TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula de handebol

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  2.829 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre o joga de Handebol, mais concretamente uma prática com os discentes para trabalhar o maior número de músculos possíveis, com a finalidade de contribuir para o melhoramento do sistema motor.

Está organizada em três partes, na parte 1 será abordada a descrição da atividade, em seguida o desenvolvimento da pratica e logo após a especificação de alguns músculos que são utilizados no exercício.

A metodologia usada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com artigos científicos e livros de anatomia.

PLANO DE AULA

  • Nome da atividade: Jogo de Handebol.

  • Objetivo geral da aula: Vivenciar as práticas dos fundamentos do Handebol.

  • Conteúdos: Passe e recepção.
  • Tempo total da aula: 50 minutos.
  • Idade, Série, Sexo e Números de alunos: 12 e 13 anos, 5ª a 6ª Serie, meninas e meninos de 15 a 20 alunos.
  • Recursos: Quadra poliesportiva, apito, bolas de handebol, chamada.

Parte inicial: Todos os alunos, livres pela quadra, com bola em mãos. Tentam segura-la de forma correta, onde a superfície de contato é realizada pela superfície dos dedos e pela face palmar média da mão. Em duplas os alunos espalhados pela quadra andam quicando a bola um para outro com mudanças de direções constantes.

  • Desenvolvimento:

Atividade 1: O exercício será realizado em duplas. Os jogadores devem se posicionar de frente, um para o outro, a uma distância de aproximadamente quatro metros. O aluno deve realizar o passe acima do ombro para o outro jogador e recebê-la novamente.

Atividade 2: Igual à anterior, porém devem realizar uma série de passes com a mão direita e outra série com a mão esquerda, percebendo uma diferença entre as duas.

Atividade 3: Igual a atividade 1, mas agora a bola de quicar no solo antes de chegar no companheiro.

Atividade 4: Igual a atividade 3, porém aumentada a distância entre as duplas. Fazendo com que o aluno eleve a força ao lançar.

Ao lançar a bola exige um esforço combinado de alguns músculos, como: Deltóide que se contrai para erguer o braço à frente do ombro na hora de arremessar, com o cotovelo flexionado, esse movimento posiciona a bola próximo a testa à medida que prepara o arremesso; Tríceps se contrai para estender o antebraço em direção ao companheiro, logo antes de arremessar a bola. A execução desse movimento ajuda a arremessar a bola de maneira correta e com precisão; Flexor radial do carpo que proporciona o impulso final que lança a bola. Esse músculo se contraí à medida que o cotovelo se estende totalmente, para dar um impulso à bola e fazê-la girar à medida que ela voa pelo ar.

Também à utilização de músculos abdominais e vertebrais para a sustentação e equilíbrio do corpo.

Volta à calma:

Os alunos se reúnem novamente no centro da quadra, formando um círculo e concluindo a aula fazendo dois alongamentos simples para relaxar a musculatura. 1º exercício: Com as pernas paralelas e semi-flexionadas, pressionaram o cotovelo contra ao corpo. 2º exercício: Elevaram o braço flexionado para trás da cabeça e com a outra mão puxaram levemente para o outro lado. Repetindo os exercícios 2x.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com