TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula de Futsal - Sistema 3x1

Por:   •  1/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

PLANO DE AULA

  • IDENTIFICAÇÃO

NOMES:

TEMA: Sistemas de ataque no Futsal.

PÚBLICO ALVO: 2° ano do Ensino Médio.

  • OBJETIVO

Trabalhar o sistema de ataque 3x1.

  • CONTEÚDO

-AQUECIMENTO

Primeiramente os alunos irão brincar de “carimba ameba”. Após a brincadeira eles se dividirão em duplas com uma bola de futsal para cada dupla, a fim de trabalhar fundamentos básicos do futsal como passe, domínio, condução, drible/finta e cabeceio. A cada fundamento realizado será efetuado um tipo de alongamento.

-DESENVOLVIMENTO[pic 2]

Atividade 1 – 2×1 com área delimitada

Objetivos: método global ou complexo de como defender um pivô e um atacante, de como e quando passar a bola para o pivô e de como ocupar os espaços da quadra jogando com limitação de sua área de atuação – situação típica dos pivôs.

Para aproveitar melhor o espaço da quadra, os alunos se dividirão em dois grupos e em cada grupo terá um pivô (número 3), um defensor (número 1) e um atacante (número 2). O atacante faz o passe para o pivô que deve girar para cima do defensor e passar coma bola dominada entre os pratinhos, enquanto o defensor terá que impedi-lo. O defensor pode antecipar o passe do atacante para o pivô, trabalhando antecipação (defensor) e proteção da bola (pivô). O atacante não poderá ajudar o pivô então ele faz o passe e espera o término da jogada que ocorrerá caso o pivô passe os pratinhos ou o defensor roube a bola. Após a finalização da jogada, o atacante vai para o lugar do pivô, o pivô para o do defensor e o defensor vai para o final da fila.

Nessa atividade não deve explicitar que é um trabalho para o pivô, o objetivo é que os alunos possam desenvolver esse raciocínio sozinhos.

[pic 3]

Atividade 4 – 2x(1+goleiro) com área delimitada

Conversar

Vivenciar a mesma situação agora tendo como objetivo fazer gols, seja pelo atacante, seja pelo pivô.

O atacante terá que trazer para esse jogo os conceitos aprendidos – se o pivô estiver marcado, manter a bola consigo, mas agora, visando à progressão ao gol adversário; se o marcador tentar sair para marcá-lo, visando recuperar a posse da bola, buscar o pivô que estará desmarcado, para que ele receba a bola e finalize a gol. O pivô só poderá se movimentar entre os pratinhos enquanto o atacante e o defensor são livres. Mantém a relação dos rodízios.

[pic 4]

[pic 5]

-VOLTA Á CALMA

Com o grupo de pé em círculo, o participante escolhido para começar faz um gesto como bater palmas ou bater os pés, por exemplo. O jogador do lado esquerdo deve imitar o gesto do primeiro e acrescenta um novo, fazendo o movimento logo em seguida. A brincadeira segue com cada participante imitando os gestos dos anteriores e inventando um gesto novo. Quem erra a sequência sai da roda.

  • RECURSOS PEDAGÓGICOS

Bolas, cones, coletes, apito e quadra poliesportiva.

  • FORMA DE AVALIAÇÃO

Abrir para que dúvidas sejam colocadas ao professor e outros alunos. Refletir sobre a dificuldade de atividade e reforçar os conceitos básicos do esquema 3x1 e de quando passar a bola ao pivô. Bem como quais as ações que o defensor deve ter para que, mesmo em inferioridade numérica, consiga facilitar sua atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (317.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com