TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programaçã Para Internet - Porfolio 1

Ensaios: Programaçã Para Internet - Porfolio 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

Pesquise sobre as tecnologias abaixo:

1) Servlet

Servlet é uma classe Java usada para estender as funcionalidades de um servidor. Apesar dos servlets poderem responder a quaisquer tipos de requisições, eles normalmente são usados para estender as aplicações hospedadas por servidores web, desta forma eles podem ser imaginados como Applets Java que rodam em servidores em vez de rodarem nos navegadores web. Estes tipos de servlets são os equivalentes Java a outras tecnologias de conteúdo Web dinâmico, como PHP e ASP.NET.

Também pode ser definido como um componente semelhante um servidor, que gera dados HTML e XML para a camada de apresentação de uma aplicação Web. Ele processa dinamicamente requisições e respostas.

A API Java Servlet (do pacote javax.servlet) proporciona ao desenvolvedor a possibilidade de adicionar conteúdo dinâmico em um servidor web usando a plataforma Java.

Essa tecnologia disponibiliza ao programador da linguagem Java uma interface para o servidor web (ou servidor de aplicação), através de uma API. As aplicações baseadas no Servlet geram conteúdo dinâmico (normalmente HTML) e interagem com os clientes, utilizando o modelo requisição-resposta.

Os servlets normalmente utilizam o protocolo HTTP, apesar de não serem restritos a ele. Um Servlet necessita de um container Web para ser executado.

Eles são frequentemente usados para:

• Processar ou armazenar dados que foram submetidos de um formulário HTML

• Fornecer conteúdo dinâmico, como os resultados de uma consulta a um banco de dados

• Gerenciar a informação de estado que não existe no protocolo sem estado HTTP, como preencher os artigos em uma cesta de compras de um cliente específico

Tecnicamente falando, um "servlet" é uma classe Java no Java EE que obedece à API Java Servlet, um protocolo pelo qual uma classe Java pode responder a requisições. Servlets podem, em princípio, se comunicar sobre qualquer protocolo cliente-servidor, mas eles são na maioria das vezes usados com o protocolo HTTP. Desta forma, "servlet" normalmente é usado como uma abreviação para "servlet HTTP". Assim, um desenvolvedor de software pode usar um servlet para adicionar conteúdo dinâmico para um servidor web usando a plataforma Java. O conteúdo gerado normalmente é HTML, mas pode ser outro dado como XML. Servlets podem manter estado em variáveis de sessão através de muitas transações de servidores, usando cookies HTTP ou reescrita de URL.

2) JSP

JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web geradas dinamicamente baseadas em HTML, XML ou outros tipos de documentos. Lançada em 1999 pela Sun Microsystems, JSP é similar ao PHP, mas usa a linguagem de programação Java.

Para implantar e executar JavaServer Pages, um servidor web compatível com um container servlet, como Apache Tomcat, Jetty ou Glassfish, é requerido.

Por ser baseada na linguagem de programação Java, tem a vantagem da portabilidade de plataforma, que permite a sua execução em diversos sistemas operacionais, como o Windows da Microsoft, Unix e Linux.

Esta tecnologia permite ao desenvolvedor de páginas para Internet produzir aplicações que acessem o banco de dados, manipulem arquivos no formato texto, capturem informações a partir de formulários e captem informações sobre o visitante e sobre o servidor.

Uma página criada com a tecnologia JSP, após instalada em um servidor de aplicação compatível com a tecnologia Java EE, é transformada em um Servlet.

Arquitetonicamente, a JSP pode ser vista como uma abstração de alto nível de servlets Java. JSPs são traduzidas em servlets em tempo de execução. Cada servlet JSP é armazenado em cache e reutilizado até que a JSP original seja modificada.

JSP pode ser usada independentemente ou como o componente de visão de um projeto modelo-visão-controlador do lado do servidor, normalmente com JavaBeans como modelo e servlets Java (ou um framework como o Apache Struts) como o controlador.

JSP permite que o código Java e algumas ações pré-definidas sejam intercalados com conteúdo de marcação web estático, com a página resultante sendo compilada e executada no servidor que irá entregar um documento. As páginas compiladas, assim como as bibliotecas Java dependentes, utilizam o bytecode Java em vez de um formato de software nativo. Como qualquer outro programa Java, elas devem ser executadas em uma máquina virtual Java (JVM), que se integra com o sistema operacional do host servidor para fornecer um ambiente de plataforma neutra abstrato.

JSPs são normalmente utilizadas para entregar documentos HTML e XML, mas através do uso de OutputStream, elas também podem proporcionar outros tipos de dados.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com