TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades da agua e a natação

Por:   •  12/4/2016  •  Resenha  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  2.515 Visualizações

Página 1 de 6

Fisiologia e Biomecânica do esforço na Água

Em nosso cotidiano nos deparamos rotineiramente com o contato com a água em nossas tarefas diárias. Ex. Beber, cozinhar, lavar roupa, etc., porém não a utilizamos para nos movimentar. E este fato faz que aja um estudo de suas propriedades e adaptações, já que suas propriedades são bem diferentes das do ar aos quais estamos acostumados a lidar. Segue alguns valores dessa diferença.

Qualidade da água, em comparação com o ar.

Densidade                        830 vezes maior

Resistencia ao movimento        1214 vezes maior

Capacidade térmica                3400 vezes maior

Condutividade térmica                 23 vezes mais alta

Propriedades físicas da água

Entender as propriedades físicas da água é importante para quando neste meio, saber distribuir e aproveitar melhor as características especificas e adaptar o organismo para que este responda de forma melhor aos exercícios empregados.

  1. Densidade relativa

A gravidade relativa também chamada de gravidade especifica de um objeto, é a comparação entre as massas: massa do objeto x volume de água deslocado pelo objeto. Segue a equação desta relação:

Dr=m/mv

Dr = densidade relativa

M = massa do objeto

Mv = Massa do volume de água deslocado

A densidade para que um corpo, objeto, flutue é de 1,0. O valor específico de um corpo também pode nos fornece proporção de quanto deste corpo está em suspensão. Ex. Digamos que uma pessoa em flutuação possui gravidade especifica de 0.96, este dado indica que 4% de seu corpo está exposto na superfície da água e 96% submerso.

O valor de densidade especifica se dá pela diferença da composição corporal. Da composição total, podemos subdividir em três porções, sendo elas: massa magra (tecido muscular e órgãos), massa gorda (tecido adiposo, ou seja, gordura total do corpo) e ossos. Cada uma dessas três porções possui densidade especifica diferente: massa magra 1.0, massa gorda 0.8, e ossos 1.5. Neste contexto se explica o fato que pessoas magras possuem maior dificuldade em flutuação em comparação à pessoas obesas, idosos, mulheres. Sabendo disso também podemos afirmar que em caso de não assimetria entre os lados direito e esquerdo do corpo (alteração nas proporções musculo x gordura) podem tornar o desequilíbrio na água um fator extra.

  1. Flutuabilidade e movimento na água

Como vimos anteriormente a densidade especifica do corpo é um fator que está ligado diretamente à capacidade de um corpo flutuar, entretanto não é o único. Outros fatores também influenciam na flutuabilidade: força da gravidade, empuxo estático, resistência da corrente, empuxo hidro-dinâmico e força de inércia. Todos estes fatores combinados nos dizem se um corpo está em flutuação, submerso ou em emersão. Na agua estas forças são claramente observadas pois a água possui 800 vezes mais densidade que o ar.

Em flutuação possui duas forças atuantes, são elas a gravidade e o empuxo

Essas duas forças possuem direção opostas e atual verticalmente sobre o corpo.

KRUEL (1994) diz que quanto maior a profundidade, o peso hidrostático será menos assim como a frequência cardíaca.

  1. Pressão hidrostática

A pressão hidrostática está diretamente ligada à profundidade, pois a coluna d’água pressiona em todas as direções o corpo, isto favorece redução de inchaços e maior estabilidade nas articulações.

  1. Viscosidade de fluido

Também conhecida por resistência de movimento, a viscosidade é o atrito entre as moléculas da água, no ar este atrito é desprezado por ser muito pequeno. Na água, porém a viscosidade é maior e fazem oposição ao movimento.

Força de arrasto

A força de arrasto depende de três fatores, são eles: posição do corpo ou membro que está em movimento, velocidade do movimento e da densidade do fluido, em nosso caso 1.0, que é o da água. A formula para se calcular a força de arrasto se dá pela formula: Fd = d.k.v2.A/2g

Fd = força de arrasto

D = densidade do fluido

K = coeficiente de arrasto

V = velocidade do movimento

A = área frontal do membro em movimento

G = constante gravitacional

Força de impacto

Em exercícios aquáticos a força de impacto nas articulações e no corpo deve ser observada. A formula para se calcular esta força é: Fi = m.E.(v1-v2)/t

Fi = Força de impacto

M = massa

E = coeficiente de elasticidade do chão

V1 = velocidade quando se deixa o solo

V2 = velocidade quando se retorna ao solo

T = tempo de contato com o solo

Na agua, sabe-se que há um menor impacto, isto se dá pelas velocidades v1 e v2 serem muito menores que no ar.

Fisiologia do esforço na água

O corpo humano submerso ou parcialmente imerso na água sofre alterações das necessidades de vários fatores, conhece-los é fundamental.

Efeito fisiológico do repouso na água

Efeitos térmicos

A agua possui uma condutividade terminca maiores. Com essa maior troca de calor, o corpo perde calor para a aguá com mais facilidade, para regular esta perda de água o organismo almenta a produção de calor e com isso aumenta também o metabolismo de 20% a 100% estando no estado basal.

Sistema Imunológico

Com esta perda de calor para a água gera uma adaptação ao sistema imunológico para manter a temperatura dos órgãos. Essa adaptação melhora o sistema imunológico reduzindo a possibilidade de resfriados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com