TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL II 1 SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  8/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 7

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRICO EMPRESARIAL

No início do ano de 2005, com a falta de oportunidade no mercado de trabalho e com a necessidade de sustentar uma família com 5 (cinco) membros, a ousadia passou a ser providencial, então, a Sra. Alzeny de Oliveira Sakairi, assim como muitas pessoas, iniciou seu empreendimento no mercado informal. Na oportunidade, atuando com vendas de produtos alimentícios e derivados, e esse processo perdurou aproximadamente 12 (doze) meses. Ao passo que os negócios foram crescendo houve a necessidade dos processos de padronização, competitividade de mercado e a organização empresarial.

Em 20 de fevereiro de 2006, a Sra. Alzeny contratou os serviços especializados de um escritório de contabilidade, onde deu entrada nos papeis para criação de sua empresa, após ter feito isso passara a ser reconhecida como pessoa jurídica, assim, com firma reconhecida, passou a ser chamada: ALZENY DE OLIVEIRA SAKAIRI-ME, escrita sobre o CNPJ: 08.205.330/0001-25, Inscrição Estadual: 15.255.559-5, com o nome fantasia de MERCANTIL SANDY, tendo como atividade comercial o ramo varejista de bebidas, iniciando com apenas 03 (três) funcionários.

Com a micro empresa legalizada, surgiu um vasto leque de opções e oportunidades como:

  1. A abertura de contas jurídicas nos bancos;
  2. Possibilidade de capital de giro;
  3. Expansão de compras com os grandes fornecedores;
  4. E necessidade de contratação de mão de obra qualificada.

Assim, a empresa ALZENY DE OLIVEIRA SAKAIRI-ME, conseguiu crescer e se solidificar passando a atuar como uma das referências em qualidade de serviços e preço no mercado varejista.

2.1.1. Aplicando A Teoria Cientifica De Frederick Taylor (ORT).

Fazendo um comparativo da empresa anteriormente citada com a teoria científica criada por Taylor, existem várias características similares agregadas à prática dos fundamentos da ORT. A Organização Racional do Trabalho visava a eliminação de movimentos inúteis, fazendo com que os trabalhadores executassem suas tarefas de forma mais simples e rápida, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente. A ORT pregava: Análise do trabalho operário; estudo dos tempos e movimentos; fragmentação das tarefas e especialização do trabalhador.

  • Análise do trabalho: Na empresa ALZENY DE OLIVEIRA SAKAIRI-ME, os seguimentos do controle está baseado na condição de produção de serviços operados por cada colaborador, onde a maior cobrança está relacionada à qualidade e agilidade dos produtos e serviços prestados.
  • Estudo dos tempos e movimentos: Aplica-se no meio de produção, segmentando a organização e comando pelo Sr. Jorge Luiz Sakairi (Gerente comercial), o qual compõe a parte logística, onde o comando e ordens diversificam o meio de produção e a padronização dos movimentos executados para a eficiência e a qualidade dos produtos e serviços que seja entregue na ordem exata e com pontualidade.
  • Fragmentação das tarefas: É fundamental para o meio de produção que cada colaborador se mantenha em suas respectivas zonas de produção como o balcão de atendimento de clientes, o caixa, a reposição de produtos e o estoque. Entretanto, existem fatores internos e externos que pode levar à necessidade de substituição dos cargos e tarefas, assim ocasionando exceções a estas características, podendo fazer com que um ou mais colaboradores desempenhem mais de uma função.
  • Especialização do trabalho: Neste item se torna essencial o emprego de investimento em mão de obra qualificada. Todos os seguimentos da empresa necessitam de um colaborador mais preparado, qualificado e produtivo que atenda a demanda do mercado e auxilie no crescimento da empresa. Sendo assim, tendo em vista todas as características acima citadas, em observância às atividades diárias, constatou-se que a empresa ALZENY DE OLIVEIRA SAKAIRI-ME se preocupa com o bem estar dos clientes e a qualidade do atendimento dos profissionais que a compõe.

