TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Neuro Anatomia

Por:   •  3/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.016 Palavras (17 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

JOÃO CARLOS GOULART RISSI

8086966 

PORTFOLIO NEUROANATOMIA

[pic 2]

[pic 3]

BATATAIS

2020

Fundamentado no estudo das leituras indicadas, responda as questões a seguir

1) Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.

O sistema nervoso é classificado anatomicamente em duas partes, sistema nervoso central (SNC), e sistema nervoso periférico (SNP).

SNC: formado pelo encéfalo e a medula espinhal

SNP: formado pelos nervos, terminações nervosas e gânglios nervosos, que conecta o SNC aos órgãos do corpo.

O sistema nervoso também é classificado funcionalmente em duas partes, sistema nervoso somático e sistema nervoso visceral.

S.N. Somático: forma fibras nervosas aferentes e eferentes, função consciente e voluntaria, musculo esquelético.

S.N. Visceral: também forma fibras nervosas aferentes e eferentes, função inconsciente e involuntária, musculo liso, cardíaco e glândulas.

2) Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.

O sistema nervoso apresenta uma substancia branca e uma substancia cinzenta.

A substancia branca corresponde ao corpo celular formado por axônios. A cor cinzenta é formada pelos corpos celulares dos neurônios.

3) O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?

Os neurônios são as principais células do SN, tem um formato ramificado e alongado, e é dividido em três partes:

- Corpo celular, estrutura central evoluída, onde ocorre toda codificação, formação de células e energia.

- Axônio, prolongação das células nervosas, que faz a passagem do impulso nervoso.

- Dendritos, prolongamento que se forma através do corpo celular, formado por fibras nervosas que capta/recebe o impulso nervoso.

 As células de sustentação e proteção dos neurônios são os dendritos, as células em formato de “estrela”.

 4) Defina nervos, gânglio nervoso, núcleos nervosos e tratos nervosos.

Os nervos são feixes de fibra nervosa presentes no sistema nervoso periférico (SNP), são divididos em:

- Nervos Sensitivos: o impulso sai dos órgãos e vai para o SNC

- Nervos Motores: o impulso sai do SNC e vai para os órgãos efetores.

- Nervos Mistos: possui fibras nervosas motoras e mistas.

Gânglios, são aglomerados de corpos de neurônios no SNP, podem ser motores ou sensitivos.

Núcleo, são aglomerados de corpos de neurônio no SNC.

Tratos nervosos, também conhecidos como fascículo, são feixes de axônios presentes no SNC.

 5) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo olfatório (I par), nervo optico (II par), nervo oculomotor (III par), nervo troclear (IV par), nervo trigêmeo (V par) e nervo abducente (VI par).

Nervo olfatório (I) 

O nervo olfatório, é sensitivo; ele contém axônios que conduzem impulsos nervosos relacionados com o olfato. O epitélio olfatório está na parte superior da cavidade nasal, cobrindo a face inferior da lâmina cribriforme, e se estendendo inferiormente ao longo da concha nasal superior. O epitélio olfatório tem como receptores olfatórios os neurônios bipolares. Cada um apresenta um dendrito sensível a odores que se projeta de um lado do corpo celular e um axônio não mielinizado que se projeta do outro lado. Feixes de axônios de receptores olfatórios passam por cerca de vinte forames olfatórios na lâmina cribriforme do etmoide, em cada lado do nariz. Estes cerca de quarenta feixes de axônios formam os nervos olfatórios direito e esquerdo.

Os nervos olfatórios terminam no encéfalo, em massas pares de substância cinzenta conhecidas como bulbos olfatórios. Nos bulbos olfatórios, as terminações axônicas, fazem sinapse com os dendritos e corpos celulares dos próximos neurônios da via olfatória. Os axônios destes neurônios formam os tratos olfatórios, que se estendem posteriormente a partir dos bulbos olfatórios. Os axônios dos tratos olfatórios terminam na área olfatória primária, localizada no lobo temporal.

Nervo optico (II)

nervo óptico, é sensitivo: ele contém axônios que conduzem os impulsos nervosos relacionados com a visão. Na retina, os bastonetes e os cones iniciam os sinais visuais, transmitindo-os para as células bipolares, que enviam estes sinais para células ganglionares. Os axônios de todas as células ganglionares da retina de cada olho se unem para formar o nervo óptico, que passa pelo forame óptico. Cerca de 10 mm atrás do bulbo do olho, os dois nervos ópticos se cruzam e formam o quiasma óptico. No quiasma, os axônios da metade medial de cada olho cruzam para o lado oposto, os axônios da metade lateral permanecem no mesmo lado. Posteriormente ao quiasma, estes axônios reagrupados formam os tratos ópticos, a maioria dos axônios dos tratos ópticos termina no núcleo geniculado lateral do tálamo, onde eles fazem sinapse com neurônios cujos axônios se estendem até a área visual primária no lobo occipital. Uns poucos axônios passam pelo núcleo geniculado lateral e se projetam para os colículos superiores do mesencéfalo e para núcleos motores do tronco encefálico, onde fazem sinapse com neurônios motores que controlam os músculos extrínsecos e intrínsecos do bulbo do olho.

Nervo oculomotor (III), Nervo troclear (IV) e Nervo abducente (VI)

Os nervos oculomotor, troclear e abducente são nervos cranianos que controlam os músculos responsáveis pelo movimento dos bulbos dos olhos, são nervos motores e, quando saem do encéfalo, contêm apenas axônios. Os axônios sensitivos dos músculos extrínsecos do bulbo do olho começam seu curso em direção ao encéfalo em cada um destes nervos, mas eles acabam se unindo ao ramo oftálmico do nervo trigêmeo. Os axônios sensitivos não chegam ao encéfalo pelos nervos oculomotor, troclear ou abducente. Os corpos celulares dos neurônios sensitivos unipolares se situam no núcleo mesencefálico e entram no encéfalo pelo nervo trigêmeo. Estes axônios transmitem impulsos nervosos dos músculos extrínsecos do bulbo do olho relacionados com a propriocepção – a percepção dos movimentos e da posição do corpo independente da visão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com