TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Ação

Por:   •  19/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento motor ifanto-juvenil

Uma Visão geral do desenvolvimento motor

1.1 - As capacidades coordenativas (programas motores segundo a nomenclatura literária americana) é o processo de regulação e orientação do movimento, que habilita dominar de forma segura as ações motoras em situações previsíveis (estereotipado) e imprevisíveis (adaptação).

O desenvolvimento e aprendizagem se perpetua dês da concepção até a morte, ou seja, durante todo o ciclo da vida estamos hábitos a aprender coisas novas que nos auxiliarão para atingir patamares mais elevados. Quando mencionamos a formação-aprendizagem-esportiva o que vem em mente é a mecânica do movimento que devemos padronizar e preconizar como a principal a ser estimulada (técnica), entretanto, além dos aspectos físicos que precisam ser desenvolvidos, existem os aspectos cognitivos e afetivos que são de grande valia para a execução "inteligível" do movimento.

O desenvolvimento ele é particular, ou seja, existem estágios e períodos para a aprendizagem, porém, cada organismo reage de maneira distinta. A aquisição de um novo desenvolvimento depende da capacidade biológica de cada indivíduo, sendo assim, o desenvolvimento varia de indivíduo para indivíduo. O desenvolvimento está inteiramente associado a 2 recipientes, sendo a terminologia apregoada como, hereditário intrínseco (genética e biótipo) e ambiental extrínseco (meio ambiente fenotipo) sendo o segundo de grande influência da figura do profissional/professor de educação física.

O nível de desenvolvimento de um indivíduo pode ser observado mediante a idade cronológica, sabendo o ano em que o indivíduo nasceu consegue-se ter uma idéia sobre a idade cronológica e, consequentemente, detectar qual nível, estágio ou período o indivíduo se encontra. Vale a pena ressaltar que, embora o desenvolvimento esteja atrelado a idade, ele não depende dela. Pode ocorrer de uma criança de 10 anos ter um desenvolvimento precoce e está atravessando o mesmo período que uma criança de 11/12 e/ou pode ocorrer do mesmo está em um desenvolvimento tardio e está atravessando um desenvolvendo de uma criança mais nova. O ideal é que ela esteja em sua idade sensível para o desenvolvimento pois, dependendo do contexto ao qual está inserido (Ex. participando de treinos de futebol categoria sub10), pode ocorrer dela receber estímulos precoce caso não esteja em sua idade sensível para tal estímulo.

Para descobrir a idade biológica existem alguns métodos a serem analisados como: Idade Morfológica que fornece a estrutura das dimensões corporais (peso e altura) segundo aos padrões normativos. Idade óssea através do esqueleto. Idade dental dês da aparição do dente até o fechamento da raiz e por fim a Idade Sexual.

Dentro da terminologia, existem 3 nomenclaturas que se refere ao crescimento e desenvolvimento, sendo elas, crescimento físico que no seu sentido mais puro é o aumento do tamanho do corpo e das células. Desenvolvimento é o nível elevado que o indivíduo vai adquirindo em termos de funcionar melhor, e por fim, a Experiência que é a capacidade de resistência mediante as mudanças dos contextos externos.

Existem áreas do comportamento que precisam ser padronizadas como as cognitivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com