TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo História do Voleibol

Por:   •  14/2/2021  •  Projeto de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 2

A História do Voleibol

O voleibol vai surgir inicialmente como Mintonette, em 1895 pelo professor de educação física William George Morgan. Seu objetivo era criar uma nova atividade esportiva para que seus alunos, da faculdade YMCA, praticassem.

Em 1896, após uma conferência de professores de educação física dessa faculdade, foi decidido que o nome do esporte passaria a se chamar Volley Ball, o que ficou vigente até 1952, quando ouve um consenso para unir as palavras, ficando Volleyball.

Durante 1916 a faculdade YMCA, fez com que uma grande liga de esportes universitários, a NCAA, divulgasse o vôlei em seus meios de comunicação, gerando a propagação deste esporte entre os jovens.

Ao longo da história o vôlei sofreu mudanças de regras, como em 1918, onde quantidade de jogadores por time foi limitada a seis, e em 1922 onde a quantidade de toques na bola foi estabelecida para três. A partir da 1° Guerra Mundial, com a movimentação de americanos em outros continentes, houve uma maior disseminação do vôlei, gerando competições desse esporte por todo o mundo.

O vôlei foi admitido oficialmente como um esporte olímpico em 1962, no Congresso de Sofia, na Bulgária. A primeira disputa ocorreu nas Olimpíadas de Tóquio em 1964, onde, na categoria masculina, a Rússia levou a medalha de ouro e, na categoria feminina, o Japão levou a medalha de ouro.

No Brasil, a primeira competição oficial é datada de 1915, em Recife, Pernambuco, administrada pela Associação Cristã de Moços. Isso nos faz levar a deduzir que o esporte já era praticado informalmente pelos brasileiros antes.

O Brasil participou de sua primeira competição internacional em 1951, no Campeonato Sul-Americano. Aconteceu no ginásio do Fluminense, entre os dias 12 e 22 de novembro, no Rio de Janeiro, no qual o Brasil foi campeão na categoria masculina e feminina.

A Confederação Brasileira de Voleibol, criada em 1954, tem o objetivo de integrar o vôlei no país. Os sextetos nacionais masculinos de vôlei do Brasil participaram de todos os campeonatos Olímpicos.

Fundamentos do Vôlei

São entendidos como fundamentos técnicos no vôlei o saque, a manchete, o toque, o ataque ou cortada, bloqueio e defesa. É importante destacar que para tais atividades é necessário um bom desenvolvimento físico e técnico, para assim obter um melhor desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com