TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Dicionário do Esporte no Brasil

Por:   •  27/8/2018  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: Dicionário do Esporte no Brasil

O autor inicia comentando sobre as duas tendências do esporte, uma que o esporte já existia na antiguidade sendo identificados em jogos da época e a outra ele fala que o esporte precisar ser entendido como um fenômeno da modernidade. Mesmo tendo essas diferenças de concepções o esporte no final do século XVIII possui algumas características até nos dias de hoje, como por exemplo, as federações, calendário próprio, etc.

No século XVIII surgiram os jogos populares que eram praticados nas escolas responsáveis por formarem os membros da burguesia, os jogos eram voltados para a estratégia educacional. Somente a elite praticava os esportes, o resto da população foi ter contato ao esporte, pois precisavam ter uma nova cultura de vida necessária ao desenvolvimento do modelo fabril de produção, mas só podia assistir e não praticar.  

O turfe foi um dos primeiros esportes a se organizar em diversos países, era o adequado para a sociedade que estava se desenvolvendo em meados do século XIX. As arquibancadas eram divididas pelo valor econômico.

A relação entre esporte e exercício físico surge quando as cidades se preocupam com o avanço da industrialização e a urbanização rápida  procurando oferecer uma qualidade de vida melhor e mais saudável. Com isso o esporte passa ser boa referência para se ter corpos musculosos. No Brasil o esporte que foi responsável por esta mudança foi o remo, onde não era um animais mais que corre e sim um homem que conduz com a força dos braços o barco. Com isso os esportes vão perdendo as características de ser conhecidos como jogos de azar. As elites, a imprensa, as empresas, tudo lucrava com os esportes. Com a relação entre  esporte e saúde, começaram a se comercializar muitos outros produtos, vestuário,extratos, etc. Com a popularização do esporte para toda classe social, fez com o esporte seja a prática cultural mais difundida do século XX .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com