TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE EVASÃO

Por:   •  24/5/2016  •  Artigo  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

Optar por um curso superior é reconhecidamente uma tarefa difícil, repleta de ansiedades, dúvidas e incertezas e, também, de grandes responsabilidades, uma vez que as consequências dessa opção podem implicar insatisfação e desapontamento com o curso escolhido. O simples fato de optar por um curso de graduação e, até mesmo, o ingresso na universidade não encerra tais dúvidas. Diferentemente, podem exacerbar esses sentimentos, pois as mudanças e experiências vivenciadas, durante a vida universitária, podem não atender as expectativas quanto à profissão, provocando insegurança e trazendo, muitas vezes, decepção e consequente evasão do curso (BARLEM, LUNARDI, BORDIGNON, et al, 2012).

Atualmente, as instituições de ensino superior oferecem a cada ano um crescente número de vagas para novos alunos ingressarem nos cursos de graduação. No entanto, partes dos alunos que entram na universidade não concluem o curso. A conquista de uma vaga em uma universidade pública seguido do abandono tornou-se um problema generalizado, independente da instituição. Os índices de evasão variam entre as universidades e entre os cursos. O estudo das causas da evasão e a tomada de medidas preventivas estão fortemente ligados ao contexto de cada instituição de ensino. Por exemplo, a identificação dos fatores que influenciam a evasão e atribuição de uma ordem de importância para estes fatores é um trabalho complexo que está diretamente ligado a análise do conjunto de alunos (MANHÃES, CRUZ, COSTA, et al, 2011).

        As pesquisas realizadas a respeito do tema, dada a falta de consenso, apresentam várias interpretações. Alguns autores destacam dois aspectos similares, mas não idênticos: a “evasão anual média”, que mede a porcentagem dos alunos matriculados em um curso ou instituição, que no ano seguinte não se matricularão; e a “evasão total”, que apresenta o número de alunos matriculados que não concluíram o curso, após o seu período de oferecimento regular. Além dessas ambiguidades de interpretações, outros fatores são destacados pelos autores, como as reprovações e a tendência da taxa de evasão serem cerca de duas ou três vezes superior no primeiro ano de curso do que nos demais anos, questão que merece uma reflexão à parte mais aprofundada (BAGGI e LOPES, 2011).

        O presente trabalho procurará fazer uma pesquisa com os alunos evadidos do curso de Tecnologia em Alimentos do campus Manaus Centro para saber e entender o motivo que levou o discente a evadir-se da instituição e, com isso, procurar dar sugestões à instituição de como evitar tais evasões.

  1. JUSTIFICATIVA

Sabendo que a evasão é um problema extracurricular e que ela compromete a qualidade do curso de graduação, este projeto visa esclarecer e entender os motivos que levam o aluno a evadir-se do meio acadêmico e, através dos discursos coletados, mostra à instituição a importância de dar todo o suporte necessário ao discente para que ele não interrompa os seus estudos.

  1. OBJETIVOS
  1. Geral

Fazer um estudo de caso sobre a evasão escolar no curso de Tecnologia em Alimentos do IFAM campus Manaus Centro.

  1. Específico
  • Realizar as entrevistas com os alunos evadidos;
  • Entrevistar os professores;
  • Planejar sugestões à instituição com base nos dados obtidos.

  1. METAS

Aplicar questionários aos alunos evadidos via redes sociais assim como também entrevistar os professores que lecionam no curso para mensurar em números os motivos que levam os discentes a evadir-se. Procurar entrar em contato com pelo menos 80% dos alunos que passaram pela instituição em algum momento em que estudavam na graduação de Tecnologia em Alimentos. Sugerir melhorias que diminuíssem a evasão.

  1. METODOLOGIA

Serão estabelecidas reuniões periódicas pelas pessoas envolvidas no projeto para elaboração da metodologia de entrevista e, posteriormente, quantificação dos motivos e um estudo de caso a cima dos dados obtidos.

Será feita uma abordagem com os alunos evadidos para identificar e entender a dificuldade dos mesmos que levaram à desistência do curso para que, após isso, seja feito, um estudo que esclareça os problemas/motivos que foram encontrados.

Após isso, conversar com os professores para se obter dados mais concisos e ao final, repassar esses dados juntos com sugestões à instituição para que haja uma maior atividade para se diminuir a evasão.

  1. CRONOGRAMA

ETAPAS

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

Início das Atividades

X

Execução das Atividades

X

X

X

Reuniões

X

X

X

X

Coleta de dados

X

X

X

X

Escrita do relatório final

X

Término das atividades

X

  1. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
  1. Recursos humanos
  • Três discentes do curso de Tecnologia em Alimentos (Alexandra Cavalcanti, Jéssica Bacelar e Artemísia Duarte), atuarão diretamente no projeto junto com a coordenadora do curso supracitado Andrea Leite;
  • Os alunos evadidos;
  • Professores que lecionam para o curso.
  1. Recursos materiais

A quantidade de recursos materiais que serão utilizados no projeto será definido nas reuniões para o procedimento de atuação em cada etapa do projeto. Os recursos a serem utilizados de início serão: livros, revistas, xerox, papel, jornais, internet, computador, pendrive, tinta para impressora, entre outros.

  1. AVALIAÇÃO

Durante o processo, iremos tabular os dados que o projeto estará coletando dos alunos e dos professores. A avaliação será feita pelos integrantes do projeto e comparando com a literatura científica. Essa avaliação será feita no final do projeto pelos próprios integrantes do projeto para saber se o estudo foi necessário e se terá alguma contribuição para a comunidade acadêmica do IFAM. Os indicadores de avaliação serão o índice de evasão escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com