TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 11

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

VITORIA MATOS DOS SANTOS

QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Produção Única apresentada no curso de Educação Física da Faculdade AGES no 1º período como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas de (Prática Educativa I, História da Educação Física, Atividades Rítmicas, Produção Textual, Metodologia do Trabalho Científico) sob a orientação dos professores (Uedson[a], Daiane, Julieta, Matheus, Allan Ulisses)

PARIPIRANGA

Maio de 2014

Introdução[b]:

A arte da dança é uma das mais antigas expressões corporais já vistas no mundo, foi criada pelo homo-sapiens desde os tempos das cavernas, como a dança do fogo, da lua, da chuva e do sol como eram chamadas as expressões corporais daquela época.

Muito antes do homem se interessar ou descobrir a arte de falar, andar e correr fazia-se gestos e expressões corporais para se comunicar uns com os outros, e com esses gestos a dança foi criada, com o ritmo e o movimento e até hoje ela se expande em cada canto do mundo fazendo com que mais e mais pessoas também conheçam[c] essa arte que é a dança.

Origem da dança[d]:

A dança esta relacionada com a religião e áreas como a da saúde, a vida e a fertilidade assim, ajudando cada uma dessas áreas tanto pelo bem como para o mal.

A dança naquela época era uma das principais expressões corporais, junto com o teatro que por sua vez era uma forma de se expressar de forma sentimental e verbal.

Todas as duas foram criadas pelo ser humano que através dessas formas de se expressar poderiam falar ou atuar o que necessariamente sentiam já na dança se estivessem tristes, dançavam musicas mais românticas e lentas, mas, se estivessem alegres dançavam com mais vigor, pulando e saltando nas rodas que eles mesmos faziam para assim festejar.

Na Grécia a dança já fazia parte dos jogos olímpicos por ter como características o movimento; a dança é um ato de divertimento e é usada também nas festas de aniversario, casamentos e etc. E pode ser realizada com ou sem música.

A dança está em todos os lugares na rua, nas praças, nas pistas de skate e nas casas, cada um com seu estilo de dança como o hip hop, samba, afro e a capoeira que também se tem como estilo de dança.

Outros tipos de dança como o balé clássico que é uma  das danças mais antigas, vem se transformando desde a época moderna até hoje. A dança contemporânea tem relações com as danças passadas, não é como o balé clássico que tem todo o movimento elaborado, mas a dança contemporânea é uma dança sem regras é “coisa de momento”. É se expressar de forma diferente.

Surgimento da dança no mundo[e]:

Nos rituais da pré-história a dança era usada como meio de comunicação tanto entre eles como para se comunicar com os deuses. Como tudo nessa época era religioso, a dança se tornou algo sagrado, como o giro que servia também como adoração aos desuses. Já as danças religiosas eram mais rigorosas, pois cada deus tinha o que era chamado de seu próprio ritual, elas vieram sofrendo várias mudanças e acabaram se tornando peças de teatro.

Os povos gregos usavam os tipos de dança para celebrar ocasiões como casamento, nascimentos, banquetes e etc. eles dançavam livremente sem se preocupar com passos e movimentos costumavam a dançar nas pontas dos pés e assim comemoravam alegremente.

A dança teve um renascimento denominado renascimento na frança e com ele a arte das igrejas e a sociedade foram se transformando aos poucos. E esse terreno foi se transformando em terra boa para se estudar a arte e a dança e a partir desse momento os países se diversificaram mais para esses movimentos.

E com isso surgiram os profissionais da dança, que estudam as possíveis expressões da dança, e esses profissionais se dedicavam mais do que os que praticavam a dança. Nesta época foram escritos vários livros sobre danças e com isso a dança foi se expandindo cada dia mais, e até hoje é valorizada para quem realmente sabe o que é a dança.

Movimentos:

 A vida interage com pessoas, objetos, com a natureza, junto com os animais, e essa integração acontecem com a ajuda dos estímulos naturais, e a partir desses estímulos as pessoas interagem com o mundo e o mundo com as pessoas.

Os movimentos estão ligados com o corpo, com a sensação, cognição, a percepção e etc. Estes movimentos são conduzidos através do sistema nervoso e através deles se pode sentir toda a adrenalina que é o movimento.

Durante esse movimento é acionado o nervo cognitivo que faz parte do cérebro, ou seja, a memória, isso acontece por que quando é mostrado ou visto um movimento o cérebro imediatamente é acionado para que possa ser lembrado o que aprendeu.

Durante a dança, o movimento é acionado pelas pulsações do corpo e a percepção entra em jogo, ou seja, durante a movimentação é acionado todos esses sentidos para que o indivíduo tenha força, seja ágil e consiga lembrar-se de tudo novamente quando for executar aquela ação de movimento.

O movimento meche muito com o corpo, por isso todos devem estar cientes do que está fazendo e como está fazendo, pois tudo é questão de tempo e paciência.

 O que é dança:

A dança a cada dia, ano e mês tem se expandido mais, embora em alguns lugares ainda existam tantos preconceitos e desvalorização dela, mas só se conhece a dança verdadeiramente quando se deixa de praticar apenas por praticar e se começa a senti-la, começa a sentir o que ela oferece.

Existem vários tipos de dança, para todos os gostos e religiões, e através dela é possível se sentir melhor fisicamente, se expressar de forma nunca antes expressada com o corpo. As danças que estão sendo mais expressadas são as danças de escolas, como o folclore, que já faz parte da cultura brasileira, o samba de roda que ultrapassa gerações. Outra dança é a contemporânea, que foi criada da dança moderna, a dança contemporânea não necessita de passos mais planejados ou técnicas avançadas, cada pode praticar do modo mais agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com