TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório técnico visualização telescópio óptico

Por:   •  28/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ARCHIMEDES THEODORO

Ariel Soares da Silva

André Luis Miranda

Wolney Freitas

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO: ANÁLISE DE DIFERENTES ESTRUTURAS CELULARES EM MICROSCOPIA ÓPTICA

ALÉM PARAÍBA

2018

Ariel Soares da Silva

André Luis Miranda

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO: ANÁLISE DE DIFERENTES ESTRUTURAS CELULARES EM MICROSCOPIA ÓPTICA

Relatório técnico-científico apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Citologia Funcional do 2º período do Curso de Bacharel em Educação Física, ministrada pela Profª M. Sc.Aline Martins de Vita.

ALÉM PARAÍBA

2018

RESUMO

Este trabalho é um relatório sobre uma aula prática ministrada no laboratório de biologia, utilizando microscópios ópticos para a visualização de células eucariontes animais na mucosa da boca e células eucariontes vegetais em uma película de cebola. Foram utilizados recursos mecânicos, químicos e biológicos para a visualização. Foram observadas diferenças claras entre as estruturas dessas células, e conclui-se que essa observação é positiva ao aprendizado sobre as células.

Palavras-chave: Célula; Estrutura celular; microscópio óptico; biologia celular e Membrana.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. OBJETIVO GERAL..................................................................................................5

2.1. Objetivos específicos..................................................................................5

3. METODOLOGIA......................................................................................................5

4.1. Materiais.....................................................................................................5

4.2. Procedimentos experimentais.....................................................................6

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO...............................................................................6

5. CONCLUSÃO..........................................................................................................7

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................8

  1. INTRODUÇÃO

      A Biologia é uma ciência voltada para o estudo da vida. Ao longo dos séculos XIX e XX teve grande desenvolvimento graças aos avanços tecnológicos, como o uso de microscópios e o desenvolvimento de técnicas que permitiram conhecer em mais detalhes a estrutura dos seres vivos (Bizzo, 2013)

       A célula é considerada o nível mais básico da organização vital sendo ela a menor parte de um ser vivo em que se reconhecem as características da vida e em geral, são constituídas por membrana, citoplasma e material genético (Silva Júnior; Sasson; Caldini Júnior, 2013).

 A citologia refere-se às técnicas diagnósticas utilizadas no exame de células oriundas de várias partes do organismo para determinar características referentes a ele (Rubin e Forber 2002).

       Existe uma infinidade de células de diversas funções, porém há duas importantes classificações dadas a elas que norteiam todo o seu entendimento, as células podem ser procariontes, (células não compartimentadas). E eucariontes,  (células mais complexas, com o material genético organizado num compartimento/núcleo (uma endomembrana denominada envoltório nuclear) distinto do citosol e demais compartimentos. (Fernandes e colaboradores, 2017).

As células eucarióticas diferenciam-se entre animal e vegetal, sendo que nas células vegetais há um envoltório bem definido externamente à membrana plasmática, a parede celular, estrutura já observada pelos primeiros citologistas no século XVI. Eles observaram também uma estrutura esférica ou ovoide no citoplasma dessas células que em 1833 foi denominada de núcleo (Amabis e Martho, 2010).

        A superfície das células vegetais (que obedecem ao padrão estrutural eucariótico) é formada pela membrana plasmática e pela parede celulósica (camada mais externa, espessa e rígida). (Fernandes e colaboradores, 2017)

        Membranas mucosas são estruturas que forram superfícies úmidas de cavidades do corpo e que se comunicam com o meio externo. A mucosa bucal reveste toda a cavidade bucal. Apresenta células epiteliais pavimentosas estratificadas e não queratinizadas, com formato irregular, núcleo central e esférico, citoplasma granuloso e bordos dobrados, quando observadas em lâminas histológicas (tais células não têm parede celular rígida, típica de células vegetais). A membrana plasmática, por ser muito fina, não é observada com microscopia óptica. Porém, evidenciamos a sua presença através do limite celular. (Fernandes e colaboradores, 2017)

       A estrutura do microscópio óptico é composta por duas partes: a mecânica e a óptica. A mecânica, responsável pela estabilidade e pelo suporte ao sistema óptico, compõe-se de pé ou base, coluna ou estativa, mesa ou platina, e o tubo ou canhão. A parte óptica contém três sistemas de lentes – oculares, objetivas e condensador–, além de uma fonte luminosa e um diafragma. A intensidade da luz pode ser controlada por um botão, que regula a aproximação ou o distanciamento do condensador, e pela abertura-fechamento do diafragma. (Fernandes e colaboradores, 2017).

  1.  OBJETIVO GERAL

O objetivo geral da prática laboratorial girou em torno o de conhecer a estrutura do microscópio, das substancias que auxiliam na visualização e as amostras que serão visualizadas dentro da aula programada.

2.1. Objetivos específicos

Conhecer a estrutura do microscópio implica em aprender sobre os mecanismos que envolvem o microscópio óptico, entendendo seu funcionamento, seus recursos e limitações.

Preparar as amostras, as lâminas em que eles serão posicionados, as substâncias que serão utilizadas para possibilitar a visualização da amostra, além de toda a regulagem do microscópio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (513.1 Kb)   docx (364.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com