TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aulas Práticas Handebol Claretiano

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 9

                                                                    [pic 1]

Disciplina: Esportes Coletivos: Basquete e Handebol

Nome do aluno: Gabriele Mari

RA: 8157971

Tarefa: Portfólio – Aula Prática II

RELATÓRIO HANDEBOL

O handebol possui as ações motoras, gestos técnicos mais simples, devido a isso a iniciação o contato inicial ao esporte fica mais fácil através de jogos. Através disso a metodologia usada será a global, através dos pequenos jogos.

Já no aquecimento visando uma atividade com características semelhantes ao jogo. No exemplo do pique pega, com duas equipes, tendo objetivo de pegar a equipe adversário, porém com algumas regras:

- Não podendo jogar a bola no adversário;

- Para acarretar o “pega” precisa encostar a bola no adversário;

- Trocar passes com a equipe até chegar perto e tocar no adversário.

- Não pode driblar a bola, somente usar passes;

- O aluno só poderá dar até 03 passes para tentar pegar o adversário;

- Somente meia quadra de handebol;

- Bola fora da quadra posse de bola para o adversário;

- Para recuperar a passe de bola o aluno pode interceptar um passe e pegar a bola;

- Se o aluno deixar a bola cair o adversário pode pegá-la e terá a posse.

Quem for pego deverá ficar parado, até a equipe recuperar a passe da bola podendo jogar a bola para ele voltar ao jogo.

O objetivo dessa atividade é fazer os alunos pensarem no melhor passe visando a coletividade.

Após o aquecimento na segunda atividade focando mais o handebol: duas equipes, porém cada uma com seu campo, um alvo para atacar outro para defender;

Agora om o objetivo de trocar passes entre os colegas até conseguir passar com a bola na mão por entre os cones demarcados.  

Tendo como diferencial da atividade uma zona de ataque – tracejada através de dois cones laterais – delimitando uma zona de ataque onde nela o aluno poderá somente três passes para passar da linha e marcar 01 ponto.  Fora da zona de ataque somente troca de passes (não podendo driblar e/ou segurar a bola).

No jogo seguinte os alunos penduram uma fitinha na cintura, mantendo a dinâmica do jogo anterior, porém com a quadra maior e alvo maior, tendo o diferencial do aluno que estiver com a posse da bola o adversário conseguir tirar sua fitinha presa da cintura, a equipe perderá a posse de bola, porém o aluno não sairá do jogo, recoloca a fitinha na cintura e volta para o jogo para recuperar a posse de bola. Com a intenção de quem estiver com a bola pensar e passar a bola rápido.

No jogo seguinte com as regras mais próximas do handebol, com aumento da zona de ataque e podendo usar a regra dos 3 passos para realizar passes não somente para realizar o ponto. Sem as fitas na cintura, agora com a defesa podendo bloquear o adversário (não podendo empurrar o adversário).

  1. ATIVIDADE ATAQUE À TORRE DO CASTELO:

Sendo o castelo o garrafão do basquete e no “castelo” ninguém pode entrar. E as torres sendo os cones (04) demarcados na área do garrafão – derrubando os 04 cones/torres ganha a atividade, sendo que para chegar à área/torre pode driblar a bola, trocar passes, dar 03 passes em qualquer lugar da quadra de handebol.

  1. FUNDAMENTOS TÉCNICOS:

Focando mais nos fundamentos técnicos, passes e nos tipos de arremessos, visando a execução da técnica correta e repetição para aprofundamento do gesto técnico.

  1. PASSE:

Um fundamento muito utilizado no handebol, devido ao drible ser somente quicando a bola por cima, o que dificulta o gesto. Todo passe/arremesso parte de uma empunhadura (como seguro a bola – segurar a bola com o polegar e o dedo mínimo, apoiando a mesma na falange, os dedos médio, anelar e indicar são os que dão direção a bola

Todo passe tem uma recepção: sendo média na altura do raio de visão até altura do umbigo, deixando as mãos próximas uma da outra, côncava e com os dedos afastados para aumentar o raio de contato com a bola. Importante para manter a posse da bola. Alta em cima da cabeça e baixa abaixo da linha do umbigo, nesse caso preciso deixar as mãos com os dedos virados para baixo para conseguir fazer a recepção correta.

  1. Tipos de passe

  1. Ombro:

Mais utilizado durante o jogo. Movimento abrindo o ombro com um ângulo de 90ºC (importante para dar a direção certa a bola), com a bola saindo acima da linha do ombro. Giro o tronco para trás, faço rotação interna do ombro ou rotação de cotovelo em direção que irá o passe. Se for destro faço o passe com a mão direta e mantenho a perna esquerda a frente, para poder girar o tronco e ter mais força no passe, se usar o braço oposto preciso inverter a perna de apoio.

  1. Picado:

Mesma mecânica do passe de ombro, utilizado quando tiver algum defensor para impedir o passe reto, faço a bola quicar uma vez no chão e subir para meu companheiro receber.

  1. Peito:

A bola sai da região do ombro e faço o gesto de empurrar ela para frente, menos força e passe mais curto. Muito usado no jogo pelos armadores para acionarem o pivô.

  1. Pronação:

Faço uma pronação com o punho. Passe rápido e lateral. Precisa de uma boa empunhadura para execução correta desse passe. Pode ser feito com as duas mãos.

  1. Outros passes:  

Jogo a bola por trás da nuca, pelas costas e reversão (giro o corpo e atrás da extensão do punho solto a bola)

Independendo do tipo de passe que for escolhido, durante o jogo quase sempre é em movimento.

  1.  ARREMESSO:

Posso dar até 03 passos e saltar e/ou arremessar. Sendo que se o aluno for destro deve sair no primeiro passo com a perna esquerda/ pós direita / pós esquerda e arremessar. Se for canhoto, início o movimento com direita / esquerda/ direita e arremesso. Saindo com a passada zero (recebo a bola – com os dois pés no chão – para que não conte como passo).

  1. Tipos de arremessos:

  1. Em suspensão:

Salto, perco o contato com o chão e arremesso a bola, sendo simples com apenas uma perna e duplo com as duas pernas (neste salto mais para cima, para ter mais impulso, porém menos velocidade) e o em apoio (não tem salto, arremesso mais rápido, pode ser apoiado nas duas pernas ou pelo menos com um pé no chão).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com