TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Aprendizagem Psicometria

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.102 Palavras (13 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Édipo Luiz Nunes Buerger

Roteiro de Aprendizagem

Rio de Janeiro

2018

Centro Universitário Celso Lisboa

Édipo Luiz Nunes Buerger

Projeto apresentado em grupo, como requisito para aprovação na competência do Núcleo 4, do curso de Psicologia no Centro Universitário Celso Lisboa para ser avaliado pelos professores Marina Martorelli e Gabriel Corrêa.

Rio de Janeiro

2018

1) Um indivíduo do sexo masculino, 34 anos, engenheiro químico sofreu um acidente automobilístico e teve um traumatismo craniano. O indivíduo passou 3 meses em coma e, após acordar, apresentou sintomas atípicos. Dentre eles, desinibição, déficit de memória episódica, entre outros. Entretanto, o indivíduo apresentava preservação das funções cognitivas frias e memória operacional. Do ponto de vista neuropsicológico e neuroanatômico, explique o quadro apresentado.

R: Alguns modelos teóricos decompõem as funções executivas em dois grandes grupos: funções executivas "frias" e "quentes" Sendo o grupo de funções executivas  frias caracterizado pelo envolvimento de componentes lógicos e abstratos relacionados à região pré-frontal dorsolateral (planejamento e resolução de problemas, memória operacional, atenção, flexibilidade cognitiva, abstração e julgamento). Já o grupo de funções executivas quentes está estruturalmente ligado aos circuitos orbitofrontais e possuem relações com os aspectos emocionais, motivacionais e interpretativos dos quadros de alterações abruptas da personalidade, como dificuldades de inibir comportamentos impróprios e impulsivos (inibição) e considerar consequências de longo prazo (Malloy-Diniz et al., 2010).

Visto isto, é possível dizer que o paciente sofreu lesão no lobo frontal do cortéx cerebral, o que ocasiona o sintoma de déficit de inibição, sendo esta função executiva presente no lobo frontal.

Para explicar o déficit de memória episódica é possível dizer que a lesão afetou não somete o lobo frontal, mas também o lobo temporal, esta área possui uma ligação com a memória e é responsável por armazenar os eventos passados. Nele está localizado o neocórtex temporal, uma região potencialmente envolvida com memória a longo prazo. No lobo temporal encontram-se estruturas relacionadas a memória declarativa como a memória semântica e memória episódica.

2) Uma criança de 7 anos começou apresentar dificuldades de aprendizagem e de comportamento. A professora relatava que a criança não conseguia passar muito tempo prestando atenção nas atividades escolares, que não terminava o que começava, que brigava muito com os colegas de classe (ou por que não faziam o que ele queria ou por que não gostou da brincadeira). Por sua vez, a mãe também trazia que a criança se mostrava impulsiva diversas vezes, apresentava comportamento de “birra”, quando as tarefas escolares de casa se estendiam. Essa criança foi encaminhada para avaliação neuropsicológica. A partir disso, relate e explique possíveis resultados dessa avaliação a partir dos modelos neuropsicológicos aprendidos.

O resultado mais plausível da avaliação é o TDAH, tendo em vista que a criança tem déficit em Sustentação, sendo esta, a capacidade de manter o foco atentivo em determinada atividade por um tempo mais prolongado com o mesmo padrão de consistência, a criança demonstra esse déficit através do comportamento na escola: a criança não conseguia passar muito tempo prestando atenção nas atividades escolares,  não terminava o que começava. Este déficit primário e Comumente visto em pacientes que são portadores do transtorno de TDAH.

Outro sintoma apresentado pela criança,  é o déficit na função executiva de controle inibitório, essa FE serve para inibir ou controlar respostas impulsivas ou automáticas e criar réplicas usando a atenção e o raciocínio. Esta habilidade cognitiva contribui para a antecipação, o planejamento e a definição de objetivos. o controle inibitório obstrui as condutas e detém reações automáticas inadequadas, passando de uma resposta para outra melhor e mais considerada, adequada para a situação.

Após a apresentação dos sintomas, o avaliador aplicou um teste para avaliar a atenção prolongada e o controle inibitório da criança. O teste escolhido foi o CPT-II.

O CPT-II (Conners, 2002): Trata-se de uma tarefa computadorizada de longa duração na qual o examinando deve reagir a estímulos transitórios que aparecem no centro da tela. A versão mais utilizada atualmente é basicamente um teste de sustentação da atenção e do controle inibitório, tendo em vista sua configuração que favorece erros por ação, pois o examinando deve reagir a todos os estímulos, exceto ao estímulo alvo. Diversas letras aparecem no centro da tela, uma de cada vez, e o examinando deve apertar o botão toda vez que aparecer uma letra, exceto em situações nas quais surgir a letra “X” (estímulo alvo). Esse tipo de tarefa vem sendo amplamente empregado para diversas condições clínicas, sendo o TDAH a mais frequente delas. A versão CPT-II fornece diversos tipos de escores, além de comparar o indivíduo avaliado a dois grupos normativos distintos, sendo um de portadores de TDAH e o outro, um grupo normativo de controles normais.

Após o teste feito e avaliado pelo Neuropsicólogo, o escore bruto da criança foi abaixo do grupo normativo de controles normais, e foi equivalente ao do grupo controle de TDAH. Sendo assim, com os sintomas apresentados e avaliação feita através de consulta e aplicação de teste para identificar TDAH, a criança foi diagnosticada com TDAH.

3) Um idoso de 75 anos apresentava queixas de memória, e por isso, sua família o encaminhou para avaliação neuropsicológica.  Durante a avaliação, a neuropsicóloga utilizou dois testes que avaliam habilidades visuoconstrutivas de forma gráfica, são elas: teste do desenho do relógio e teste da cópia da figura complexa de rey. Na cópia da Figura Complexa de Rey, o paciente apresentou desempenho preservado; mas no Teste do Desenho do Relógio, seu desempenho foi abaixo da média esperada. Explique como é possível em 2 atividades para avaliar visuoconstrução, o desempenho do paciente pode ser contrastante. Explique sua teoria a partir do modelo neuropsicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com