TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio II - Unopar

Por:   •  15/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  9.059 Palavras (37 Páginas)  •  3.291 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II- 150horas

Petrolina-PE

2017

FELIPE JONATAS GOMES DA SILVA

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em EDUCAÇÃO FÍSICA- Universidade Norte do Paraná para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório II.

Professores: Prof. Raphael Gustavo Testa; Ms.ª Eloise Werle de Almeida; Prof. Dr Tulio Bernardo Alfano.; Prof. Marcio Teixeira.; Prof. Mario Carlos Welin Balvedi; Prof. Marcio Teixeira. 

                                                                        Tutor de Sala: Jefferson Rodrigues dos Santos.

                                                                         Tutor eletrônico: Anderson dos Santos Almeida.

Petrolina-PE

2017

SUMÁRO

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA        4
  2. ENTREVISTA COM O PROFESSOR DA ESCOLA        5
  1. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        5
  2. DIÁRIOS DE COPARTICIPAÇÃO        5
  3. DIÁRIOS DE INTERVENÇÃO        6
  1. RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO        7
  2. ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO BIMESTRAL        9
  3. PLANOS DE OBSERVAÇÃO        11
  4. PLANOS DE COPARTICIPAÇÃO        17
  5. PLANOS DE INTERVENÇÃO        25
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        41

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Recanto Fundamental LTDA-ME, com razão social CNPJ: 05114028000173, como atuação do concedente serviço educacional. tendo como diretora Maria Mazarelo Coelho de A. Peixoto situada na Avenida Paraíba no Bairro Areia branca da cidade de Petrolina Pernambuco com dimenções de areas ocupadas pela escola de 600m³ seiscentos metros cúbicos fundada em 05 de março de 1979 dispõe de 36 funcionarios e tem como horario de funcionamentos manhã e tarde, atendendo 163 (Cento e Sessenta e tres) alunos das series de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

A clientela atendida pela escola abriga as mais diversas crenças culturais e religiosas e tem como objetivo diário oferecer as melhores condições possíveis de educação e interação social aos seus alunos.

ENTREVISTA COM O PROFESSOR DA ESCOLA

O estágio foi realizado na escola recanto fundamental ltda-me no município de Petrolina Pernambuco, entre os dias 27 de Março a 07 de Abril de 2017, com carga horária de 150 horas. Situada na Av. Paraíba tendo como órgão mantedor Privado de Petrolina Pernambuco e funciona nos horário de manhã à tarde ofertando todas as séries iniciais do ensino fundamental 1º ao 9º ano até mesmo Ens.Médio do 1° ao 3° Ano atendendo cerca de 544 alunos.

Apresenta uma boa estrutura física de vinte e duas salas de aula, uma secretaria, um pátio Interno, uma quadra coberta, cozinha, laboratório, sanitário feminino, sanitário masculino e sanitário para professores, uma sala de vídeo e TV. Não possuindo quadra externa, quadra fora ou aberta, refeitório, biblioteca, sala de leitura, nem dispõem de materiais adequados para aulas de educação física que segunda a diretora os materiais usados nas atividades são levados pelos próprios Professores de suas casas para a escola.

A escola ainda conta com os seguintes profissionais: Uma diretora, dois professores de educação física, vinte e sete professores no corpo docente, um porteiro, três na limpeza e na parte de apoio conta ainda nutricionista e assistente social.

Para as atividades de Educação Física a escola possuí os seguintes materiais:

02 bolas de basquete

01 bolas de futsal

01 cordas grandes

07 bambolês

01 bolas de handebol

02 cordas pequenas

02 cordas grandes

Todo levantamento de dados, reconhecimento da escola, aceite e entrevista com a Diretora e os demais membros da escola se deu no período de 27 de Março de 2017 a 07 de Abril de 2017.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO

As observações iniciaram no dia 10 de Agosto e se encerraram no dia 12 de Agosto nos quais foram realizadas duas horas de observação em turmas distintas, conforme cronograma da escola, totalizando 06 horas de observação, conforme segue anexo os planos de aula.

DIÁRIOS DE COPARTICIPAÇÃO

As coparticipações iniciaram-se no dia 15 de Agosto e se encerraram no dia 18 de Agosto, nos quais foram realizadas duas horas de participação em turmas distintas, conforme cronograma da escola, totalizando 08 horas de coparticipação, conforme segue os planos de aulas e avaliações finais.

DIÁRIOS DE INTERVENÇÃO

As intervenções iniciaram no dia 19 de Agosto e se encerraram no dia 23 de Agosto, nos quais foram realizadas duas horas de intervenção em cada turma, conforme cronograma adaptado da escola, totalizando 6 horas de intervenção, conforme segue os planos de aulas e a avaliações finais.


RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO

Artigo: CASTRO, Patrícia Aparecida Pereira Penkal; TUCUNDUVA, Cristiane Costa; ARNS, Elaine Mandelli. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do Professor em sua prática docente. ATHENA – Revista Científica de Educação - v. 10, n. 10, jan./jun. 2008.

A importância do planejamento das aulas na prática docente

“Ensinar é a arte das artes e é, portanto tarefa árdua que requer o juízo atento não só de um homem, mas de muitos, porque ninguém pode ser tão atilado que não lhe escapem muitas coisas.” – Comenius (1657).

O ato de planejar nos acompanha desde os primórdios, portanto o planejamento está presente em quase todas as nossas ações diárias e, principalmente no âmbito escolar, uma vez que o mesmo irá nortear as ações do professor durante o ano letivo, no ensino de determinado conteúdo e desenvolvimento de habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)   pdf (371.5 Kb)   docx (167.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com