TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Fundamentos da Educação Inclusiva Descrição da atividade

Por:   •  17/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos da Educação Inclusiva

Descrição da atividade

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

Negligência Fase da Negligência, esse momento é conhecido por grande parte da sociedade como a fase da exclusão total. Nesse contexto histórico, as sociedades greco-romanas enalteciam a formosura e a perfeição. As pessoas que nasciam com qualquer tipo de deficiência não se igualavam, muito provavelmente, a esses modelos eram abandonadas, perseguidas ou mortas. Dessa forma, entendemos que eram excluídas da sociedade. No período da Idade Média as pessoas com deficiência eram consideradas amaldiçoadas, sendo as suas deficiências consideradas algo sobrenatural, quem nascia com algum tipo de deficiência era diagnosticada como seres possuídos pelo demônio, então eram maltratadas e marginalizadas pela sociedade, chegando inclusive a sofrerem com a inquisição.

Institucionalização Na fase de institucionalizaçao a medicina tem um avanço e a deficiência deixa de ser algo considerado como sobrenatural e passa a ser tratado como uma doença, muitos achavam que poderia ser algo contagioso, esses individuos passam a ser tratados em hospital psiquiatricos/manicômios. Vale ressaltar que, no Brasil, até o ano de 1800, prevaleceram as Fases da Negligência e da Institucionalização, mantendo as mesmas características. A partir do século 19 a classe cientifica se interessa pela causa e iniciam-se estudos referentes a deficiência mental, deixando de lado a questão sobre a deficiência ser algo sobrenatural ou doença, passando a ter um olhar sobre a necessidade de estudos e união das diferentes áreas. Neste período, os indivíduos com deficiência começam a ser acolhidas por instituições de caridade, de acordo com o pensamento daquela época eles deveriam buscar a salvação da alma.

Criação de Serviços Educacionais Este período ficou marcado como a fase da integração, que transcorreu no século 20, com as primeiras iniciativas oficiais e particulares no atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais. Foram criadas instituições, escolas particulares e instituições que continuam a existir até os dias atuais, como a APAE mesmo não sendo considerada o modelo educacional ideal, ainda assim é considerada a mais importante instituição, possuindo hoje mais de 1000 associações espalhadas por todo Brasil.

Atualidade Na fase atual inicia-se um direcionamento na busca pela inclusão, aos poucos os serviços voltados a educação especial vão ampliando para garantir o acesso, buscando com isso a inserção dos individuos portadores de necessidades especiais no ensino regular. As Politicas Educacionais tem como foco garantir acessibilidade, permanência e sucesso acadêmico dos individuos com necessidades especiais, ofertando serviços especializados para que os memos possam ter condições iguais de aprendizagem. Alguns documentos são considerados importantes para a Educação Especial: 1) Constituição Federal de 1988. 2) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n. 8.069/90.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com