TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Prática – Periodização na Preparação Física

Por:   •  13/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL

ALINE PAOLA CARDOSO DE MARQUES

Projeto de Prática – Periodização na preparação física

SÃO PAULO

2021

ALINE PAOLA CARDOSO DE MARQUES RA: 8141292

Projeto de Prática – Periodização na preparação física

Trabalho dissertativo apresentado no curso de graduação em Educação Física Bacharel no Centro Universitário Claretiano, na disciplina de Preparação Física Geral para obtenção de nota.

Orientador: Professor Mestre Sérvio Antonio Bucioli

SÃO PAULO

2021

Para formação do Profissional em Educação Física o entendimento conceitual sobre o planejamento e a periodização do treinamento são fatores indispensáveis na aplicação prática, desta forma, o Projeto de Prática tem como objetivo entender os modelos de periodização e seus ciclos de treinamento fazendo comparações entre as periodizações linear, linear reversa e ondulatória e sua aplicabilidade relacionada aos Princípios Científicos do Treinamento e Capacidades Físicas aprendidas nas Unidades 1 e 2 respectivamente da nossa disciplina de Preparação Física Geral que relacionaremos com a Unidade 3 onde falamos de planejamento e periodização.

A elaboração do Projeto de Prática se embasa na obra Prescrição e Periodização do Treinamento de Força em Academias que está disponível na “Minha Biblioteca” em sua Sala de Aula Virtual, desta forma, você deverá ler o Capítulo 5 - Periodização do Treinamento de Força para Academias e Treinamento Personalizado.

a) Descrição do Projeto

1. Ao realizar o estudo do material indicado para confecção do Projeto de Prática você encontrará logo no início do capítulo a pergunta: “Por que Periodizar?”

Após a leitura desta colocação feita entre as páginas 154 e 156, responda com suas palavras embasado na opinião destes autores o porquê você entende que é importante periodizar. Lembro que não deve se copiar nada do material, mas responder com o seu entendimento sobre o que leu.

Resposta: Quando um aluno entra em contato com o profissional de Educação Física, o mesmo vem com um objetivo que quer alcançar. E cabe ao profissional formular um treinamento adequado para conquistar este objetivo. A periodização do treinamento é importante para traçar as metas a serem atingidas em cada ciclo de treinamento, realizando um programa de treinamento produtivo, avaliando e incluindo intensidade e volume, além das necessidades e variáveis do treinamento capazes de obter uma adaptação positiva no organismo e ter melhoras significativas nas aptidões físicas e nos objetivos traçados, levando em consideração a individualidade biológica do aluno/atleta que está sendo instruído. Um treinamento que não tem uma periodização, um planejamento, pode levar o aluno/atleta a adaptações nulas no organismo, desmotivando os mesmos pela estagnação na evolução, ou até mesmo, sobrecarregando-os causando adaptações negativas que podem levá-los a danos prejudiciais. Um bom profissional deve traçar metas, avaliar seu aluno/atleta e fazer a periodização acertada para que o programa de treinamento seja eficaz e traga efeitos positivos para aos mesmos.

 

2. Seguindo sua leitura você encontrará a organização da periodização em ciclos, seguindo o que leu, escreva um pequeno texto com suas palavras, sem copiar literalmente do material (porém embasado nos autores) explicando a divisão dos ciclos de treinamento na periodização e as fases de recuperação e sobretreinamento (entre as páginas 159 e 163)

Resposta: Para um programa de treinamento ser efetivo, a periodização é dividida em ciclos que vão ao alcance do objetivo traçado pelo profissional de Educação Física e seu aluno/atleta. O mesmo é dividido em macrociclos que correspondem de 6 meses a 4 anos dependendo do objetivo do programa de treinamento e modalidade. O macrociclo é a direção de onde se quer chegar, é onde são colocadas as prioridades para se atingir o objetivo do treinamento, onde o profissional de Educação Física tem uma visão ampla do que foi estabelecido. O macrociclo é dividido por mesociclos correspondentes a 4 ou 6 semanas de treinamento, onde são representadas as prioridades a serem trabalhadas neste período e em microciclos onde correspondem de 1 a 4 semanas de treinamento, representando a fase que está sendo adotada para aquele momento específico, como qual a capacidade física, exercício, volume e intensidade deverá ter prioridade para o alcance do objetivo esquematizado.

O organismo necessita sair da homeostase para gerar rendimentos positivos, mas para que a periodização de treinamento seja eficaz e gere resultados positivos, o organismo não pode se sobrecarregar, levando o mesmo ao sobretreinamento. Quando o organismo é estimulado exageradamente em grandes períodos com volume e intensidade densas e constantes, pode provocar perturbações psicológicas e fisiológicas ao mesmo. A fase de recuperação é importantíssima para que a performance seja alcançada, evitando a baixa no desempenho do treinamento, onde o organismo se regenera, se restabelecendo e obtendo ganhos diretos. Para o aluno/atleta que treina regularmente, é necessário este período recuperativo, onde o volume e intensidade do treino são diminuídos para favorecer a restituição energética do organismo, sendo que o mesmo deve ser planejado para cada 12 semanas de treinamento, porém não se encaixa para praticantes que não tem uma constância de treinos, pois o organismo já tem seu período regenerativo nos dias que não são realizados estímulos que o faça sair da homeostase.  

3. Sem dúvida conhecer os modelos de periodização do treinamento farão grande diferença em sua formação, desta forma realize a leitura deste conteúdo e relate com suas palavras (não copie do material) o que entendeu sobre:

 A Periodização Linear ou Clássica (página 165)

 Periodização Linear Reversa (página 166)

 Ondulatória ou não Linear (páginas 166 a 167)

Resposta: A periodização linear ou clássica é um modelo utilizado no treinamento para obtenção de força muscular e potência que aumenta a massa magra e diminui a gordura corporal, este modelo também é utilizado para promover a força máxima e utilizado para treinamento de hipertrofia muscular. Na periodização linear os mesociclos específicos são modificados a cada 4 semanas de treinamento, onde o volume de treinamento inicial é maior do que a intensidade e a cada ciclo iniciado, o volume é diminuído gradativamente e a intensidade do treinamento aumenta gradativamente, para que no final do macrociclo estabelecido o aluno/atleta esteja em seu maior desenvolvimento de força.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com