TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Étnico Raciais

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da Atividade:

Com base nas leituras e vídeos estudados nas semanas anteriores, bem como na reflexão acerca do texto de Darcy Ribeiro, escreva um texto demonstrando:

1. Como a ciência contribuiu para a construção de ideais racistas e discriminatórios no Brasil;

Baseado nos textos e vídeos sugeridos, quando a ciência confirma a existência de raças diferentes gera assim uma afirmação de que realmente existe uma raça superior à outra e nesse caso considerados dentro da titularidade de “raça negra” são vistos pela ciência como uma raça inferior contribuindo assim para a construção de ideais racistas e discriminatórios, e confirmando com isso como as ideais racistas ainda hoje repercutem. Quando dizemos a “raça negra” já existe um grande preconceito nisso no que se diz respeito a ignorar um único tipo de pessoa que é a humana e indiferente de cor. A ciência teve grande influencia na capacidade de opera o imaginário social com ideias distorcidas sobre raças superiores quando também afirma que existem raças mais bem definidas, o que faz com que mentes racistas se fechem para isso e tentem a qualquer custo minar e se defender das raças consideradas supostamente inferiores pela ciência. A ciência não pode usar a palavra raça para estabelecer uma comparação entre um ser semelhante ou diferente, caso isso aconteça estará realmente contribuindo sim para a construção de ideais racistas e discriminatórios.

2. Como o racismo e o preconceito impactam, atualmente, nas relações cotidianas que se estabelecem entre as diferentes etnias que compõem nossa sociedade.

Com a colonização do Brasil os grupos humanos desenvolveram características físicas próprias em relação à cor da pele, o termo racismo diz respeito à atitude de diferenciar a suposta raça existente, ou a grosso entendimento e melhor explicado é quando uma determinada classe presume ser superior ao outro por ter uma cor diferente, a mistura das raças não é aceita pelos racistas, por acharem que as "raças" superiores devem dominar as inferiores. Atualmente as coisas continuam do mesmo modo no que diz respeito ao impacto nas relações cotidianas estabelecidas entre diferentes etnias. Ainda podemos encontrar muito frequentemente vários tipos de racismo e com toda certeza entre a lei e a pratica existe uma boa distancia, são negados os princípios básicos de igualdade e de oportunidades, os negros são excluídos e discriminados em sua maioria pela cor de sua pele. A nossa lei no Brasil condena e considera crime o ato de racismo e discriminação, mas dificilmente essas atitudes são punidas, podemos tomar como exemplo uma pessoa ao qual pode ser negado um trabalho pelo simples fato da cor da pele e depois saber que o cargo foi para uma pessoa de pele clara, difícil de provar um ato desses. Hoje no século XXI ainda podemos ver o negro e o mestiço excluídos de muitos empregos do mercado de trabalho brasileiro só sobrando os trabalhos em serviços domésticos, limpeza pública, "bicos" e em atividades que não oferecerem nenhuma perspectiva de melhora ou crescimento, simplesmente excluído da vida econômica e social. Ainda há uma grande distância entre os negros e brancos na sociedade brasileira.

Chegamos à conclusão que esses impactos continua com grande intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com