TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de preparação fisica geral

Por:   •  29/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

ROSANE ELISA ALVES MACHADO 8070089

Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO DE PREPARAÇÃO FISICA GERAL

Sérvio Antônio Bucioli

Centro Universitário Claretiano

BELO HORIZONTE

2018

Descrição da atividade

 Leia atentamente os enunciados das atividades e responda as duas questões: Após os estudos realizados até o momento, pudemos criar subsídios para análise sobre a Preparação Física. Já na primeira unidade, tivemos a oportunidade de conhecer os Princípios de Treinamento (Princípio da Individualidade Biológica, Princípio da Adaptação, Princípio da Sobrecarga, Princípio da Interdependência Volume-Intensidade, Princípio da Continuidade, Princípio da Variabilidade, Princípio da Saúde). Desta forma, notamos a integração e a importância de estudá-los em nossa formação profissional. Um dos princípios bastante discutido é o Princípio da Adaptação, que nos intriga se pensarmos que um dos motivos do homem sobreviver é justamente a adaptação. Assim, para que exista esta adaptação podemos dizer que "este princípio do Treinamento Esportivo está intimamente ligado ao fenômeno do estresse", ou seja, a quebra da homeostase.

  1. Devido a importância de conhecer o fenômeno do estresse (ou dos fatores estressores) e da regulação da homeostase, explique os estresses físico, bioquímico e mental, dando um exemplo de cada um.

Pudemos notar por nossos estudos que o exercício físico é um agente estressor.

Um dos primeiros estudos sobre estresse foi realizado em 1936, pelo pesquisador canadense Hans Selye. Ele submeteu cobaias a estímulos estressores e observou um padrão específico na resposta comportamental e física dos animais. Selye descreveu os sintomas do estresse como a Síndrome Geral de Adaptação, composto de três fases sucessivas (SÍNDROME DA ADAPTAÇÃO GERAL (SAG). Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018. 2).

Com embasamento nos estudos do sueco Von Euler, realizados em 1969, Tubino (2003, p. 95) “classificou-se o estresse segundo a origem de seus estressores”. Uma vez que os agentes estressores podem ser de qualquer natureza, foram agrupados em três tipos clássicos:

O estresse físico considera-se as questões físicas do indivíduo. A pessoas exposta as condições ambientais que influenciam no equilíbrio estrutural pode ter reações que intervenham na homeostase.  Exemplo: temperatura, umidade...

O estresse bioquímico pode ser ocasionado pelo o contato ou uso de substancias farmacológicas e agentes bioquímicos. Exemplo: analgésicos, estimulantes, tóxicos, drogas em geral.

Dantas (2003, p. 49) cita ainda outros fatores bioquímicos estressantes, como a insulina, que provoca hipoglicemia; ácidos e bases, que podem provocar acidose e alcalose,

sucessivamente; hormônios que agem conforme suas características específicas; álcool, que provoca diversos efeitos, entre eles a vasodilatação geral; cigarro (fumo), que provoca alterações sobre os sistemas respiratório, circulatório e digestivo.

O estresse mental, que tem origem na mente e está relacionado a fatores emocionais, desequilíbrio dessas emoções. Esse estresse está ligado a fatores internos, mentais. Exemplo: ansiedade, depressão, angústia, preocupações.

"Todos nós estamos a todo momento recebendo a influência de fatores estressantes dos três tipos descritos. O que determinará se conseguiremos nos adaptar a eles serão, a

grandeza da atuação somada de todos esses estímulos". Tubino (2003, p.95).

  1. Assim é imprescindível para o educador físico entender este fenômeno. Por isso, nesta questão pedimos que você cite e explique as três fases da Síndrome de Adaptação Geral (Alarme, Resistência e Exaustão).

Conforme Tubino (2003, p. 96)," a síndrome de adaptação geral (SAG) é dividida em três fases que podem se suceder até que o agente estressante, na sua ação sobre o organismo, atinja o limite da capacidade fisiológica de compensação do mesmo."

  Fase 1: Reação de alarme: Na fase de alarme, mecanismos auxiliares são mobilizados para proteger a vida, colocando o organismo em um "estado de alerta". É caracterizada por um certo desconforto, e está subdividida em duas partes: choque e contrachoque, sendo o choque a resposta inicial do organismo a estímulos aos quais não está adaptado e pode provocar, por exemplo, a diminuição da pressão sanguínea, enquanto que o contrachoque, neste caso, ocasionaria uma inversão da situação, isto é, um aumento da pressão sanguínea. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (293.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com