TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio preparação física geral 1

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  2.581 Visualizações

Página 1 de 4

IZAILTON FERNANDES SILVA – RA 1162721

PORTFÓLIO 1

PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

                               

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

VITÓRIA DA CONQUISTA

SETEMBRO/2017


PORTFÓLIO 1

PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

1- Devido à importância de conhecer o fenômeno do estresse (ou dos fatores estressores) e da regulação da homeostase, explique os estresses físico, bioquímico e mental, dando um exemplo de cada um.

Ao responder este questionamento, precisamos salientar que a homeostase nada mais é do que o estado de equilíbrio instável das estruturas do organismo dentro da relação que se estabelece entre seus próprios mecanismos e da relação que ele também estabelece com o meio ambiente. O equilíbrio dessas relações pode sofrer oscilação a partir da incidência de agentes estressores. Estes se manifestam sob diversos aspectos ambientais, com repercussões ou não na homeostase, de acordo com o grau do estímulo. Se o estímulo do agente for débil, não haverá resposta ou consequência. Se o estímulo estiver numa linha ascendente do médio ao muito forte, a resposta da homeostase vai variar da simples excitação à ocorrência de danos.

O exercício físico é um dos agentes estressores. Outros, como frio, calor, quadros patológicos e emocionais, também podem se manifestar com estímulos que influenciam diretamente no equilíbrio homeostático do indivíduo, numa classificação em tipos nos quais são considerados em três: estresse físico, estresse bioquímico e estresse mental.

No estresse físico, há de se considerar as questões físicas. A temperatura é uma delas. O indivíduo, sujeito a condições de ambientais que repercutam no equilíbrio estrutural, pode ter reações que incidam sobre o processo de homeostase. Outro tipo de estresse é o bioquímico, o qual pode ser ocasionado pelo uso ou contato com substâncias medicamentosas e agentes bioquímicos, como remédios, hormônios e agrotóxicos.

Já o estresse mental, tem a ver com quadros de ocorrências associadas às emoções, notadamente à falta de equilíbrio delas. Nesse tipo, sensações como ansiedade, euforia e depressão funcionam como agentes estressores.

2) Assim é imprescindível para o Profissional de Educação Física entender este fenômeno. Por isso, nesta questão pedimos que você cite e explique as três fases da Síndrome de Adaptação Geral (Alarme, Resistência e Exaustão).

Entre os Princípios do Treinamento Esportivo, o Princípio da Adaptação está relacionado ao estresse. É que considera Tubino (apud BUCIOLI, 2016), teórico que investiga cientificamente o fenômeno do estresse e suas repercussões na área do treinamento esportivo.

Dentro dessa premissa, está inserido o trabalho do austríaco Hans Selye, que descreveu a Síndrome de Adaptação Geral (SAG), e do sueco Von Eulera, responsável pela classificação do estresse físico, bioquímico e mental, e de outros estudiosos cuja contribuição tem sido de grande importância na abrangência e aprofundamento do tema (BUCIOLI, 2016).

Seguindo o que se pretende neste trabalho, com base no levantamento do texto de referência (BUCIOLI, 2016), mais publicação no Portal Educação (ver referências), relacionamos as três fases que integram a Síndrome da Adaptação Geral, estudada dentro do Princípio da Adaptação. São elas: Reação de Alarme; Resistência e Exaustão, que apresentam quadros e sintomas bem característicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com