TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Por:   •  28/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

Sabrina de Oliveira Deroldo – RA 1923676

Leandra Maria da Silva Moreira RA 1953616

Polo Guarulhos III – Vila Galvão

2020

  1. Tema: Aprendendo Brincando

Título: Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

  1. Situação-problema: As brincadeiras das crianças se desenvolvem em torno da exploração dos objetos/brinquedos. Através dos sentidos é essencial ter cuidado com artefatos pequeninos, que as crianças tendem a inserir nas narinas, na boca e nos ouvidos. Com os chamados “jogos de manipulação”, a criança fortalece a autoestima.

  1. Justificativa: Os brinquedos tem papel fundamental nas brincadeiras, sendo importantes para o desenvolvimento da linguagem, motor, cognitivo e social. Além de brincar e se divertir, a criança desenvolve a memória, a atenção, a imitação e a imaginação, bem como a sua personalidade, inteligência e afetividade.
  • Embasamento Teórico: Os brinquedos, que desempenham um papel tão importante no desenvolvimento da criança, podem também ser muito perigosos. A cada ano, diferentes brinquedos são produzidos no mundo inteiro por vários fabricantes. No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) realiza uma série de testes para garantir a qualidade e a segurança dos mesmos, porém muitas crianças ainda são atendidas nos serviços de emergência com lesões relacionadas ao uso dos brinquedos.

Quedas e engasgamentos são os principais responsáveis pelos acidentes e mortes relacionados com brinquedos.

Bexigas/balões de látex, bolinhas de gudes, peças e objetos pequenos representam risco de engasgamento e sufocação.

Além de escolher brinquedos que não apresentam perigos é importante assegurar-se de que as crianças saibam usá-los e que brinquem em locais seguros. A melhor maneira é supervisionar as brincadeiras e até mesmo participar delas.

Enquanto as crianças brincam, muitas coisas importantes ocorrem: assimilação e apropriação da realidade humana, construção de hipóteses, elaboração de soluções para problemas. É brincando que ela, desde os primeiros meses, começa a se descobrir e a estabelecer uma relação com o mundo que a rodeia.
A seleção de brincadeiras e a maneira de brincar vão sofrendo mudanças de acordo com as etapas de desenvolvimento da criança. Saõ nesses momentos que ela exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade e a capacidade de conviver com o outro. Simbolicamente, o brincar torna-se um meio espontâneo de expressão.

Portanto, o professor da educação infantil deve possibilitar atividades que favoreçam o envolvimento das crianças em brincadeiras, fundamentalmente as que promovem a criação de situações imaginárias.

É importantíssimo destacar que o professor, ao orientar as primeiras atividades de expressão, precisa considerar, antes de tudo, suas manifestações espontâneas, a única coisa que permitirá a ela exteriorizar sua personalidade. Muitas sequelas podem ser deixadas por uma condução irresponsável no que diz respeito à prática dessas atividades, dentre elas um bloqueio, que pode resultar em vários problemas, como por exemplo a timidez.

Se o professor tiver sempre o cuidado de deixar a criança percorrer livremente seu caminho de descobertas, permitindo assimilá-las, transformá-las e expressá-las com prazer e naturalidade, ela estará criando um clima de liberdade e respeito em sala de aula, em que a criança expressa seus sentimentos e sensações sem medo de censura, em um clima de brincadeira.

  1. Público-alvo: Crianças de 0 a 3 anos.

  1. Objetivos
  • Geral: Proporcionar momentos agradáveis através do ato de brincar, a fim de mostrar que a criança aprende brincando. Estimulando a criatividade, o agir, ajudando interagir com outras crianças, desenvolvendo a linguagem oral e a capacidade de ouvir, podendo expressar sentimentos e desejos.

  • Objetivos Específicos: Desenvolver através do lúdico, de atividades manuais brincadeiras como: jogo da memória, instrumento musical reciclável, caixa geométrica e teatro.
  1. Percurso Metodológico: Faremos em sala de aula Jogo da Memória para estimular a concentração, a observação e a memória das crianças. Este divertido jogo requer observação, muita atenção e concentração das crianças. Será feito com desenho feito por elas e colado nas tampinhas de pet.

[pic 2]

Teatro: Após o ensaio, os alunos farão uma dramatização para a socialização e respeito com o outro.

Instrumento Musical: O Tambor: O tambor é um dos melhores instrumentos musicais para as crianças, pois permite que toquem o que a imaginação desejar, sem maiores dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (277 Kb)   docx (390.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com