2.1.2  Ampliando a teoria clássica de Henry Fayol (POCCC)

Henri Fayol teve uma importância fundamental para o desenvolvimento da administração como ciência. Ele não só foi o primeiro a reconhecer a administração como uma função separada das demais, como foi o primeiro autor teórico que conseguiu tornar mais nítido o papel e o exercício administrativo.

Apesar das críticas que a Teoria Clássica de Fayol recebeu, é possível perceber que o autor buscou interpretar as funções e obrigações que rodeiam um administrador de empresas de forma clara e objetiva, facilitando o seu entendimento e apoiando, por meio de seus trabalhos, o desenvolvimento e o futuro da mesma.

Ao aplicar a teoria clássica de Fayol, as características de POCCC, a qual se encaixa perfeitamente no modelo atual da empresa ALZENY DE OLIVEIRA SAKAIRI-ME, vimos que esses fundamentos agregam um modelo e segmentação e organização, assim padronizando a ordem natural de cada setor. Cada uma dessas categorias trata de um processo distinto que comumente é chamado de função. Essas funções por sua vez, fazem um modelo eficiente e eficaz aos meios empresariais.

Segundo Henry Fayol, essas descrições se encontravam agrupadas em cinco categorias, que são: Planejar; organizar; comandar; coordenar e controlar.

  • Planejar: Consiste em visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Este fundamento está aplicado aos níveis mais altos na escala de ocupação dos cargos, ou seja, cabe a presidência e posteriormente a gerência da empresa, fazer toda a estratégia para execução dos futuros planejamentos. Esse aspecto, a Sra. Alzeny desempenha com destreza e aptidão, seguindo o projeto traçado ao seu gerente e demais colaboradores.
  • Organizar: Cabe à gerência solidificar todo o material dos projetos traçados e se encarregar de que tudo ocorra dentro dos padrões e metas estabelecidas. Este cargo está na competência do Sr. Jorge Luiz Sakairi, o qual tem se mostrado um exímio escudeiro nesta tarefa árdua de desempenhar e resolver qualquer problema ocasionado dentro e fora da empresa.
  • Comandar: Está relacionado ao gerente ao repassar ordens diretas, podendo ser segmentadas na ordem de comando para a unificação do grupo, tornando-o mais homogêneo e capaz de executar as tarefas em menor tempo e de maneira correta.
  • Coordenar: Este talvez seja o grande elo da corrente chamada unificação de trabalho, pois, não é fácil manter um grupo em harmonia, haja vista que sempre pode haver um desentendimento entre os colaboradores da empresa, porém, isso faz parte como um fator construtivo e em meio às opiniões contrárias, podem surgir novas e excelentes ideias para a agregação de valores éticos ou soluções de problemas.
  • Controlar: Esta característica é peça fundamental para o bom funcionamento da empresa, onde através dela passam a serem executados todos os planos estabelecidos, fazendo com que tudo ocorra em perfeita ordem e sem contratempos.

Essas cinco categorias descritas por Henry Fayol sugere que para o bom funcionamento das empresas, as características descritas acima sejam todas ligadas ao fator humano, onde o que mais importa é a unificação do grupo troca de valores e experiências. Com o passar dos anos esta teoria se mostra em um contexto atual, no entanto, as inovações são sempre vistas como um ótimo meio de transformação.

Como uma breve comparação entre as teorias de Taylor e Fayol foi observado que:

Taylor tinha uma visão mecanicista e racionalista em relação aos empregados. Segundo ele, era possível medir o tempo necessário para execução de cada uma destas tarefas e, com isso, determinar um padrão para todos os trabalhadores, pois, os homens são vistos como adjunto da máquina no desempenho de tarefas produtivas e devem almejar unicamente a riqueza da empresa, como bem de todos. Para Fayol, os princípios de administração eram mais flexíveis. Ele prezava o fator humano, sempre presente nas organizações e, apesar de ter considerado a teoria de Taylor um tanto rígida, concordou que a sua obra complementou a teoria de Tayor. Fayol defendia a harmonia entre os empregados, os incentivos materiais e salariais, alguns hoje, o consideram como pai da administração moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com