TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula Benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para Segurados: Noções Gerais

Por:   •  22/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

situações didáticas que levassem os alunos a alcançar estágios maduros das habilidades motoras, a fim de que todos pudessem executar satisfatoriamente as atividades cotidianas.

Tirante o fato de ambas as concepções de ensino recorrerem à psicologia como campo epistemológico principal, em termos práticos as semelhanças são poucas. Enquanto na proposta psicomotora a realização de movimentos é o principal meio da atividade educativa, a vertente desenvolvimentista preocupa-se, sobretudo, com a qualidade da execução, tida como finalidade principal da Educação Física.

O que se percebe até aqui é que tais propostas se amparavam em uma visão descontextualizada, monocultural e excludente de educação, bem ao gosto da sociedade capitalista da época, mas absolutamente distantes das atuais demandas sociais e, principalmente, pedagógicas da contemporaneidade. Tratam-se de perspectivas tecnicistas da Educação Física fundamentadas nas teorias não críticas da educação, pois não é seu propósito promover uma análise nem tampouco a compreensão da ocorrência social das práticas corporais. Não possuem o menor compromisso com a resolução dos problemas sociais que promovem a injustiça, a desigualdade e as condições de vida degradantes de uma grande parcela dos cidadãos.

Os anos 1980 também foram marcados pelo questionamento do papel que a escola exercia no sistema capitalista. Inúmeros trabalhos sinalizaram o viés reprodutivista10 da instituição e sua condição de agência a favor da perpetuação das condições sociais vigentes. Um país que enfrentava o processo de redemocratização teria, obrigatoriamente, que combater o elitismo reinante dentro dos muros escolares. Em termos teóricos, o materialismo-dialético tornou-se a principal referência para explicar o fenômeno e, simultaneamente, oferecer alternativas de superação. Como não poderia deixar de ser, a Educação Física, enquanto prática social e experiência formativa, também sofreu as influências dos debates reformistas que se instauraram na sociedade brasileira.

Sem sombra de dúvida, o componente vivenciou uma mudança paradigmática ao adotar as ciências humanas como campo teórico. A transformação mais evidente foi a sua inserção na área das linguagens a partir do entendimento da gestualidade como forma de comunicação. Os movimentos, devidamente contextualizados, passaram a ser vistos como recursos que os grupos sociais empregam para veicular intenções e pensamentos.

10 Também denominadas teorias da correspondência, as análises crítico-reprodutivistas apontaram as práticas pedagógicas, os conhecimentos ensinados e as relações estabelecidas no seu interior como mecanismos de manutenção da desigualdade social. O privilégio concedido à cultura dominante e à reprodução do sistema fabril no interior da escola transformaram-se em objeto de questionamento. Pelo seu intermédio, a escola exercia uma função social e política a serviço dos setores dominantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com