TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Prática de Neuroanatomia

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 7

MAIARA LORENNA SOUZA

RA: 8019959

        

Projeto de prática de Neuroanatomia

Goiânia 28/09/18

Benefícios da atividade física para o aparelho locomotor dos pacientes com sedentarismo.

Objetivos:

- Reconhecer quais os benefícios do exercício físico para a qualidade de vida do indivíduo;

- Os benefícios do exercício físico em pessoas sedentárias;

- Verificar como acontece a adaptação dos ossos frente a um exercício físico.

Metodologia:

TIPO DE PESQUISA

Em relação à abordagem do problema o estudo caracteriza-se como uma pesquisa            qualitativo-quantitativo. Segundo Kauark (2010) a pesquisa qualitativa afirma que existe uma relação entre a realidade e o sujeito, um vínculo que não pode ser tirado, entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.

 A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave.  

DESCRIÇÃO DO LOCAL DA PESQUISA

A coleta de dados foi realizada com praticantes de musculação da academia BRAVOS na cidade de Silvânia. Foram aplicados 80 questionários.

AMOSTRA  

O grupo de estudo foi compostos de 40 praticantes de musculação 40 e              sedentários, de ambos os sexos, que concordaram voluntariamente em participar da           pesquisa. Considerando todos os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. A           seleção das pessoas se deu de forma aleatória.

INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS  

 Para reconhecer ​os benefícios do exercício físico, o condicionamento físico de           pessoas sedentárias e​verificar como acontece a adaptação dos ossos frente ao exercício             físico, foi utilizado como instrumento de pesquisa para a coleta de dados um             questionário contendo 20 perguntas. As questões foram de múltipla escolha e permite ao             avaliado escolher, se necessário, mais de uma opção para a mesma pergunta.  

DESCRIÇÃO DA ANÁLISE DOS DADOS

Após a coleta de dados os mesmos foram tabulados em planilhas e foram              apresentados em forma de frequência relativa e absoluta e também de gráficos.

CRITÉRIOS PARA INCLUSÃO E EXCLUSÃO DOS SUJEITOS

Foram incluídos no presente estudo aqueles:

- Praticantes de musculação;

- Pessoas sedentárias;

- Possuem entre 15 e 60 anos de idade;

- Aceitarem participar da pesquisa e assinaram o TCLE

Foram excluídos os indivíduos que não compareceram às coletas de dados ou            optaram em desistir da pesquisa, apresentaram algumas intercorrências durante a          realização das coletas de dados e não mais se enquadraram nos critérios inicialmente             definidos.

ANÁLISE DE RISCOS EM RELAÇÃO AOS SUJEITOS DA PESQUISA

 As atividades de coleta de dados apresentaram riscos de ordem psicológica como             constrangimento e frustração. Para minimizar estes riscos houve sempre         acompanhamento apenas do avaliador responsável, garantindo a segurança e o sigilo           necessário na aplicação do questionário. Os participantes foram esclarecidos de forma           detalhada sobre todos os passos da pesquisa e a coleta de dados foi realizada              individualmente. Se ocorresse ​algum dos riscos previstos no momento da coleta de            dados, o voluntário seria encaminhado para o centro de atendimento mais próximo.

 Os participantes avaliados terão direito a informações a qualquer momento,        independente da disponibilidade do pesquisador.

Conclusão:

O maior índice de sedentarismo na cidade de São Paulo foi maior entre pessoas com menor nível de escolaridade e renda. A maioria não apresentava nenhuma            incapacidade que os impedisse de realizar atividades físicas regulares. O          comportamento sedentário apresentou impactos prejudiciais como varias disfunções        metabólicas (​OLIVEIRA​, ​2008). Segundo os resultados desta pesquisa, é necessário aumentar as formas de prevenção e educação para um envelhecimento mais ativo, de forma que proporcione uma qualidade de vida sem incapacidades físicas ou ocorrência de doenças por conta da inatividade física (​OLIVEIRA​, ​2008). Percebe-se, por meio de outros estudos sobre benefícios da atividade física, que esta prática é de fundamental importância para a qualidade de vida do indivíduo. Há, portanto, o reconhecimento por parte de algumas políticas públicas da necessidade de se melhorar a prática de atividades físicas da população. Mas infelizmente ainda são poucas as intervenções, serviços, espaços e equipes que promovam o reconhecimento que um estilo de vida ativo é fundamental na preservação da saúde e manutenção da capacidade funcional de pessoas (​FRANCHI, ​ et al. ​2012).  Cabe então, aos profissionais da saúde, educadores físicos, gestores públicos, se juntarem de maneira efetiva e eficaz na mobilização de recursos, na construção de projetos, que atinjam a meta de uma população cada vez mais ativa e consequentemente com maior qualidade de vida (​FRANCHI, ​ et al. ​2012) ​. Já em estudo sobre adaptação dos ossos frente à ao exercício físico, o autor afirma que embora fatores como genética, homeostase hormonal e alimentação possam ser determinantes na adaptação óssea (ANDREOLI​, ​2001), o nível de atividade física            tem importante influência nessa variável. Apesar do mecanismo fisiológico não ser           inteiramente claro, a ação da atividade física é bastante eficaz para o fortalecimento             ósseo (MENKES ET AL, 1993). Alguns estudos demonstraram que indivíduos praticantes de modalidades esportivas com maior sobrecarga ocasionada pelo peso corporal, ou com maior utilização da força muscular possuem fortalecimento ósseo maior quando comparado pessoas sem o mesmo nível de atividade física (CREIGHTON, 2001; MAÏMOUN, 2003; ANDREOLI, 2001; EVANS, 2001; MADSEN,1998). O grau de adaptação óssea alcançado via exercício parece ser de pendente da sobrecarga e parece ser específico dos locais submetidos ao maior estresse (ANDREOLI, 2001; MORRIS, 2000). De acordo com os estudos investigados, conclui-se que a atividade física de modo geral é essencial para os benefícios do corpo, para melhora do condicionamento físico de pessoas sedentárias e para fortalecimento ósseo, sendo os exercícios mais indicados, os resistidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (232.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com