TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Por:   •  27/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 - PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

LEITURA- APRENDENDO A INTERPRETAR

Núbia Alves Barros Tartaglia Lima - RA: 1802430

Janaína da Silva Chaves – RA: 1848994

COSMOPOLIS - SP

2019.

Tema

Construindo a interpretação de texto por meio de uma fábula de Esopo.

Situação-Problema

Dificuldade apresentada pelos alunos de uma sala de aula do 2º ano do Ensino Fundamental, na compreensão da leitura.

Justificativa e Embasamento Teórico

O presente projeto tem como meta central aumentar a capacidade interpretativa dos alunos sobre a leitura de textos.

Acreditando que as fabulas são grandes recursos de aprendizagem, por incitarem a curiosidade espontânea, visto que estas levam os alunos a analisarem e questionar o modo de agir dos personagens desse modelo de escrita, optamos pela fábula de Esopo “O Leão e o Rato” que traz em si uma moral sobre vivência e convivência e assim, auxiliar aos alunos na habilidade da interpretação e compreensão do mundo da leitura.

O projeto surgiu a partir da percepção das dificuldades dos alunos para emitirem opiniões sobre o que tinham lido, responderem questões simples de interpretação de texto, bem como expressões de estados ansiosos frente aos questionamentos do professor sobre interpretação de texto.         

A partir dessas percepções, foi pensado em oferecer aos alunos um contexto que colaborasse para sanar essas dificuldades. Um meio que instigue o ato de pesar, criticar e recriar a leitura. Entendendo que aquele novo conhecimento passou a fazer parte da sua vida através da compressão.

Assim, dada a importância do tema, enquanto intervenção para mais habilidades de compreensão leitora. Acreditamos que este projeto seja relevante naquilo que se propõe, desenvolver habilidades de interpretação de texto dos alunos do 2.º ano escolar.

Como referencial teórico nos apropriamos da (teoria) sócio interacionista de Lev Vygotsky (1896–1934) que junto com outros autores como: Maria Helena Martins (1988), Paulo Freire (2008), Rubem Alves (2004) embasarão este trabalho.

Para Vygotsky (1989), a transmissão do conhecimento, intencional de experiências e de pensamentos para crianças exige um sistema mediador, que tem por padrão a linguagem humana nascida da necessidade do intercâmbio durante a atividade.

Martins (1988), nos informa que a leitura se realiza a partir do diálogo do leitor com objeto lido, seja escrito, sonoro, um gesto, uma imagem, ou um acontecimento, esse diálogo é referenciado por um tempo e um espaço uma situação desenvolvida de acordo com os desafios apresentados e em função de expectativas e necessidades do leitor. O que envolve prazer pelas descobertas e o reconhecimento de vivências do leitor.

Alves (2004), também nos fala do encantamento das descobertas na leitura dizendo que a interpretação do texto acontece a partir daquilo que está escrito [...] que o intérprete é um ser luminoso. Não suporta sombras. Ele traz suas lanternas, suas ideias claras e distintas, e trata de iluminar os bosques sombrios[...]

Para Freire (2008), começamos lendo o mundo, do pequeno mundo em que nos rodeia, depois, a leitura das palavras [...] não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade[...]

Público-Alvo

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos

Tem como objetivo intervir e exercitar a capacidade de compreensão e interpretação sobre a leitura.

Objetivos Específicos

  • Fazer a leitura, em sala de aula, da fábula   de Esopo “O Leão e o Rato” para que os alunos possam vivenciar o processo de interpretação textual.
  • Desenvolver   a discussão grupal para aumentar a compreensão da leitura.
  • Estimular a criatividade individual através da recriação da leitura.

Percurso Metodológico

O presente estudo será realizado através do trabalho de campo, escola, que permitirá a intervenção e coleta de dados. Ocorrerá em três etapas:

  • 1º Etapa, inicialmente será   estabelecido um contato com os alunos no tocante ao tema do projeto e as fabulas de Esopo.
  • 2º Etapa, será realizado uma apresentação da fábula, através de um projetor-tela, momento em que será realizado a leitura com ênfase ao entendimento da interpretação da mesma. Ocasião em que ocorrerá também a   estimulação para criação escrita de um auto interpretação da fabula. (Atividade que os alunos farão em suas casas).  

A) Estratégias para reescrita:

Os alunos serão estimulados no sentido de compreenderem que não há um jeito determinado de reescrever aquela história, mas escrever o que lhe vem à mente, o que ele entendeu da história, o que mais lhe chamou atenção, como ele viu os personagens, o que ele acha que o escritor estava pensando quando escreveu aquela história.

  • 3º Etapa, será realizado uma roda de conversa na sala de aula onde será discutido como foi rescrever a fabula de Esopo. 

B) Estratégias para reforçar positivamente:  

  • Fazer relação das reescritas com a vida dos alunos e os contextos que eles vivem naquele momento.
  • Trazer à tona o jeito de ser dos personagens da fabula de Esopo e das reescritas.
  • Discutiu a possibilidade de ter esse olhar pensante para outros textos e atividade textuais escolar.
  • Fortalecer o prazer de sermos também um pensador e criador de histórias.
  • Por fim, direcionamento do trabalho realizado no sentido de motivar a curiosidade para leitura.

Local da Pesquisa

Uma escola pública da cidade de Cosmópolis-SP. Inicialmente entraremos em contato com os responsáveis pela instituição no qual será apresentado a proposta e discussão da viabilidade de aplicação da atividade. Bem como possíveis ajustes que se faça necessário.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com