TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Observação

Por:   •  26/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA

PROFª. DRª. NARA NÖRNBERG

ACADÊMICO ANDERSON HATZENBERGER

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

SÃO LEOPOLDO, 24 DE OUTUBRO 2016.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

O presente trabalho visa observar uma turma do Ensino Médio para realizar a observação de uma aula. Mais concretamente vai abordar o Planejamento do Professor (a), a Metodologia Aplicada, as Relações Interpessoais, a Abordagem do Tema, as Expectativas dos Alunos em Relação ao Tema Abordado.

A observação foi realizada em uma Escola Estadual de Ensino Médio na cidade de Novo Hamburgo, onde observei duas turmas, uma sendo do 2º ano e a outra do 3º ano. Em média cada turma tinha 25 alunos, sempre com um número maior de meninos. A observação se deu no tempo de três períodos de 45 minutos cada. A metodologia utilizada na observação foi de uma conversa com a Professora e observação das aulas.

Iniciei a observação deslocando com a Professora até a sala de aula, a mesma fez a chamada e pediu para turma deslocar até a quadra para iniciar as atividades. Chegando à quadra me afastei da turma para dar inicio a observação, me sentei em um banco próximo e então a Professora iniciou a sua aula. A atividade foi basquete, que já havia sido proposto pela Professora na aula anterior, então ela organizou a divisão dos times e deu inicio na partida.

Então a Professora sentou ao meu lado e iniciamos uma conversa. Formada desde 2011 Bacharel em Educação Física na ULBRA em Canoas, 27 anos de idade, casada, com um filho de quatro anos. Esta no último semestre de Licenciatura em Educação Física que também conclui na ULBRA. Cadastrou-se na Secretaria de Educação e foi chamada para dar aula nesta Escola, com contrato temporário e tem a carga horária de 20hrs semanais.

Perguntado a Professora como ela acredita que o aluno melhor aprende? Ela coloca que o aluno melhor aprende compreendendo e interagindo com os conteúdos e se relacionando com as novas ideias e argumentando a respeito.

Conversando e observando notei que a Professora não esta tão focada em ter um planejamento neste momento, pois comenta que pegou as turmas em meio ao semestre e que esta se adaptando e que ano que vem iniciará o semestre com um melhor planejamento. A Professora usa mais o método verbal com os alunos, não interfere ou motiva os alunos nas atividades. Não faz uso de materiais ilustrativos, somente aula na quadra e na sala quando chove com jogos de tabuleiros e ping-pong. Conduz as aulas com tranquilidade e não impõe que todos participam. Perguntado sobre como fazia a avaliação, coloca que avalia a participação nas atividades, o uniforme e presença. Aos alunos que não participam das atividades físicas a Professora aplica trabalho escrito sobre algum esporte.

As relações entre alunos e Professora são de respeito e amizade, e alunos entre si agem da mesma forma, pois as turmas são pequenas e a relação fica mais próxima.

Os alunos interagiram bem em relação à atividade colocada pela Professora, uma vez que eles já haviam planejado esta atividade na aula anterior, mas a turma fica dividida e alguns colegas colocam pressão para logo terminar o basquete e iniciar o futebol. Há certo acordo entre alunos e a Professora em relação às atividades, ela impõe o que deseja aplicar na aula e assim os alunos executam para depois poder praticar o que desejam, é uma troca de favores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com