TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Gestão Escolar

Por:   •  4/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2   RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR............................................8

3        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        10

4        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        11

5        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        13

6        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        14

7        PLANO DE AÇÃO        15

8        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        18

9        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

  • INTRODUÇÃO

    Neste presente relatório de estagio tem como objetivo analisar o papel do pedagogo e seus possíveis campo de atuação, contribuir para que as possiblidades nos vastos campos de aplicação do seu conhecimento. No estágio curricular obrigatório lll, de Gestão Educacional serão destacados os objetivos do estágio, a observação da instituição, analisar criticamente o processo de ensino e aprendizagem.

       O estágio na área da Gestão Escolar é de suma importância para o conhecimento de um profissional da educação, pois em parceria com a área educacional o estagiário de educação física adquiri conhecimento sobre a teoria.

        O estágio, de um modo geral, tem como objetivos construir experiências      interdisciplinares a partir das vivências relatadas, das práticas pedagógicas acompanhadas e dos fundamentos apreendidos no curso de formação docente, bem como desenvolver capacidades e habilidades para conhecer, descrever, analisar e intervir na realidade concreta de sua futura atuação profissional.

        Durante a realização do estágio curricular supervisionado em gestão educacional, os estagiários, sob a orientação do supervisor docente, realizam visitas ao campo de estágio no intuito de observar, fazer os registros, entrevistar os sujeitos da escola e elaborar e executar um projeto de intervenção, com vistas a contribuir para o suprimento de uma possível demanda da escola, bem como familiarizar-se com as tarefas da área da gestão escolar.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

      Segundo o texto, podemos perceber que o planejamento é uma atividade importante para praticamente todas as manifestações da organização social humana. Sua função é organizar, analisar e refletir sobre possíveis acontecimentos, o que possibilita prever situações e minimizar problemas cotidianos. Dessa forma, o planejamento educacional é um dos elementos didáticos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.

     Avaliar o cenário atual, considerando o diagnóstico da comunidade escolar para propor e fortalecer os processos de mudanças necessárias. Segundo Campos4, uma das maiores dificuldades na construção de um plano é a colaboração de todos os atores. O planejamento é um processo que orienta as ações pedagógicas que acontecem ao longo do ano letivo. O professor de Educação Física precisa, além do domínio dos conteúdos, ter competência para orientar sua prática docente. Mais um sintoma dessa minimização da importância dada ao planejamento da Educação Física é a escassa produção acadêmica sobre o tema.

      Diante de todas as experiências constada no texto, podemos perceber que há uma cobrança da gestão escolar sobre a entrega do planejamento, mas ao mesmo tempo não há uma quantidade de carga horária suficiente para ser executado. E que, a entrega do planejamento hoje se assemelha mais ao cumprimento de uma tarefa do que a um espaço de troca de experiências com os professores. Inclusive, um ponto específico na área da Educação Física que dificulta a construção de um planejamento em conjunto está relacionado com a falta de consensos sobre o que ensinar aos alunos. No entanto, é importante ressaltar também que a área vem em constante evolução construindo atualmente alguns consensos através da ideia de cultura corporal.

   Concluindo que mesmo ainda sendo escasso a questão de planejamento e execução, já evoluímos por ter essa cobrança do planejamento, mesmo, o formato ainda não se encontrar de uma maneira que possibilite pensar coletivamente para a disciplina e suas práticas.

  1.  RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR

    A escola situa-se na rua João Paulo Nunes,S/N. Bairro Caturrita. Santa Maria -RS. A sua missão e finalidade são visar o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho, também oportunizar o aluno com condições de aprimorar os conhecimentos científicos, através das interações sociais, para que este possa agir, de forma, consciente na realidade em que vive.

      A escola funciona em dois turnos, matutino e vespertino, tem cerca de 100 educandos, sendo 60 alunos do ensino fundamental anos iniciais e 40 alunos da educação infantil.

Distribuições;

Matutino: 03 turmas de ensino fundamental anos iniciais e 01 do ensino infantil.

Vespertino: 02 turmas de ensino fundamental anos iniciais; 02 turmas ensino infantil.

Total de 8 turmas.

      As formas de tratamento e ações para problemas disciplinares, normas de convivência, tratamento a ser dispensado aos pais são a chamada dos pais registros em ata e também é chamado a rede de segurança escolar, Conselho Tutelar e o NEPRE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (215.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com