TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porfolio Sobre Águas

Por:   •  16/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 10

        [pic 1]

Atividades humanas que afetam a qualidade da água.

Existem diversas atividades humanadas que interferem na qualidade da água. Algumas delas são: produção agrícola, industrial e mineradora, infraestrutura hídrica; e lançamento de efluentes domésticos não ou parcialmente tratados em sistemas aquáticos. Além disso, podemos destacar também o crescimento demográfico, urbanização e mudanças climáticas como responsáveis pelo aumento dessa poluição.

Agricultura

Com o grande crescimento de atividades agrícolas no mundo, houve um aumento também de cargas poluentes com o aumento do escoamento de resíduos de nitrogênio, fosforo e agrotóxicos nas águas superficiais e subterrâneas. Algumas atividades agrícolas que causam impacto na qualidade da água são: uso de agrotóxicos, irrigação, aração, entre outras.

Indústria e produção de energia

As atividades industriais são grandes causadoras de impactos na qualidade da água. O uso da produção de energia elétrica é responsável por quase 20 por cento do total global de captação, causando a volta da água na fonte com pouca qualidade. Algumas atividades industriais que contribuem para a baixa qualidade em todo o mundo são: usinas termoelétricas, fábricas de papel/celulose, de produtos farmacêuticos, de semicondutores e de produtos químicos, refinarias de petróleo, unidades de engarrafamento, bem como processos como mineração e perfuração.

Mineração

A mineração e a perfuração para exploração e produção de combustíveis fósseis trazem à superfície materiais das profundezas da terra, podendo ser extremamente poluídas por sais presentes nas próprias águas subterrâneas; metais como chumbo, cobre, arsênio e zinco, provenientes da rocha; compostos de enxofre lixiviado da rocha; e mercúrio ou outros materiais utilizados nos processos de extração e beneficiamento. Esses materiais podem alterar o PH da água de drenagem e causar destruição ecológica significativa, destruindo habitats e provocando assoreamento e contaminação por metais pesados e outros poluentes.

Infraestrutura hídrica

Com a construção de infraestruturas de abastecimento de água, como adutoras de sistemas de irrigação e barragens com o intuito de recreação e controle de inundações há uma alteração significativa da qualidade da água por meio de vários mecanismos, podendo ocasionar retenção de sedimentos e afetar os regimes de temperatura, o que provoca continua alterações nos ecossistemas. Já através de sistemas de irrigação, que retiram água de rios ou lagos para usos consuntivos e produção de alimentos, há a redução dos fluxos disponíveis para sistemas naturais. Com isso, há a alteração da produtividade biológica e as características dos ecossistemas aquáticos que, por sua vez, afetam não apenas a flora e a fauna, modificando os ecossistemas originais, populações de peixes e anfíbios e aves, mas também os aspectos econômicos e políticos.

Disposição inadequada de esgotos domésticos

Um dos maiores causadores dos problemas da qualidade da água é o despejo de esgotos domésticos não tratados em águas naturais. a. Em todo o mundo, 2,5 bilhões de pessoas carecem de acesso à água potável e de tratamento e disposição adequada dos seus esgotos domésticos básico (UNICEF e WHO, 2008).  Do esgoto coletado nos países em desenvolvimento, mais de 80 por cento é lançado, sem tratamento, em corpos de água receptores (UN WWAP, 2009). A defecação em

terreno aberto apresenta um altíssimo risco para a saúde humana e compromete sobremaneira a qualidade dos corpos de água adjacentes. Dezoito por cento da população mundial ou 1,2 bilhão de pessoas defecam em terreno aberto (UNICEF e WHO 2008). Através da medição de coliformes fecais na água, por contaminação de esgotos domésticos ou de animais, há indícios de carência de saneamento adequado, bem como a existência de agentes patogênicos.

Crescimento demográfico, urbanização, desenvolvimento
O grande crescimento da população mundial, e a procura por vivência nas áreas urbanas, aumentam cada vez mais os problemas hídricos no mundo. Com isso, são criados maiores volumes de resíduos domésticos e de esgoto, ocasionando sobrecarga em rios e sistemas de tratamentos, resultando o aumento da poluição das águas. Além disso, os investimentos em tratamento de água nos países em desenvolvimento, não são suficientes, fazendo com que grande parte dos efluentes permaneça sem tratamento. Outros problemas gerados pelo crescimento das áreas urbanas são a grande quantidade de superfícies impermeáveis que aumentam os volumes de água de escoamento de ruas, provocando o transporte de produtos poluentes como óleos, metais pesados, borracha e outros resíduos automobilísticos para rios e cursos de água. A redução do volume de água que infiltra no terreno também pode afetar a quantidade e a qualidade das águas subterrâneas. O escoamento de águas pluviais pode se somar aos outros efluentes das áreas urbanas, produzindo volumes que ultrapassam a capacidade dos sistemas de tratamento. O grande crescimento populacional gera uma necessidade de aumentar a produtividade agrícola, necessitando uma maior produtividade, tendo que ampliar as áreas irrigadas. Com isso, aumenta-se o uso de fertilizantes e agrotóxicos, causando o aumento da poluição das águas servidas da irrigação.

Mudanças climáticas
As mudanças climáticas são uma das grandes responsáveis pela poluição de águas doces do planeta. Com a instabilidade de temperatura global, e o aumento do aquecimento desacelerado, há uma mudança da temperatura e qualidade da água, afetando o ecossistema do planeta, já que a temperatura em que a água se encontra, influencia na qualidade da água da superfície e regula a quantidade de oxigênio dissolvido na água, influenciando nas reações químicas e biológicas, influenciando nos tipos de vida aquática que irão sobreviver naquele ambiente. Além disso, com o aumento da temperatura, as chances de acontecerem variabilidades climáticas e aumento dos riscos de eventos hidrológicos extremos, como enchentes e secas, é cada vez maior. É provável que um aumento das condições de seca nessas regiões provoque a concentração de poluentes e crescente escassez de água. Nas regiões que experimentarão aumentos de precipitação, maiores volumes de água de escoamento superficial apresentarão desafios próprios para a qualidade da água. Os poluentes associados a atividades humanas, inclusive agrotóxicos, metais pesados e matéria orgânica, poderão escoar com maior rapidez para as águas superficiais, não deixando tempo suficiente para a filtração natural e a infiltração de águas superficiais para as águas subterrâneas (Kundzewicz et al., 2007). Contudo, em algumas regiões, estes mesmos aumentos dos fluxos poderão servir para diluir os contaminantes, assim melhorando a qualidade da água (Carr e Neary, 2008). Para evitarmos catástrofes ainda maiores relacionadas a mudanças climáticas, é necessário que sejam coletados dados de qualidade de água para realização de medidas de adaptações para gestão da qualidade das águas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com