TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões na educação física

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Reflexões sobre a Educação Física na Educação Infantil

O profissional da educação física vem se tornando cada vez mais visto desde a publicação da lei 9394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB). No parágrafo 3 art.26 em que buscam garantir o ensino da educação física na escola incluindo crianças de 0 a 6 anos,tornando facultativo apenas nos cursos noturnos.

Com avanços ocorridos para o ensino da educação física, podemos perceber que vem sendo discutidas diversas questões importantes buscando o desenvolvimento das crianças a partir disso. Nesta reflexão temos vários pontos interessantes, e uma delas é a respeito da organização geral nas creches e pré-escolas.

Nas críticas à educação infantil temos SAYÃO,que relata que a educação física e outras disciplinas surgem muito mais no setor privado do que no setor público. No setor privado é oferecido mais oportunidades para que as crianças conheçam e adquiram mais aprendizado e possuem diversas atividades como : ballet,jazz inglês e a informática tornando-as uma estratégia de marketing para atrair os pais e evitar que gastem dinheiro com escolas que ofereçam esses cursos separadamente. Desta forma,as escolas se preocupam em garantir seu espaço no mercado educacional.

Em relação à qualidade desses profissionais deixa a desejar,uma vez que eles teriam que ser motivados para ensinar as crianças na faixa dos 0 a 6 anos.

Como a educação física passou a fazer parte da educação básica,os profissionais desta área visam a busca de um tratamento adequado e de respeito assim como os profissionais de outras disciplinas,pois os profissionais de educação física ainda sofrem preconceito da própria sociedade que vê a disciplina como uma área desnecessária para o currículo escolar.

As crianças na educação infantil começam a diferenciar cada parte do seu corpo através dos movimentos, se descobrem e descobrem uns aos outros. Este aprendizado é levado pelo profissional de educação física.

E então a partir dos movimentos conhecidos pelas crianças elas descobrem que por influência dos pais e da sociedade, que “ballet é coisa para meninas” e “judô é coisa para meninos”.

A inclusão da educação física nas escolas primárias tem como objetivo melhorar o desempenho sócio-educativo das crianças,fazendo com que os professores desenvolvam um ensino mais generalista,exigindo estudos mais abrangentes. Segundo Faria (1.999 p.76), o espaço específico para a execução das atividades, é necessário para a integração das crianças com a disciplina da educação física. Para Kullimann Junior (1.999 p.64),as crianças na faixa de 0 a 6 anos devem aprender de forma evolutiva,através de brincadeiras lúdicas,sem ter uma certa preocupação como há no ensino fundamental.

Mesmo a educação passando por diversas reformas,o profissional da área tem sido mal remunerado. Barreto (1995) diz que o governo deve reaver seus conceitos sobre esses profissionais,dando importância à responsabilidade de como lidar melhor com a educação infantil para uma formação de qualidade.

A  mudança no perfil do profissional do século passado,para o século atual tem sido notória, antes era imposto que as mulheres por terem um perfil mais delicado e ter mais jeito com as crianças,eram escolhidas para trabalhar com a educação infantil. Já nos dias atuais,tanto homens quanto mulheres podem exercer a profissão de educador infantil. O conselho Nacional de Educação dispõe de uma formação qualificada onde a disputa por um espaço no mercado de trabalho segue a regra de hierarquização. A idéia é que os professores tenham união para a educação e o cuidado com as crianças,que começam a ganhar valorização e o aprendizado começa a ter presença significativa,começam a entender o que são as perdas, alegria e as desilusões da infância,e este processo requer entusiasmo por parte do profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com