TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CICLO

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Portfólio Ciclo 3.

Descrição da Atividade

Considerando os conteúdos estudados até o momento, realize uma pesquisa e, com base nela, elabore um texto sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área na qual você está se formando e poste-o no Portfólio.      

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e a Educação Física.

Diante das transformações da sociedade e da revolução tecnológica, as formas de comunicação mudaram muito no decorrer dos anos até chegar aos moldes que encontramos atualmente. A facilidade de se comunicar é muito nítida, pessoas de lugares mais diversos conseguem se contatarem a qualquer hora, basta ter um aplicativo com internet, do mesmo modo não é mais necessário sair de casa para visitar uma loja em qualquer lugar do mundo e fazer suas compras. Tal facilidade veio com a evolução da tecnologia, e todos os setores da sociedade precisaram se adaptar para não ficar desatualizados, inclusive a Educação.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são as diferentes formas de se informar e se comunicar por meio de software, hardware e telecomunicações, e no âmbito da educação, vem sendo utilizada como ferramenta importante, pois por não precisar de tempo e espaço homogêneos facilita na flexibilidade para o estudo, permitindo que pessoas que não tinham tempo para se dedicar a um curso e/ou uma faculdade por motivos de trabalho, rotina, distância ou qualquer seja, agora podem flexibilizar seu horário na dedicação de uma atividade acadêmica devido à acessibilidade que essa tecnologia proporciona.

No contexto acadêmico, as TICs são essenciais, pois por meio das tecnologias implantadas podemos ir a fundo nos mais variados temas, através de pesquisas com um número n de fontes em bibliotecas virtuais que, antes dessa possibilidade tinham de ser pesquisados em bibliotecas presenciais não atingindo um número amplo e expressivo de referências. Da mesma forma que as bibliotecas virtuais, temos ferramentas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que é a sala de aula virtual onde se pode acessar as disciplinas ativas, além de fóruns e chats onde se pode manter contato direto com professores e colegas de curso esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências.

As TICs enriqueceram as formas didáticas pedagógicas em todas as modalidades de ensino, nas variadas dimensões dos conteúdos, além de proporcionar o grande crescimento da modalidade da Educação a Distância (EaD). A inclusão das tecnologias nas aulas pode não só viabilizar o auxílio ao ensino regular como também possibilitar diversas formas de inclusão de alunos deficientes. No ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com os programas adequados, as deficiências físicas simplesmente não existem, e os alunos podem participar e interagir em pé de igualdade com qualquer outro aluno. As deficiências não interferem na participação e interação, o que, de certa forma, melhora sua autoestima e participação nos debates desenvolvidos.

No contexto da Educação Física, as TICs auxiliam na busca por materiais, métodos e ajuda na explicação das atividades através da facilidade em prender a atenção do aluno que, devido as muitas transformações na sociedade, está familiarizado com as tecnologias de informação. A possibilidade de o professor mostrar através de vídeos e imagens, de forma mais dinâmica que seria apenas a oratória da atividade, atrai a atenção do aluno que vê nas tecnologias formas mais prazerosas de aprender, tendo o professor que se adaptar e usar essas tecnologias a seu favor. O uso de jogos como ferramenta didática, apesar de criticado por alguns tem se mostrado positivo na aprendizagem. O estudo de Finco e Fraga (2012) aponta que em 2007 um jornal norte-americano enfatizava que centenas de escolas americanas utilizavam o Dance Dance Revolution (DDR) – um tapete de dança que pode ser adotado como ferramenta didática por vários professores que desejam desenvolver o conteúdo dança, mas não possuem intimidade para isso – como parte regular do currículo da Educação Física (Schiesel, 2007, apud Finco; Fraga, 2012). Os autores citam outras pesquisas que evidenciam pontos positivos na utilização do DDR, como o gasto calórico e a manutenção da aptidão cardiorrespiratória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com