TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação fisica geral

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  1.468 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ELADIO JUSTINIANO RIBEIRO NETO- 1106831

ATIVIDADES DO PORTFÓLIO 1

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina musculação e treinamento de força como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Marco Antonio Teixeira.

(POLO DE TAGUATINGA - DF)
2015

Descrição da atividade

Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta da Unidade1, responda às seguintes questões:

1) De acordo com a disposição de suas fibras, como os músculos podem ser classificados?

Resposta:

Os músculos que possuem a convergência de suas fibras para a origem e inserção, tornando o ventre muscular com maior diâmetro, como o bíceps braquial são considerado fusiformes. Os músculos que possuem a convergência de suas fibras apenas para uma face do tendão são chamados de unipenados e os que possuem a convergência para as duas faces do tendão são chamado bipenados. Também podem ter largura e comprimentos a do romboide e, fibras circulares, como o orbicular.

2) Basicamente existem três tipos de contração, que também são conhecidas como ações musculares. Cite-as e descreva.

Resposta:

 1- A contração concêntrica: onde os pontos de origem e inserção se aproximam, encurtando a musculatura, considerada a fase positiva do exercício.

2 - A contração isométrica: onde os pontos de origem e inserção não se alteram praticamente. Nesse tipo de contração não predomina nenhuma fase no exercício.

3-  A contração excêntrica: onde os pontos de origem e inserção se afastam, alongando a musculatura, considerada a fase negativa do exercício.

3) De acordo com a função exercida, como o músculo pode ser classificado? Defina.

Resposta:

Dependendo da função exercida, o músculo pode ser classificado como: agonista, quando é o motor principal, em que sua contração é responsável pelo movimento; antagonista em que se opõe a ação do agonista, seja para controlar a força ou velocidade do agonista; e sinergista quando se contrai ao mesmo tempo no auxílio do agonista, seja para ajudar no movimento, fixar a articulação e/ou neutralizar um movimento indesejado podendo ser classificado como, sinergista, sinergista verdadeiro, sinergista auxiliar, motor auxiliar, neutralizador, fixador e estabilizador.

4) O sistema de alavancas é um dos aspectos mais característicos da mecânica muscular presente no treinamento de força, representado tanto nas articulações como nos equipamentos de musculação. Defina cada uma das alavancas.

Resposta:

Alavanca inter-resistente: É quando a aplicação da força resistente (R) está entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).

Alavanca interfixa: É quando o ponto apoio (A) está no meio de onde é aplicada a força potente (P) e a aplicação da força resistente (R).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com