre todos os sistemas do organismo.  Apesar disso a grande maioria da população não pratica regularmente qualquer tipo de esporte, pelo motivo de não existir no país espaços físicos adequados e suficientes para as atividades esportivas, nem os equipamentos necessários a estas. Com isso o improviso acaba sendo a saída para os praticantes.

O esporte tem papel de destaque porque promove a integração dos aspectos físico e mental. Sua prática pode configurar um mecanismo de valores e aprendizagens. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade, e com a realização dos jogos olímpicos no Rio em 2016, se espera um grande crescimento na procura por esportes. Os alunos da rede pública de ensino serão estimulados a prática esportiva.

O maior legado que as olímpiadas devem deixar é a consciência sobre a importância da prática de esportes. Devemos considerar a pratica de esportes como um bel social, que pode ser visto como um aspecto além do lazer, da educação e da saúde, mas como forma pratica de formação de cidadãos.

Com a passagem dos jogos olímpicos, o governo atual deverá de investir em mais categorias de base, onde as consequências serão mais eficientes no esporte de alto rendimento. O que acontece no Brasil agora, é que o investimento só está direcionado nas equipes de ponta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com