TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PRESSÃO ARTERIAL, FREQUÊNCIA CARDÍACA E ZONA ALVO.

Por:   •  3/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  2.276 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Centro Universitário Uni NovaFapi

Curso: Educação Física 2015.1

Turno: Noite

Turma: 4º Serie B sala 7

Prof.: FRANCILEIA NOGUEIRA ALBINO CALLAND.

RELATORIO PRESSÃO ARTERIAL, FREQUENCIA CARDIACA E ZONA ALVO.

                                                                             Discentes:

Teresina-PI

Agosto de 2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................3

2 METODOLOGIAS.......................................................................................................4

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO..................................................................................6

4 CONCLUSÕES...........................................................................................................9

5 BIBLIOGRAFIAS........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. Ela mantém o sangue circulando no organismo. Tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sanguíneos chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como se estivessem espremendo o sangue para que ele vá adiante. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes (GUYTON; HALL, 2006).

A frequência cardíaca (FC) ou ritmo cardíaco corresponde ao número de batimentos cardíacos por unidade de tempo (batimentos por minuto = bpm). Esses batimentos podem ser divididos em ciclos cardíacos, que consistem em um período de relaxamento (diástole), no qual o coração capta o sangue, seguido por um período de contração (sístole), no qual o sangue é ejetado para as artérias. A resposta dos ciclos cardíacos reflete-se no aumento da quantidade de trabalho que o coração requer para atender ao acréscimo de demandas do organismo em atividade física. Isso fica claro quando se compara a FC durante o repouso, durante o exercício e no período pós-exercício. A FC de repouso (FCR) varia, em média, de 60 a 80bpm, e sofre influências de acordo com a idade, o nível de condicionamento físico e as diferentes condições ambientais em que o indivíduo se encontra. Essa frequência também é menor em indivíduos mais bem condicionados aerobiamente (McARDLE; KATCH; KATCH, 2011).

Zona de treinamento ou Zona Alvo é o parâmetro para determinar a intensidade da atividade física. Possibilitando assim que se trabalhe a carga de exercício com mais segurança. Assim, é possível que se treine com o condicionamento físico dentro do limite do seu corpo. Zonas de treinamento ou Zona Alvo são definidas por faixas de frequência cardíaca que visam delimitar o tipo de estímulo a ser aplicado ao indivíduo. Enquanto pessoas menos condicionadas devem treinar em zonas menos intensas, indivíduos bem condicionados precisam de maiores esforços para continuar a evoluindo (McARDLE; KATCH; KATCH, 2011).

2 METODOLOGIAS

Foram utilizados três métodos em nossas praticas, sendo o primeiro método o método palpatório. No primeiro dia de pratica foi verificada a frequência cardíaca no indivíduo em repouso, com o auxílio de um cronometro foi verificado a frequência cardíaca palpando os pulsos das artérias radiais durante quinze segundo sendo posterior mente multiplicado por quatro para se obter um valor completo de um minuto, trinta segundos multiplicado por dois para se obter um valor completo de um minuto e por último verificando durante um minuto continuo.

No segundo dia de pratica com o auxílio de uma esteira ergométrica e um cronometro foi verificada a frequência cardíaca dos indivíduos em exercício de caminhada sem limite de tempo a uma velocidade de 4.0. Foi utilizado o método palpatório das artérias radiais durante quinze segundo sendo posterior mente multiplicado por quatro para se obter um valor completo de um minuto, por trinta segundos multiplicado por dois para se obter um valor completo de um minuto em pôr último foi verificado em um minuto continuo.

No terceiro dia de pratica com o auxílio de uma esteira ergométrica e um cronometro foi verificada a frequência cardíaca dos indivíduos em exercício de caminhada após 5 minutos com velocidade de 5.0. Foi utilizado o método palpatório das artérias radiais durante quinze segundo sendo posterior mente multiplicado por quatro para se obter um valor completo de um minuto, por trinta segundos multiplicado por dois para se obter um valor completo de um minuto.

O segundo método utilizado foi a verificação da pressão artéria com o auxílio de um esfigmomanômetro e um estetoscópio.

Quarto dia de pratica foi verificado a pressão arterial de dois indivíduos em repouso.

Quinto dia de pratica com o auxílio de esfigmomanômetro e um estetoscópio foi verificado a pressão arterial dos indivíduos em exercício de caminhando em uma esteira ergométrica a uma velocidade de 4.0.

Sexto dia de pratica com o auxílio de esfigmomanômetro e um estetoscópio foi verificado a pressão arterial dos indivíduos em exercício de caminhando em uma esteira ergométrica a uma velocidade de 5.0.

Sétimo dia de pratica com o auxílio de esfigmomanômetro e um estetoscópio foi verificado a pressão arterial dos indivíduos em exercício de caminhando em uma esteira ergométrica a uma velocidade de 6.0.

O terceiro método utilizado foi a zona alvo ou zona de treinamento onde através da formula;

220 – IDADE= FREQUENCIA CARDIACA MAXIMA (FM) OU LIMITE SUPERIOR (LS)

FM x 60%= LIMITE INFERIO

FM x 70%= ZONA ALVO (ZA) OU ZONA DE TREINAMENTO (ZT).

Oitavo dia de pratica foi verificado a zona alvo de indivíduos do sexo feminino mal condicionados, com o auxílio de uma esteira ergométrica e um frequecimetro podemos verificada em minutos o exato momento em que o indivíduo atingia seus valores de limite inferior, e zona alvo respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com