TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Aprendizagem

Por:   •  29/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 5

                                          ROTEIRO DE APRENDIZAGEM (CICLO 1)

NOME : YANCA ALVES                                                                            MATRICULA: 191200572

Questões para serem debatidas em sala:

a) As lutas na sociedade e seu contexto sociocultural?

As lutas desenvolvem de maneira significativa a parte cognitiva dos alunos, assim como em outros esportes a formação de estratégias é um dos fatores que contribuem para isso, mas o fator mais importante é o número de movimentos e as formas como são efetuados que exige que aluno desenvolva sua memória e concentração.

b) Quais as principais diferenças entre luta e arte marcial?

As lutas referem se ao combate direto entre adversários. Já a arte marcial diz respeito a um conjunto de pré-requisitos que devem ser seguidos, a palavra “marcial” é originada do Deus da guerra, Marte, portanto, “arte marcial” significa “arte da guerra”, um conjunto de técnicas, filosofia e tradições de combate. A técnica de luta, ética, autoconhecimento, entre outros são um dos pré-requisitos.

c) Pesquise os diferentes tipos de luta , no mínimo quatro e que não seja o

objeto do seu projeto, e faça uma breve citação histórico-sócio-cultural sobre

cada?

Muay Thay - O boxe tailandês (tradução de muay thai em português), teria surgido há 2 mil anos com base no wushu (ou kung fu) chinês. Forçados a deixar a China, agricultores que encontraram liberdade e terras férteis na atual Tailândia precisavam se defender do vizinho poderoso. Surgiu, assim, o método de autodefesa chupasart, que usava todo tipo de armas, espadas, lanças, machados etc. Para evitar mutilações e mortes nos treinos, as armas foram abolidas. Mas o estilo continuou violento. No muay thai, todo golpe visa nocautear o adversário. Ao longo dos treinamentos, as canelas são castigadas até se tornarem armas. Até o começo do século 20, soldados tailandeses tinham que lutar muay thai, e foi só a partir daí que ele ganhou regras limitando sua agressividade.

Karatê - O karatê surgiu no Japão, mais precisamente na ilha de Oknawa (norte do país), como uma luta de defesa contra os ataques de bandidos, que eram atraídos pela exuberância e comércio do local. Entre os principais estilos de karatê, estão Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu. Ainda que haja diferentes técnicas, o karatê busca, essencialmente, a disciplina do corpo e da mente, com o aperfeiçoamento do caráter dos seus praticantes.

Boxe - O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês box, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850. Ao contrário do que muitos dizem, o boxe não surgiu na Grécia Antiga mas sim na Mesopotâmia, mais precisamente na Suméria.

Jiu-Jitsu - O jiu-jítsu surgiu no Japão há mais de 3 600 anos. Especula-se que tenha as mesmas origens do wushu, ou kung fu, criado na China. No jiu-jítsu, usa-se o corpo como alavanca para derrubar ou neutralizar inimigos maiores sem golpes traumáticos.

2- Biomecânica - O Link abaixo facilita a compreensão da mecânica

aplicada as lutas e a complexidade da inteligência neuromotora no desporto e

na prática da atividade física, permitindo ainda o entendimento dos tipos de

alavancas (https://www.youtube.com/watch?v=8JEzwIUwHiA)

a) Qual o movimento e a musculatura atuante (fase concêntrica e excêntrica)

num agachamento livre, num supino reto e numa remada alta (em pé), com seus

palnos e eixos?

No agachamento livre - Ação muscular na fase concêntrica: extensâo de quadril. Ação muscular na fase excêntrica: flexão de quadril. Grupo muscular: Quadríceps (músculo da parte anterior da coxa) , glúteo máximo, isquiotibiais (posterior da coxa). PLANO SAGITAL EM TORNO DO EIXO LATERO-LATERAL.  

O supino reto na fase concentrica, consiste essencialmente em uma flexão de ombro horizontal seguida por uma extensão de cotovelo, movimentos potencializados pela carga na barra, na fase excentrica ocorre ao contrario. Os principais músculos recrutados são o peitoral maior, tríceps braquial, deltóide, serrátil anterior, coracobraquial. Plano Sagital em torno do eixo latero-lateral.

Remada Alta  - Ação muscular na fase concêntrica:  Abdução do  ombro,  flexão do cotovelo. Ação muscular na fase Excêntrica: adução do ombro, extensão do cotovelo.  Grupo Muscular:  Deltóides (an terior,  medial,  posterior), Trapézio (superior) , bíceps  braquial e braquial.  Os músculos atuam na fase concêntrica para   vencer a  resistência (peso) e  na fase excêntrica os mesmos  músculos  trabalham para frear  o  movimento. PLANO FRONTAL EM TORNO DO EIXO ÂNTEROPOSTERIOR.

Treinamento Desportivo – Estas questões, abaixo, objetivam a sua reflexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com